ENTENDA

Carlinhos de Jesus revela diagnóstico e fala sobre tratamento

Coreógrafo descobriu bursite trocantérica bilateral e tendinite nos glúteos; especialista explica sintomas e formas de tratamento.

Na Mira, com informações do Gshow

Atualizada em 02/09/2025 às 13h44
Carlinhos de Jesus revela diagnóstico e fala sobre tratamento.
Carlinhos de Jesus revela diagnóstico e fala sobre tratamento. (Reprodução/Instagram/Globo)

BRASIL - O bailarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus surpreendeu os fãs ao revelar que precisou usar cadeira de rodas e muletas recentemente. Após exames, ele foi diagnosticado com bursite trocantérica bilateral e tendinite nos glúteos. No último domingo (1), durante o Fantástico, Carlinhos detalhou a rotina de tratamentos que realiza para voltar a dançar.

O que é bursite trocantérica e tendinite

De acordo com o ortopedista Paulo Manhães, membro da Sociedade Brasileira de Quadril e da diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro (SBOT-RJ), a bursite trocantérica é uma inflamação da bursa, pequena bolsa sinovial localizada no trocânter maior, região óssea do quadril.

Essa condição geralmente está associada à tendinopatia glútea, inflamação ou degeneração dos tendões dos músculos glúteo médio e mínimo, que se inserem no mesmo ponto onde ocorre a bursite.

Doenças associadas 

Segundo o especialista, a bursite e a tendinopatia estão tão relacionadas que passaram a ser diagnosticadas em conjunto como síndrome dolorosa do trocanter maior ou peritendinite trocantérica.

A condição é mais comum em mulheres entre 40 e 60 anos e pode estar ligada à prática de atividades físicas, ao hipotireoidismo e ao hábito de dormir de lado.

O diagnóstico geralmente ocorre a partir de exame físico, mas pode ser confirmado com ultrassonografia ou ressonância magnética do quadril. A avaliação médica é considerada essencial para determinar a gravidade do quadro e definir a estratégia terapêutica adequada.

O tratamento indicado é conservador, com foco em fisioterapia. Também podem ser utilizados recursos como a terapia por ondas de choque (TOC). A infiltração com corticoide é uma alternativa para dores intensas, mas deve ser usada com cautela por risco de enfraquecimento dos tendões.

Casos que não respondem ao tratamento conservador podem demandar cirurgia, embora isso seja raro. Segundo o ortopedista, a patologia costuma ter cura com acompanhamento clínico adequado e dificilmente compromete a capacidade de andar.

Rotina de Carlinhos de Jesus inclui imunoterapia e fisioterapia

Durante a entrevista ao Fantástico, Carlinhos de Jesus contou que realiza imunoterapia para fortalecer o sistema imunológico, além de musculação, exercícios funcionais e sessões de fisioterapia.

“Eles querem estabilizar para que isso não se agrave”, explicou o coreógrafo, que segue otimista sobre sua recuperação e retorno à dança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.