JAPÃO - A Nintendo, gigante japonesa dos games, anunciou a abertura de seu próprio museu em Kioto, marcado para o dia 2 de outubro. A nova atração permitirá que os visitantes explorem mais de 130 anos de história da empresa, através de exposições interativas e peças icônicas que marcaram a trajetória da marca.
Shigeru Miyamoto, renomado criador da franquia "Super Mario Bros.", comentou sobre o projeto em um vídeo de apresentação, destacando a intenção de mostrar "a evolução da diversão" ao longo das décadas. "Queremos mostrar a evolução da diversão, destacando os elementos que foram compartilhados e construídos ao longo dos anos pela Nintendo", disse Miyamoto enquanto percorria uma sala repleta de produtos que ilustram a longa jornada da empresa.
O museu contará com exposições que vão desde o final do século 19, quando a Nintendo começou como fabricante de cartas de baralho, brinquedos e jogos de tabuleiro, até sua ascensão como líder mundial na indústria de jogos eletrônicos. Entre as instalações interativas, os visitantes poderão experimentar atividades como jogar cartas com um smartphone, participar de um jogo de bola em um estádio japonês das décadas de 1960-1970 e, é claro, jogar "Super Mario Bros.".
Os ingressos para o museu estarão disponíveis por meio de um sistema de loteria, com preço de 3.300 ienes (aproximadamente R$ 120), de acordo com o site oficial da Nintendo. O museu está localizado a poucos quilômetros de Kyoto, na área de uma antiga fábrica onde a empresa começou a produzir baralhos de cartas tradicionais japonesas.
A história da Nintendo no mundo dos games começou em 1977, com o lançamento dos consoles TV Game 15 e TV Game 6. Nos anos seguintes, a empresa se destacou com máquinas arcade e jogos icônicos como "Donkey Kong", lançado em 1981. O sucesso mundial veio em 1983 com o lançamento do console Famicom no Japão, conhecido internacionalmente como NES (Nintendo Entertainment System).
Além do museu, a Nintendo planeja inaugurar ainda este ano uma nova área dedicada ao personagem Donkey Kong no Universal Studios Japan, em Osaka, consolidando ainda mais sua presença no entretenimento mundial.
Saiba Mais
- "Terrifier 3" invade mundo dos games e ganha ativação no Call of Duty
- EA cancela The Sims 5 para focar no jogo atual e projeto de modo multiplayer
- The Sims vai ganhar filme live-action com lore do game: "Haverá uma piscina sem escadas"
- Guia Completo para Jogar Aviator: Estratégias, Regras e Dicas
- Hideo Kojima veste camisa de "Bacurau" e recomenda filme brasileiro: "Tem o Udo Kier"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.