BRASIL - Ao contrário do que muitos acreditam, os cuidados com a pele no verão não se resumem ao uso do filtro solar diário. Apesar de o câncer de pele ainda ser o mais frequente no Brasil e no mundo – segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no País – micoses, brotoejas e até acne podem surgir nesta época do ano.
Os pés, a virilha e as unhas são os lugares mais comuns para o aparecimento de infecções causadas por fungos, as conhecidas micoses. Por isso, recomenda-se impedir a umidade da pele, com medidas como: não andar descalço com frequência em pisos molhados/úmidos, evitar calçados fechados e secar bem a pele após o banho.
No caso das brotoejas, a dica é usar roupas leves e mais largas, que minimizam o suor excessivo. Já para diminuir a ocorrência da acne solar, os especialistas orientam lavar o rosto com sabonetes adequados e utilizar filtro solar em gel, que diminui a oleosidade.
Outro ponto fundamental é manter em dia a hidratação por dentro e por fora. Para tanto, além da ingestão de líquidos (água, chás e sucos naturais sem açúcar), a aplicação diária de hidratante ajuda a manter a quantidade de água adequada na pele. Banhos em temperaturas frias ou mornas também previnem o ressecamento.
Saiba Mais
- Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028
- Casos de sarampo crescem 32 vezes nas Américas; OMS emite alerta
- Ministério da Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas
- Metas de início de ano: como a corrida de rua pode ser uma aliada do bem-estar e da saúde
- Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.