BRASIL - Morreu, no Rio de Janeiro, neste domingo (3), aos 88 anos, o diplomata e ex-ministro da cultura Sérgio Paulo Rouanet. O acadêmico faleceu em decorrência de problemas ocasionados pela síndrome de Parkinson.
Ocupante da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL), para a qual foi eleito, em 1992, Rouanet também exerceu cargos no Estado brasileiro. Foi cônsul na Alemanha e, por indicação do então presidente Fernando Collor de Mello, assumiu o comando do ministério da Cultura, notabilizando-se pela criação da lei de incentivos fiscais à iniciativas culturais com seu nome.
A lei, anos depois, seria alvo de controvérsias relacionadas a disputas narrativas no campo político. Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro realizou mudanças no nome da lei - que passou a se chamar Lei de Incentivo à Cultura - e diminuiu o limite para a captação de recursos.
Sérgio Paulo Rouanet deixa a esposa, Barbara Freitag, e três filhos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.