SÃO LUÍS - Após anunciar a mudança de nome do Cacuriá de Dona Teté para Cacuriá Balaio de Rosas, durante uma coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (13), o Grupo Laborarte também divulgou ações para a homenagem do centenário de Dona Teté.
Leia também:
Cacuriá de Dona Teté terá novo nome a partir do São João 2024
Em nota divulgada à imprensa, o grupo ressaltou o Cacuriá de Dona Teté como símbolo cultural do cacuriá. "Em respeito a toda história e dedicação que Almerice da Silva Santos, Dona Teté, teve com a cultura popular maranhense, e em homenagem ao seu centenário, o grupo Laborarte entrega o nome 'Cacuriá de Dona Teté' para o estado do Maranhão, como símbolo cultural do cacuriá, representando não apenas um grupo, mas todos que fazem parte dessa manifestação", disse o comunicado.
Entre as ações de homenagem, o grupo destacou que um projeto de lei está em processo de elaboração para instituir o dia 27 de junho, aniversário de Dona Teté, como Dia do Cacuriá. A intenção é transformar a manifestação em patrimônio da cultura maranhense e instituir a data como parte do calendário junino do Estado. A data já possui programação para celebrar a dama da cultura popular e reunir outras manifestações culturais.
Além disso, está sendo produzido um documentário chamado “Pricisa, Teté: Cem anos de baile no salão da baronesa!”, que conta a história de vida de Teté e do nascimento do espetáculo, “Cacuriá de Dona Teté” que se tornou referência no Brasil inteiro.
Saiba Mais
- Ministério da Cultura lança edital de apoio a rádios comunitárias
- Leci Brandão: 80 anos e uma vida dedicada à defesa da cultura negra
- Influenciador maranhense cria websérie em inglês para divulgar São Luís internacionalmente
- Junta, feira de arte, abre inscrição de residência artística para artistas de todo o país
- Sala guarnicê será palco do encontro da música de concerto com a música folclórica maranhense
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.