PH REVISTA: Poema para Eduarda Ferro
E MAIS: Grande Gala de 25 de Outubro
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
Antonio Sabóia no horário nobre
Antonio Sabóia, o ator franco-maranhense filho do saudoso jornalista Napoleão Sabóia, está de volta ao horário nobre da Globo, integrando o elenco de grandes atores da novela Mania de Você.
Na trama, ele é o marido de Mariana Ximenes, com quem terá cenas de ação na novela: 'Tiro, porrada e bomba'.
Em tempo: Antonio Saboia é um ator e produtor, conhecido por Lamparina da Aurora (2017), Bacurau (2019) e Calvário. Frequentou a Academia de Arte Dramática Webber-Douglas, de 2004 a 2006, em Londres.
Música de propaganda
Este ano, poucos foram os candidatos que não apresentaram música de propaganda eleitoral.
Só os de poucos recursos deixaram de contratar compositores e cantores para a preparação de melodias com letras de cunho político e apelo popular.
Na grande maioria, são mensagens musicais que deixam a desejar, razão pela qual não conseguem ser memorizadas pelo eleitorado.
Ou seja, são tantas as músicas de propaganda eleitoral que há gente querendo realizar um festival com o objetivo de selecionar as que agridem em menor escala os tímpanos dos eleitores.
Hino da Cidade
Muita gente sabe que o autor da letra e da melodia de Louvação a São Luís é o saudoso poeta Bandeira Tribuzi.
Poucos, contudo, sabem sobre o autor do projeto que transformou o poema em hino de São Luís, através da Lei nº 2.303.
Tomem nota: o projeto é de autoria do vereador Hélcio Silva, foi aprovado pela Câmara Municipal em setembro de 1977 e sancionado pelo então prefeito Ivar Saldanha, no dia 31 de outubro do mesmo ano.
Espera-se agora que os marqueteiros não voltem a cometer o desatino de dizer, no programa eleitoral, que foi este ou aquele prefeito o criador da lei do hino da cidade.
Sem bola dividida
O governador Carlos Brandão não quer saber de bola dividida.
Por isso, nas eleições municipais, não pretende participar de campanha onde não for claro o embate entre os partidos que apoiam o seu governo.
Levando em conta que, na maioria dos municípios do Maranhão, o pleito se dará entre candidatos de seu grupo político, o chefe do Executivo estadual, para não criar problemas políticos, marcará presença em poucas cidades.
Grande Gala de 25 de Outubro
Na sociedade maranhense tudo gira em torno do baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH com uma noite de gala nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau, no dia 25 de outubro.
Pelo charme e glamour de que se reveste, o acontecimento promete ser o mais elegante do final deste ano na capital maranhense, no qual os convidados estarão usando terno escuro (homens) e vestido longo (mulheres).
A programação musical será inspirada nos embalos dos anos 80 do século passado, década que foi marcada pelos sucessos “dance” de divas como Gloria Gaynor e Donna Summer, que já estiveram em São Luís, mais Tina Turner e Diana Ross, entre outras que invadiram as pistas de dança de casas noturnas numa época em que os ritmos do filme “Os Embalos de Sábado à Noite” faziam sucesso nas discotecas do mundo inteiro.
Assim como teve o icônico Studio 54 em Nova York, a pista de dança do Blue Tree para essa linda noite já está sendo chamada de Studio 55 do PH, em alusão também às casas noturnas que marcaram os anos 80 em São Luís: PH-33 e PH-83, em homenagem ao PH.
Evento só para convidados
O Jubileu de Ametista, com o selo do Grupo Mirante, é uma celebração de cinco décadas e meia de atividades deste Repórter PH na imprensa maranhense e de outros estados e é um evento exclusivo para as pessoas que fazem parte da lista de convidados da Coluna PH e do caderno PH Revista, organizada há vários anos pela economista Teresa Martins.
É claro que os convidados podem solicitar a inclusão de outros nomes que tenham escapado da nossa lista. Basta lembrar para Teresa Martins que ela fará o convite em nome do Grupo Mirante.
Convites estão na rua
Já de volta a São Luís após um rápido giro por São Paulo para conferir as novidades do momento na capital paulista, Teresa Martins, a partir de hoje, vai dedicar boa parte do seu tempo para a produção do Gala de Outubro, dia 25 desse mês.
Os mais importantes grupos empresariais do Maranhão estão apoiando a iniciativa do Grupo Mirante de celebrar com uma grande festa os 55 anos de jornalismo deste Repórter PH, o Jubileu de Ametista, no Hotel Blue Tree São Luís.
Na boca do povo
Até pouco tempo, só quem sabia nominar os membros do Supremo Tribunal Federal eram pessoas que gravitavam em torno do Poder Judiciário.
Com o julgamento transmitido pela TV Justiça, as coisas mudaram e boa parte da população já sabe os nomes dos ministros e o que fazem no exercício da judicatura.
Nas mesas de bares, nas escolas, nas esquinas, personagens como Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Nunes Marques, André Mendonça, Cristiano Zanin e o maranhense Flávio Dino, estão na boca do povo e viraram assunto recorrente para o bem ou para o mal.
DE RELANCE
Glória Gaynor no Brasil
Vejam só a coincidência: a cantora Gloria Gaynor, uma das vozes mais poderosas e icônicas da música mundial, cujo repertório estará no Gala de Outubro interpretado por outra voz tão glamourosa quanto a dela, agendou uma apresentação única no Brasil agora em setembro, no Espaço Unimed, em São Paulo.
A diva da disco se apresenta no dia 21 de setembro (sábado), em um espetáculo que promete ser emocionante e inesquecível.
Conhecida pelo hino “I Will Survive”, vencedor do Grammy, Glória é símbolo de superação e força, atributos refletidos em sua voz marcante e nas performances vibrantes que atravessaram gerações.
Com uma carreira de mais de 50 anos, Gaynor conquistou o mundo com sucessos como “Never Can Say Goodbye” e “I Am What I Am”, sempre encantando o público com sua presença cênica inigualável e energia contagiante. Sua trajetória pessoal também é inspiradora, tendo enfrentado desafios que moldaram sua arte e resiliência.
A apresentação exclusiva em São Paulo traz uma oportunidade rara de celebrar essa artista lendária em um espetáculo que promete emocionar, assim como aconteceu na última década do século passado em São Luís, no Espaço Cultural, e marcar a memória de todos os presentes.
Honestidade e lambujem
Procuro de lanterna na mão um candidato para adotar e peço muito pouco. Tudo o que desejo, como eleitor, é encontrar uma alma honesta, uma raridade que não pense o seu mandato como um longo e farto “almoço”, oportunidade para alcances e falcatruas.
É tudo o que peço de brinde. Que em troca do meu voto venha um pouco de honestidade. Seria pedir muito?
Um vereador que conhecesse o projeto do Plano Diretor da cidade e que zelasse pelo seu equilíbrio urbano-ecológico? Um edil que não assumisse o seu posto já pensando em “fazer um rodízio”, tirar umas licenças, propor aumento de salários, nomear mais assessores do que a “super população” já existente?
Um prefeito que não abandonasse as possíveis soluções urbanas diante do primeiro obstáculo e que não se declarasse contente por concluir um viaduto de 300 metros em dois anos ou uma avenida de dois quilômetros em quatro?
Um pretendente que se declare adepto de velhas aptidões morais, prisioneiro de “vergonhas” antigas, mas nunca desprezadas pelas pessoas de bem – gente preocupada em manter o “bom conceito” que a opinião pública possa ter sobre o candidato?
De brinde ou lambujem, só peço uma coisa: “meio quilo”, uma simples amostra, uma afirmativa demonstração da boa e velha honestidade.
Pra começar, coerência programática entre partidos que se aliam...
Honestidade e lambujem…2
Lambujem. Era uma bonificação dada ao consumidor das velhas quitandas, a quem fosse “freguês” ou reconhecidamente pobre. Brinde de cigarro só acontecia se o comprador fosse mesmo um carente e a marca das mais populares – [Elmo, Saratoga], ou, no máximo, Continental...
Garoto, fui comprar os mata-ratos de meu pai: Liberty , Caporal ou Douradinho Extra. Cigarros fortes, mas considerados de “classe média”. O Douradinho, mais caro, já era considerado pito de “bacana”, como o Hollywood ou o Minister. O “seu” Luiz da venda não escondeu sua perplexidade quando, ao pagar o Douradinho, perguntei, imitando outros fregueses:
– E não tem brinde?
– Pro doutor Holanda?
– Não, pra mim...
– Ô rapazinho, vê se te enxerga! Brinde só em venda avulsa. E Douradinho, só vendo de carteira fechada!
Honestidade e lambujem…3
Honestidade não é brinde, nem está à venda em nenhum balcão. Não se aliena de forma avulsa. É uma qualidade congênita, indivisível, intransferível, inalienável, “intrínseca”, já vem do berço.
Espera-se que cada candidato mantenha sua honestidade numa carteira fechada, inexpugnável à urticária da corrupção. Mas ela, a honestidade, anda tão escassa, tão rara e arredia, que até na forma de lambujem seria bem-vinda...
Sabor & Moda - “O Banquete”
Rica, variada, saborosa e tão miscigenada quanto o seu próprio povo, a culinária maranhense tem suas raízes nos temperos dos escravos africanos, dos nativos indígenas e dos europeus colonizadores.
Mistura de paladares e ingredientes combinados e preparados de formas originais provoca sabores e cheiros sedutores aos sentidos.
A variedade e a delícia dos pratos da gastronomia maranhense (cuxá; caldeirada de camarão; caranguejada; sururu de capote; peixada; tortas; caruru; buchada; sarapatel; jabá; paçoca; capote guisado; arroz de Maria Isabel.
Sabor & Moda - “O Banquete” ...2
Tem, também, o paraíso das frutas exóticas – bacuri; buriti; bacaba; juçara; caju; pitomba; carambola; saputi; murici; guajuru; tamarindo; jaca; genipapo; abricó. As gulodices – doce de espécie, bolo de macaxeira, quebra-queixo, derresó, cocadas, manuê, mingau de milho, canjica, mãe benta, cuscuz) são preparados para seduzir nosso paladar com gostos e sabores insólitos.
Essa culinária inspirou, no começo deste novo milênio, o saudoso estilista Chico Coimbra (1952-2014) para criar a Coleção “Sabor & Moda – O Banquete”, apresentada num desfile de formas e cores, de roupas e ideias.
Eram criações que valorizavam a moda brasileira a partir de peças diferentes, divertidas, chiques e com personalidade. Construindo um estilo próprio, ousado no experimento, nas misturas de materiais, texturas e arte manual.
Por que queremos saber?
Todos os anos a revista Forbes publica a sua lista das celebridades mais poderosas do planeta. Não apenas as mais ricas estão ali, ainda que o critério $$$ seja decisivo para figurar no ranking, mas as mais influentes, também. Principalmente aquelas que são notícia em jornais, sites, rádios, revistas e televisão.
Por que as pessoas têm sede (e fome) de saber a marca do vestido que Nicole Kidman usou no Oscar? Por que procuram se informar sobre o casamento de Angelina Jolie e Brad Pitt? Se são pessoas tão distantes dos maranhenses, por exemplo, ou dos tailandeses. Se o rumo da vida delas não interfere em momento algum no rumo da vida das pessoas de todo o planeta. Então por que queremos saber?
Porque gente famosa é sonho. É um espelho no qual muitos gostariam de se ver. O fato de elas existirem e de suas vidas serem retratadas na mídia é alentador. Há ilusão e sonho (principalmente de consumo) enquanto existirem os poderosos, lindos, ricos e bem-sucedidos. Ainda mais se eles também choram com uma traição ou quebram a porcelana chinesa durante o divórcio.
Aí os mortais se sentem um pouco mais próximos desses semideuses.
Conexão Negócios
A segunda edição de 2024 do Conexão Negócios foi realizada na manhã da última quinta-feira (12), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). O evento, promovido pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF-MA), teve como tema central os Impactos do Programa de Certificação de Empresas (PROCEM) na Gestão Empresarial.
Durante a programação, empresas certificadas compartilharam seus cases de sucesso, evidenciando a transformação proporcionada pela certificação.
O encontro contou com a participação das empresas Arquivar, Bion Engenharia e Lucena Infraestrutura, que apresentaram os avanços alcançados após a certificação no PROCEM. As empresas destacaram as melhorias em processos internos e na competitividade, além do impacto positivo da capacitação dos colaboradores.
Esses relatos demonstram como a certificação pode impulsionar o desempenho e a sustentabilidade dos negócios.
A presidente do Conselho Gestor do PDF Maranhão, Viviane Meister, também esteve presente.
Para escrever na pedra:
“Não guarde rancor, vale mais a pena guardar dinheiro para viajar!”
TRIVIAL VARIADO
Dólar: moeda norte-americana registra queda e fecha semana cotada a R$ 5,56, à espera de decisão sobre os juros nos Estados Unidos.
Turismo: os brasileiros fizeram 21,1 milhões de viagens em 2023, um salto de 71,5% ante o registrado em 2021, em meio à crise sanitária.
Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que em 64,7% das cidades faltam vacinas para imunizar a população, especialmente as crianças.
O levantamento foi produzido entre os dias 2 e 11 de setembro e contou com a participação de 2.415 municípios.
A entidade explica que o Ministério da Saúde é o responsável por fazer a compra e a distribuição de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para os municípios, e aos estados cabe a compra de seringas e agulhas para a aplicação dos imunizantes.
Teve repercussão também em São Luís a morte da jovem jornalista paraense Thaís Belém Rosa Rodrigues, aos 28 anos, após uma longa batalha contra o câncer.
Thaís foi apresentadora do programa Libnews e coordenadora do projeto “Eu Repórter”, atualmente chamado “Você Repórter”. Bela figura humana que sai de cena.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, na última quinta-feira, que a volta do horário brasileiro de verão é “uma possibilidade real”. Contudo, o titular da pasta disse que a medida não pode ser tomada de maneira precipitada, devido às implicações no cotidiano da população.
O mecanismo, quando criado, teve como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica. Silveira declarou, também, que pesquisas demonstram que os efeitos são positivos para diversos setores econômicos do Brasil.
O ministro acredita, ainda, que a economia gerada é importante para reduzir o despacho de usinas térmicas nos horários de pico de consumo.
O horário brasileiro de verão foi instituído, pela primeira vez, pelo então presidente Getúlio Vargas, entre outubro de 1931 e março de 1932.
Donald Trump descartou a possibilidade de outro debate contra Kamala Harris antes das eleições americanas de novembro. O republicano disse que a democrata só queria uma revanche porque ele “claramente” venceu. Então, tá!
Nesta data nasceu no Rio de Janeiro, em 1958, o cantor Arlindo Cruz. E em 1983, nasceu em Londres, a cantora Amy Winehouse.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.