SÃO LUÍS - O documentário 'Mar de Lixo', do cineasta Taciano Brito, conquistou três prêmios no Festival Guarnicê de Cinema na última sexta-feira (17). A produção maranhense venceu nas categorias de melhor longa-metragem, do prêmio Assembleia Bernardo Almeida, e melhor montagem e melhor desenho de som.
Por meio de entrevistas com especialistas, ativistas e gestores de resíduos, o filme reflete sobre a relação do lixo com a sociedade, destacando a importância da preservação da água. O 'Mar de Lixo' aborda temáticas como o descarte irregular, a poluição de rios, praias e mangues, as cooperativas de reciclagem, a política nacional dos resíduos sólidos, a responsabilidade dos grandes geradores, e a importância da redução e conscientização do consumo.
O Imirante.com conversou com o cineasta Taciano Brito, que também venceu na categoria de melhor filme publicitário por Rua do Giz. Confira a entrevista abaixo:
Saiba Mais
- Semana do Cinema começa com ingressos a partir de R$10; saiba mais
- O Ritual da Menina Moça tem pré-estreias no Território Indígena Araribóia e São Luís
- Semana do Cinema inicia na próxima quinta (05) e traz ingressos de até R$ 10
- O Agente Secreto e Apocalipse nos Trópicos são indicados ao Bafta
- Abertas inscrições para o Festival Guarnicê de 2026
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.