PH: Cíntia e Fernando Motta celebram a arte de viver e criar
E mais: Festival Palco Giratório
Cíntia e Fernando Motta celebram a arte de viver e criar
Todas as flores e aplausos para a designer e decoradora Cíntia Klamt Motta, que troca de idade neste 14 de agosto, mês do bom gosto e que tem tudo a ver com a trajetória profissional dessa linda e carismática gaúcha de acurado gosto pelo belo. Afinal, assim se revela seu portfólio profissional, que são magníficas e criativas obras de arte.
Aliás, por falar em arte, Cíntia vai ganhar um presente à altura no dia de seu aniversário, uma vez que, nesta mesma data, também acontece a abertura da exposição individual de pinturas ‘Ecos da Memória’, assinada por seu marido, o arquiteto e artista plástico Fernando Motta, no emblemático Convento das Mercês, sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira, no coração do Centro Histórico de São Luís.
Motta, que se diga com todas as letras, além de um ser humano incrível e admirável, é um gentleman meticuloso e surpreendente das artes plásticas. Nessa exposição no Convento das Mercês, ele nos brinda com seus trabalhos recentes abordando temas recorrentes em sua carreira, ou seja, paisagens e natureza morta, com alguns exemplares de temática livre.
Inspirado em seu vasto repertório de vida e de conhecimento concreto do mundo, na leitura de potências impressionistas e pós-impressionistas como Claude Monet, Camille Pissaro, Paul Cézanne e Vicente Van Gogh, bem como tocado pelo magnetismo do amor que construiu ao lado de Cíntia Klamt, sua Lisa Del Giocondo ou a Mona Lisa de Da Vinci, Fernando Motta desenvolveu uma arte que retrata sua personalidade delicada, fluida, sentimental e dotada de forte carga pictórica.
É um amigo querido e um artista atual, necessário, vibrante, com pinceladas marcantes e reveladoras, as quais nos fazem penetrar em sua essência artística e poética como se estivéssemos atravessando um túnel minimalista por ele arquitetado, de traços suaves e cores vivas. Túnel esse que nos direciona a uma experiência extremamente prazerosa e carregada de significados.
------------------------------------------------------------------------
A polêmica do amarelo piscante
É louvável a decisão de Porto Alegre, em lei sancionada ontem pelo Executivo municipal, de permitir o uso do amarelo piscante nas sinaleiras entre 0h e 5h.
Motoristas parados no sinal vermelho em plena madrugada são presas fáceis para criminosos de plantão, especialmente em vias desertas e escuras.
A medida é adotada não só em várias metrópoles brasileiras, onde a criminalidade é um problema crônico, mas também em cidades de países desenvolvidos – no caso, não pelo risco de assaltos, mas por garantir fluidez ao tráfego, reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO2.
Médicos e concentração
Dados da Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior apontam que a desigualdade na distribuição de médicos no Brasil é mais evidente no Norte e Nordeste, regiões com o menor número de profissionais na ativa.
Segundo a entidade, as duas regiões contam com menos de dois médicos por mil habitantes, número muito abaixo da recomendação de 3,73 médicos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Médicos e concentração...2
Maranhão, na região Nordeste, e o Pará, no Norte, são os dois Estados que contam com os menores índices de médicos por mil habitantes: 1,13 e 1,22, respectivamente.
Também ganharam destaque negativo no ranking o Piauí, com 1,40 médico por mil habitantes; Acre, com 1,46 médico; Bahia, com 1,90 médico; e Ceará, com 1,95 médico.
Para atenuar esse cenário, a associação que defende as instituições particulares de ensino médico defende a liberação de novos cursos e o aumento das turmas já existentes.
Entidades médicas, contudo, afirmam temer o aumento das faculdades sem atender a critérios técnicos, o que poderia colocar em risco a vida dos pacientes.
Prêmio Ampla
O I Prêmio Ampla de Jornalismo segue com inscrições abertas até o dia 15 de setembro.
Com o tema “Desenvolvimento Regional Amazônico - Práticas e Soluções”, a iniciativa busca valorizar e incentivar profissionais da comunicação de todo o país e engajar a categoria na promoção do desenvolvimento regional amazônico.
Festival Palco Giratório
O Sesc realiza, amanhã (15), o evento de lançamento do Festival Palco Giratório 2024 para a imprensa e artistas convidados na Sala Sesc de Exposições, no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, a partir das 9h.
É a primeira vez que o Maranhão recebe o projeto nesse formato. Considerado um dos maiores do país no segmento das artes cênicas, este ano acontecerá em São Luís, Caxias e Itapecuru-Mirim de 13 a 28 de setembro, reunindo artistas locais e nacionais.
Festival Palco Giratório 2
O Festival Palco Giratório Sesc contará com 21 apresentações de teatro, dança e circo, para todas as idades, vindos de 15 estados.
Esta edição homenageia o trabalho de Amir Haddad e Maurício Tizumba, artistas que contribuem para o cenário das artes cênicas brasileiras há mais de meio século e são referências no teatro e música brasileira.
DE RELANCE
Campanha agora é pra valer
A partir desta semana, no dia 16 de agosto, todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador podem iniciar suas campanhas eleitorais.
Essa permissão, que antecede o pleito em quase dois meses, é capaz de movimentar a economia das cidades brasileiras, já que muitos trabalhadores são contratados temporariamente durante o período.
Mas, os candidatos e partidos precisam estar atentos às regras estabelecidas pela Justiça eleitoral para os gastos com a contratação de pessoal.
Campanha agora é pra valer...2
Para este pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deliberou especialmente sobre a veiculação de conteúdos gerados por Inteligência Artificial.
De acordo com as diretrizes, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve ser claramente sinalizado, independentemente da forma ou do meio em que a propaganda eleitoral será empregada.
Em conteúdos para rádio, qualquer som criado por Inteligência Artificial deve conter o aviso prévio aos ouvintes. Para imagens estáticas, é obrigatório o uso de marca d´água identificando a origem da IA. Material audiovisual deve conter tanto um alerta prévio quanto a marca d’água durante a exibição. Nos casos de conteúdos impressos, o aviso deve estar presente em cada página que contiver imagens geradas por IA.
Campanha agora é pra valer...3
Caso o candidato não cumpra alguma das regras, poderá ter a propaganda retirada imediatamente, seja por decisão judicial ou por ação dos próprios provedores de serviços de comunicação.“
“Estamos no período de pré-campanha, que se estende até o dia 15, no qual o pré-candidato pode estabelecer uma comunicação com os eleitores. A partir do dia 16, além da comunicação que já era permitida com o cidadão, ele já pode pedir voto, apresentar para a sociedade as suas propostas. Ele poderá participar de debates, reuniões, comícios e todos os atos inerentes à divulgação dos seus projetos”, afirmam advogados especialistas em direito eleitoral.
De acordo com os especialistas, os recursos tecnológicos não podem ser usados para produzir ou disseminar mentiras.
“A IA é permitida para materializar um projeto ou um programa do candidato. Por exemplo, um candidato que tenha um projeto de urbanização pode usar a IA para ilustrar esse sonho e mostrar o projeto. Não pode usar a IA para forjar situações. É como as redes sociais, não podem ser utilizadas para fins enganosos”, destacam os especialistas.
Campanha agora é pra valer...4
Um especialista em Direito Eleitoral explica que a Resolução que rege todos os gastos eleitorais de contratação, não apenas de pessoal, é a de número 23.607/2022, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cada ano de votação, segundo ele, há novos limites que são disponibilizados por meio de portarias.
Em julho, foram expedidos os documentos que tratam do limite de gastos com contratações para as eleições de 2024, seja de pessoal ou de serviços. Nas últimas corridas eleitorais, notou-se, cada vez mais, uma exigência de contratação de créditos junto a redes sociais, usados para fazer o impulsionamento das publicações.
“Se a gente pegar de 20 anos para cá, mudou completamente, até pelas proibições de outdoors e cartazes grandes. E a tecnologia só aumenta, e então as contratações no meio digital são cada vez maiores, ao mesmo tempo em que há uma diminuição de papel”, aponta o especialista.
‘Ler é Viver’
O mês de agosto no Projeto ‘Ler é Viver’ será marcado pela programação “Contos e lendas da tradição oral”, com atividades nas comunidades Coqueiro, Pedrinhas e Vila Maruaí, zona rural de São Luís. A primeira parada será nesta quarta-feira (14), às 14h, na UEB Hortência Pinho (Coqueiro), com atividades diversas.
‘Ler é Viver’ 2
Na sequência, o ‘Ler é Viver’ movimentará a União dos Moradores de Pedrinhas, no sábado (17), às 8h30. Já no sábado (24), às 8h30, será a vez da União de Moradores da Vila Maruaí receber a ação. Também no sábado (24), às 8h30, na UEB Arthur Azevedo, Vila Cabral Miranda (Pedrinhas), será ministrada a oficina “Leitura e Autoestima”, pela assistente social Edna Matos.
Política e defesa
Estão abertas as inscrições para o projeto “Entre Nós, Candidatas”, iniciativa do Observatório Nacional da Mulher na Política, em parceria com organizações da sociedade civil, que vai oferecer encontros virtuais de acolhimento psicossocial para mulheres expostas à violência política de gênero e raça durante o período de campanha eleitoral de 2024.
O objetivo, segundo as integrantes do grupo, é criar um ambiente eleitoral favorável para as mulheres candidatas às eleições municipais deste ano. As interessadas devem se inscrever até 16 de agosto.
Em tempo: o Observatório Nacional da Mulher na Política foi criado para monitorar indicadores e centralizar estudos sobre a atuação política de mulheres nos âmbitos federal, estadual e municipal. Está vinculado à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Maranhão no New Gen
O maranhense Vinícius Braid, diretor do Laboratório Lacmar e conselheiro do Grupo Mercúrio, destacou-se como representante do Maranhão no prestigiado evento sobre Governança Familiar Corporativa "New Gen", promovido pelo Bradesco Private Bank, em Miami. O encontro contou com palestrantes de renome internacional e reuniu um seleto grupo de 25 sucessores brasileiros, todos entre 18 e 30 anos, escolhidos a dedo pela instituição financeira para uma jornada de imersão em práticas de excelência em gestão e sucessão empresarial.
Idiagnóstica e Dia do Cardiologista
Hoje é Dia do Cardiologista, médico que cuida do coração. A data está sendo lembrada pela Clínica Idiagnóstica, um dos mais conceituados centros de diagnóstico e tratamento médico do Maranhão, com unidades no Centro. na Rua da Viração, e na Cidade Operária, dispondo de gabaritados profissionais dessa importante área da Medicina. Aliás, é importante atentar para um dado: de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, estima-se que até 2040 haverá um aumento, de até 250%, no número de casos de doenças cardiovasculares no Brasil.
Para escrever na pedra:
“Eu + você = amor + felicidade. Somos a equação perfeita, repleta de multiplicações de afetos”.
TRIVIAL VARIADO
No Centro Histórico de São Luís há uma série de atrativos já funcionando, o que torna a área um ponto turístico muito frequentado, mas o caminho do futuro é longo.
Hoje, nas ruas periféricas aos núcleos centrais, o que se vê é prédios abandonados, muitos deles nascendo plantas no teto, e no tempero, muita gente assediando os turistas,
Ontem, dia 13 de agosto, foi celebrado o Dia de Irmã Dulce dos Pobres. Em São Luís, um dos devotos da santa baiana é o ex-presidente José Sarney, da qual foi grande amigo antes dela partir para a eternidade e ser sagrada santa.
“Enem dos Concursos” - Os mais de 2,11 milhões de inscritos no CNU poderão usar documentos digitais como identificação para realizar a prova.
Prouni - Candidatos pré-selecionados na primeira chamada do programa devem apresentar sua documentação até esta quarta-feira.
Dia 17 de agosto é a data em que se comemora o Dia do Patrimônio Histórico Nacional.
O Ministério do Trabalho e Emprego e a Fundação Roberto Marinho assinaram acordo para impulsionar a inclusão produtiva de jovens em todo o país.
Saiba quem disputa as eleições em São Luís.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.