BRASIL - O Nordeste, com sua diversidade de praias, gastronomia, história e cultura, está se unindo para se apresentar como um produto turístico único e competitivo no cenário global. Nesta segunda-feira (29), os nove estados da região lançam oficialmente a Marca Nordeste, um logotipo que simboliza a promoção integrada do destino no exterior. O lançamento ocorre na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, Argentina, um dos principais mercados emissores de turistas para a região.
A iniciativa, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Embratur e o Consórcio Nordeste, tem como objetivo romper com a lógica da promoção isolada. Ao invés de cada estado competir individualmente, a Marca Nordeste consolida um bloco turístico forte, com identidade própria, capaz de atrair mais visitantes estrangeiros e impulsionar o desenvolvimento de toda a região. A colaboração inclui ações de marketing, roadshows na Europa e outras estratégias para fortalecer a competitividade do Nordeste como destino.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a participação da agência no lançamento reforça a missão de promover o Brasil de forma integrada e alinhada às tendências mundiais. "Estamos apresentando um Brasil que vai além dos cartões postais. Um destino acolhedor, que valoriza sua gente, sua cultura e o meio ambiente, e é cheio de oportunidades únicas", afirmou. Freixo destacou que a ação marca o início de um novo ciclo de crescimento para o turismo, com mais emprego e renda.
A coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio e secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, descreveu a marca como "um sonho antigo". Ela ressaltou a importância de reunir operadores, companhias aéreas e o público para apresentar o conceito por trás do projeto, que valoriza as raízes, tradições e a diversidade cultural do Nordeste.
Experiências sensoriais e conectividade
Durante a FIT Argentina, o estande da Embratur oferece uma imersão na cultura nordestina, com experiências sensoriais que incluem gastronomia, artesanato e manifestações artísticas. Essas atividades visam encantar operadores turísticos e o público argentino, o maior emissor de turistas para a região, e fazem parte da plataforma Feel Brasil, que apresenta 101 destinos brasileiros. Do total, 39 estão no Nordeste, com atrativos como:
- Canoa havaiana em Fernando de Noronha (PE)
- Visita ao Quilombo urbano da Liberdade, no Maranhão
- Luau e roda de conversa em comunidade em Beberibe (CE)
- Caminho dos Orixás, na Bahia
De olho no verão de 2026, a Embratur também firmou uma parceria com a Resorts Brasil para destacar destinos autênticos do Nordeste, aliando sofisticação e sustentabilidade.
A conectividade aérea é um pilar central da estratégia de promoção dos destinos brasileiros. A Embratur trabalha em parceria com companhias aéreas e governos estaduais por meio do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para ampliar as rotas entre o Brasil e países vizinhos. Só em 2025, estão previstos 16.377 voos ligando Brasil e Argentina, um recorde histórico que disponibiliza mais de 3,2 milhões de assentos.
Os resultados dessa estratégia já são visíveis. Até agosto de 2025, o Nordeste registrou mais de 300 mil chegadas internacionais, um aumento de 51,41% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, em 2024, a região recebeu 353 mil turistas estrangeiros. Atualmente, os principais emissores de visitantes para o Nordeste são Argentina (107.600), Portugal (43.423), França (26.581) e Itália (22.075).
A ampliação da malha aérea tornará destinos como Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Maceió ainda mais acessíveis, permitindo que os turistas circulem entre os estados e explorem ao máximo as oportunidades da região.
Rotas integradas e vivências autênticas
A promoção do Nordeste como destino único também se reflete na criação de rotas turísticas integradas. Esses roteiros unem diferentes estados, oferecendo experiências diversificadas e autênticas para os visitantes. Exemplos incluem:
Rota das Emoções: Percorrendo Maranhão, Piauí e Ceará, combina aventura, cultura e sustentabilidade, com vivências em comunidades locais e valorização da gastronomia regional e do artesanato.
Rota das Falésias: Circuito turístico que vai do litoral do Ceará até o Rio Grande do Norte, rico em paisagens naturais, como falésias coloridas e dunas, além de cultura, artesanato e gastronomia local.
Rota dos Cânions do São Francisco: Em fase de desenvolvimento, o projeto irá integrar Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco em uma experiência turística unificada.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.