Vai óleo na água do macarrão? Macarrão se lava ou não? Tire suas dúvidas
Coluna Bom que Só ensina como fazer o macarrão perfeito.
Bem vindos a coluna BOM QUE SÓ. Eu sou Kaique do @meudiaadianacozinha e terei o prazer, de a partir de hoje, fazer parte dessa coluna onde o objetivo é passar conhecimentos sobre culinária para você.
E aproveitando que a receita de hoje é um CACIO E PEPE, uma das receitas italianas mais simples e tradicionais, aproveitarei para desmistificar algumas informações passadas sobre o preparo do macarrão.
Quanto de sal vai na água do macarrão ?
Bom, não existe uma quantidade específica, mas posso ti passar um jeito de identificar o ponto certo. Vá adicionando sal aos poucos, mexendo e provando a água, os grandes chefes costumam dizer que a água deve ficar como a água do mar. Eu vejo um grande problema nisso, visto que a água do mar daqui é bem salgada, isso me faz pensar que a água do mar de outros locais seja menos, resumindo, não indico. Voltando ao foco, prove a água, ela não pode estar sem gosto de sal e também não pode estar intragável, daquele jeito que se você engolir vai precisar passar o resto do dia bebendo água. Se a água estiver “salgadinha” está no ponto. Lembrando que cozinha não é uma ciência exata, quanto mais você praticar, melhor.
Vai óleo na água do macarrão ?
Não. As pessoas costumam achar que colocar óleo na água do macarrão impede que ele grude. Isso é um conceito errado, pois água e óleo não se misturam. De uma forma mais direta, você está apenas gastando óleo atoa.
Meu macarrão sempre fica grudento !
Aproveitando a deixa da questão anterior, vamos falar sobre macarrão grudado. Existem alguns passos a serem seguidos no preparo do macarrão pra que ele fique soltinho e não vire uma papa. O primeiro passo é que você use uma panela grande, para que caiba bastante água. O macarrão absorve água no seu cozimento, então ele precisa ser cozido em um espaço grande e com um grande volume de água, além de que o macarrão solta amido durante seu preparo, se usar pouca água o amido ajudará que vire uma papa. Se você não tem uma panela grande para macarrão use sua panela de pressão (sem tampa por favor), panelas de pressão costumam ser largas e altas, basta encher de água e não colocar a tapa que ela funciona como uma panela normal.
A segunda regra para que seu macarrão não fique grudado é: coloque o macarrão para cozinhar apenas quando a água estiver fervendo bastante. Quando for preparar macarrão coloque a água com sal para ferver antes de qualquer outro passo, provavelmente quando acabar de cortar os ingredientes ela já estará fervendo.
A terceira dica é: mexa de vez em quando o macarrão. Isso ajuda justamente as partes que possam estar grudadas a se soltarem.
A quarta regra é: antes de cozinhar leia a embalagem, em algum lugar deve estar dizendo o tempo necessário para o cozimento do macarrão. Porém você não irá seguir esse tempo, pois o tempo que está lá é o tempo para ele cozinhar e ir para a mesa. Mas, quem tira o macarrão da água e põe na mesa ? Sempre rola aquela leve refogada com alho, óleo, molho de tomate… Quando colocar o macarrão para cozinhar use um relógio ou cronômetro e retira o macarrão entre 1 minuto a 1 minuto e meio antes do tempo de cozimento indicado na embalagem.
Macarrão se lava ou não ?
Não, macarrão não se lava, normalmente as pessoas lavam macarrão para que nao fique grudado, mas se você seguiu os passos anteriores e seguir o próximo que vou passar seu macarrão ficará perfeito.
Ao retirar o macarrão do cozimento leve-o direto para uma frigideira ou panela já com os ingredientes que usará para refoga-ló quentes, por isso você vai retirar o macarrão antes de terminar o cozimento, pois ao refogar o macarrão, seja com alho e óleo ou qualquer outro ingrediente, você segue cozinhando a massa, então se retirar no tempo da embalagem quando for refogar vai passar do ponto. Refogue o macarrão e se precisar adicione uma ou duas conchas da água do cozimento junto ao refogado.
Agora é só servir e desfrutar do seu macarrão perfeito. Lembrando que o macarrão não deve se mole, ele deve possuir uma consistência.
Dica extra: não fique com medo do macarrão ficar duro, como disse, você pode adicionar um pouco da água do cozimento quando for refogar, isso ajuda o macarrão a chegar no ponto. Mas não se esqueça que ao tirar do fogo o macarrão continua quente e fumaçando, ou seja, ele continua cozinhando.
CACIO E PEPE
INGREDIENTES
- macarrão
- Pimenta do reino moída
- Queijo pecorino Romano ou parmesão
- Sal
MODO DE PREPARO
- em uma panela grande e com bastante água adicione o sal e coloque para ferver.
- Enquanto a água ferve, em uma frigideira coque bastante pimenta do reino moída e leve ao fogo baixo para dar uma leve torrada ( cuidado para não queimar), use preferencialmente pimenta do reino moída na hora, e cuidado para não usar tempero pronto de feira pois costuma ir cominho junto.
- Adicione o macarrão para cozinhar
- Na frigideira quente com a pimenta torrada adicione duas conchas da água do cozimento do macarrão e deixe que a pimenta solte seu sabor formando um molho.
- Retire o macarrão do cozimento um minuto antes do tempo da embalagem e coloque direto na frigideira com o molho de pimenta do reino, refogue-o por 20 a 30 segundos misturando sempre para que o macarrão se envolva no molho.
- Retire do fogo e acrescente o quanto de queijo pecorino ou parmesão ralado seu coração mandar ( indico 30g por pessoa ) e mexa bastante para o queijo se misturar com o molho formando um creme de queijo e pimenta o famoso CACIO e PEPE. SIRVA
No link abaixo você pode conferir como preparar esta receita:
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.