PH Revista: Homenagem ao maior ator do cinema europeu
E mais: A hora e a vez de Kamala
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
----------------------------------------------------------------
Elevado Haroldo Tavares
O secretário da Infraestrutura, Aparício Bandeira, deu a sugestão ao governador Carlos Brandão, que ficou de estudar o assunto.
Mas o vereador Octávio Soeiro saiu na frente e apresentou um projeto de lei denominando o elevado Holandeses – Litorânea, na Ponta d´Areia, com o nome de “Elevado Prefeito Haroldo Tavares”.
A justificativa do parlamentar é que o Projeto de Lei visa homenagear o engenheiro civil e ex-prefeito de São Luís, Haroldo Tavares, cuja gestão deixou um legado marcante no desenvolvimento urbano e social da capital maranhense.
A homenagem com o nome do ex-prefeito municipal de São Luís é uma forma de perpetuar a memória de um homem que tanto fez pela cidade de São Luís, garantindo que seu legado seja lembrado por futuras gerações.
Grande e merecida homenagem
Nascido em 1933, Haroldo Tavares formou-se em Engenharia Civil e, ao longo de sua carreira, desempenhou um papel essencial na modernização de São Luís, destacando-se pelo seu compromisso com a melhoria da infraestrutura da cidade.
Durante o seu mandato como prefeito de São Luís (1972-1975), Haroldo Tavares foi responsável por uma série de obras e projetos que transformaram significativamente o cenário urbano da capital.
Dentre suas principais realizações, destacam-se a construção do Anel Viário, a Barragem do Bacanga, e a pavimentação da rodovia São Luís-Teresina, que foram fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da cidade.
Além disso, ele teve uma participação decisiva na construção da Ponte do São Francisco, obra que integrou diferentes regiões de São Luís, facilitando a mobilidade urbana e promovendo o desenvolvimento econômico.
Homenagem para Sarney em Brasília
O ex-presidente José Sarney vai a Brasília no próximo dia 3 de setembro para receber uma grande homenagem.
Ele será homenageado no dia 4 pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios.
A hora e a vez de Kamala
Kamala Harris encerrou uma animada convenção democrata, em que grandes nomes do partido (Joe Biden, os casais Obama e Clinton, Tim Walz, Alexandria Ocaso-Cortez, Nancy Pelosi, Pete Buttigieg e outros) e até de fora dele (Oprah Winfrey) cumpriram uma coreografia estudada de discursos para empolgar o eleitor americano.
Em contraste com o evento republicano, concentrado exclusivamente em Donald Trump, mostrou um trabalho de equipe.
O resultado deve aparecer em pesquisas dos próximos dias, e o desafio da candidatura, agora, é manter o ímpeto até novembro.
A hora e a vez de Kamala...2
A propósito: foi o discurso mais importante de Kamala Harris, a ex-promotora e ex-procuradora-geral da Califórnia convertida na primeira vice-presidente negra e descendente de imigrantes da história dos Estados Unidos.
Foi o momento Kamala – mais importante até do que o debate marcado para o próximo dia 10. Tanto que, apesar dos redatores, ela assumiu, em muitos momentos, a caneta do discurso, revisando o texto da fala em Chicago linha a linha, ensaiando expressões e por vezes tentando se livrar do teleprompter, algo que sempre engessa o autor da fala.
Sua história, contada em parte do discurso, conecta grande parte dos americanos com a trajetória comum de tantos – a criação de classe média, suas necessidades. Uma história de luta, de quem saiu de uma família humilde e chegou lá.
A hora e a vez de Kamala...3
Mas só isso, infelizmente, não basta. Por isso, Kamala lançou mão de uma estratégia já adotada pelo presidente Joe Biden na eleição de 2022: o estabelecimento de diferença entre passado e futuro, entre o atual estado das coisas nas democracias ocidentais e seus desafios, em estabelecer as rupturas entre a direita tradicional e Donald Trump, um político com grandes chances de voltar ao Salão Oval, mas que, do amanhecer ao pôr do sol, preocupa-se em não apenas subverter os pilares das instituições liberais, mas também converter a Casa Branca em uma extensão da Trump Tower.
Kamala não é Hillary Clinton, contra a qual havia forte rejeição. Há chances de os EUA consagrarem a primeira mulher negra e filha de imigrantes comandante em chefe da nação.
A hora e a vez de Kamala...4
Em tempo: as últimas pesquisas divulgadas na noite de ontem dão margem para várias interpretações.
Rasmussen Reports mostra Trump com 49% e Kamala com 46%. Data Progresso dá preferência para a democrata (49%) contra Trump (46%). E HarrisX dá preferência para o republicano (51%) contra 49% de Kamala. _
DE RELANCE
Maduro exorciza Elon Musk
A VTV – televisão estatal da Venezuela – lançou um novo episódio do “Súper Bigote”, série de desenho animado de Nicolás Maduro.
O mais novo capítulo da série traz à tona a briga entre o ditador e o bilionário Elon Musk.
No episódio, Maduro, que veste roupas de super herói, exorciza Musk, retratado como diabo, com chifres, unhas e roupa que faz associação a um uniforme nazista.
– Com todo o poder que tenho em tecnologia e a dominação que tenho em redes sociais, vou mudar a forma de pensar dos venezuelanos. Quero as riquezas naturais que tem esse país – afirma o personagem de Musk no começo do vídeo.
Diante da “ameaça” do bilionário, o Súper Bigote retruca:
– Eu neste tempo sou Davi e vou demonstrar ao povo venezuelano que sou Davi contra Golias – diz Maduro com um crucifixo e uma bíblia em mãos – Deus está conosco e quem se mete com Venezuela, se dá mal – completa.
O curta termina com Musk sendo “enviado” para o espaço, e Maduro sai como herói.
A proibição das coligações
A doutora em Ciência Política e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Silvana Krause lançou o seu mais novo livro: A proibição das coligações proporcionais no Brasil: dinâmicas e efeitos do local ao nacional.
Primeiro, a obra foi lançada em Lisboa e em agosto no Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, em Salvador. É a quarta publicação que a Fundação Konrad Adenauer faz sobre o assunto.
O livro tem a coordenação da professora Silvana, junto a Carlos Machado (UnB) e Lara Mesquita (FGV), e conta com 17 autores de universidades do país.
Conforme Silvana, entre os assuntos, o livro propõe analisar as últimas eleições municipais e como ocorreu a ação dos políticos diante da proibição das coligações proporcionais.
Celular apreendido
O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro, teve o celular apreendido após prestar depoimento à Polícia Federal (PF) sobre o vazamento de conversas entre o ministro e auxiliares.
As conversas indicam que Moraes usou meios não oficiais para solicitar à Justiça Eleitoral relatórios que embasassem decisões tomadas no inquérito das fake news, do qual é relator no Supremo Tribunal Federal (STF).
Uma das suspeitas é de que os diálogos tenham saído do celular de Tagliaferro, que chefiou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do TSE.
Direito das mães
Conheça alguns direitos trabalhistas de mães biológicas e adotantes, segundo um especialista em questões trabalhistas: gestantes e lactantes devem ser afastadas de atividades insalubres, independentemente da apresentação de atestado médico. Mesmo afastadas, devem continuar a receber o adicional de insalubridade para não ter prejuízo na remuneração.
Tem mais: o salário-maternidade é o benefício previdenciário pago à mulher gestante, adotante ou que tenha realizado aborto não criminoso, durante o período de afastamento de suas atividades, no prazo de 28 dias antes e 91 dias após o parto.
Ainda: a estabilidade da gestante tem como principal objetivo oferecer garantia de continuidade do vínculo de emprego da mulher desde a confirmação da gravidez até o quinto mês após a gestação.
Envelhecimento de pessoas trans
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais está realizando, pela primeira vez, pesquisa sobre envelhecimento de pessoas trans, com foco em travestis e mulheres transexuais brasileiras acima de 45 anos.
Os dados gerados serão reunidos no documento “Traviarcas: Diagnóstico sobre os desafios para o envelhecimento de travestis e mulheres transexuais brasileiras”.
O objetivo é identificar a situação dessas pessoas ao ultrapassarem a expectativa de vida considerada baixa no país, levando em conta fatores como acesso à educação, saúde, trabalho, geração de renda, segurança pública, acesso à justiça e direitos econômicos, entre outros aspectos.
Festa dos Amigos
Está se aproximando uma das festas mais concorridas da cidade e que tem o empresário Mauro Fecury como anfitrião.
É a Festa dos Amigos 2024, cuja data já foi definida pelo anfitrião: dia 14 de dezembro, um sábado.
Nessa data, o evento tradicional será realizado – e se espera que com o sucesso de sempre – na Universidade Ceuma, no Renascença.
Brasil no Festival de Cannes
Foi o único concorrente latino-americano à Palma de Ouro no Festival de Cannes, onde mereceu 12 minutos de aplauso. Aïnouz é habitué dos principais festivais da Europa. Esteve outras quatro vezes em Cannes (com Madame Satã, O Abismo Prateado, A Vida Invisível e Firebrand), duas em Veneza (O Céu de Suely e Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo, em parceria com Marcelo Gomes) e uma em Berlim (Aeroporto Central).
Sua obra dialoga com a do italiano Luca Guadagnino, autor do esplêndido Me Chame pelo Seu Nome, Até os Ossos e Rivais. Para ambos os cineastas, o sexo é vital – ou um instrumento de poder; o corpo de seus personagens, uma paisagem a ser explorada; o desejo, um doce carrasco.
Brasil no Festival de Cannes...2
Rodadas em Beberibe, no litoral do Ceará, as primeiras cenas de Motel Destino retratam as célebres falésias locais, permanentemente sob a ação erosiva do mar. É uma tradução visual do quão transformador e marcante o desejo sexual pode ser.
Nesse cenário praiano, conhecemos o jovem protagonista, Heraldo (Iago Xavier), que está pensando em largar a vida bandida e se mudar para São Paulo. Antes, ele precisa quitar a dívida com uma chefona do tráfico de drogas. Ela lhe dá uma missão, mas Heraldo, por causa de sexo, acaba errando feio e vira alvo. Sua saída é se esconder no Motel Destino, à beira da estrada, onde passa a trabalhar para Elias (Fábio Assunção) ao mesmo tempo em que se engraça com a esposa do dono, Dayana (Nataly Rocha).
Brasil no Festival de Cannes...3
O enredo e o próprio nome do estabelecimento aludem a uma das inspirações de Aïnouz, um filme símbolo tanto do cinema noir da década de 1940 quanto dos thrillers eróticos dos anos 1980: O Destino Bate à Sua Porta, título dado no Brasil para The Postman Always Rings Twice, novela de James M. Cain.
Aliás, o fatalismo associado à palavra fez com que fosse empregada em várias versões nacionais das obras noir. E repare na semelhança da trama: na história ambientada à época da Grande Depressão dos EUA, um errante vai parar em um restaurante na beira da estrada, onde consegue um emprego e engata um caso com a fogosa e maltratada esposa do dono.
Brasil no Festival de Cannes...4
Em Motel Destino, Aïnouz trocou o preto e branco do cinema noir pela direção de fotografia em tons de azul e vermelho da francesa Hélène Louvart. E, não bastasse o calor nordestino, não bastasse o despudor nas cenas de sexo, não bastasse a onipresença dos gemidos, dos rangidos de cama e dos urros de gozo no som ambiente, o diretor brasileiro esquentou ainda mais as coisas ao tornar o forasteiro um objeto do desejo também do marido traído – ainda que nunca assumido com todas as letras.
“A gente veio te convidar para fazer uma baguncinha”, é o que Elias diz para chamar Heraldo a um churrasco na piscina.
Brasil no Festival de Cannes...5
Os diálogos não são sempre explícitos, mas o corpo fala. O olhar grita. O elenco manda bem: Iago Xavier equilibra a inocência, a impulsividade e a incerteza da juventude de seu personagem. Nataly Rocha vai do desencanto ao tesão, da submissão à revolta. Fábio Assunção junta sua maior experiência com o privilégio de encarnar um tipo muito ambíguo: Elias é uma figura ora ameaçadora, ora patética, ora decadente, ora vigorosa. Em uma cena, as expressões do rosto do ator são um espetáculo à parte, espelhando sentimentos conflitantes.
Vale mencionar o elenco não humano. A presença de jumentos, gatos, bodes, cobras e cavalos funciona como lembrete da nossa animalidade e da nossa subordinação aos instintos.
Para escrever na pedra:
“A ninguém te mostres muito íntimo, pois familiaridade excessiva gera desprezo”. De São Tomás de Aquino.
TRIVIAL VARIADO
A Caixa registrou lucro líquido de R$ 3,3 bilhões no 2º trimestre de 2024, um crescimento de 27,3% em relação ao ano passado.
O ministro Wellington Dias disse que os recursos destinados ao Bolsa Família não devem ter aumento em 2025.
De 27 a 29 de agosto Belém vai sediar o XIV Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), um evento que reúne todos os 18 institutos federais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A proporção de idosos no Brasil crescerá. De 2000 para 2023, a quantidade de pessoas com 60 anos ou mais no país quase duplicou, passando de 8,7% para 15,6% da população. Para 2070, a projeção indica que cerca de 37,8% dos brasileiros (75,3 milhões de pessoas) serão idosos.
O Dia do Soldado, que é em 25 de agosto, foi celebrado ontem em Brasília. Na cerimônia, atletas militares que conquistaram medalhas na Olimpíada de Paris foram agraciados com a Medalha do Exército Brasileiro.
O evento também homenageou os cerca de 34 mil militares envolvidos nos resgates no Rio Grande do Sul durante a enchente.
Saiba quem disputa as eleições em São Luís.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.