(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Rayssa Leal é bicampeã mundial

E mais: Gala de 25 de Outubro

PH

A maranhense Rayssa Leal com a bandeira do Brasil, após sagrar-se bicampeã mundial de skate, com uma atuação brilhante na pista montada ao lado do Coliseu, em Roma
A maranhense Rayssa Leal com a bandeira do Brasil, após sagrar-se bicampeã mundial de skate, com uma atuação brilhante na pista montada ao lado do Coliseu, em Roma

 Rayssa Leal é bicampeã mundial

A final do street feminino no Campeonato Mundial de Skate, disputada sábado (14), em Roma, na Itália, reuniu uma brasileira e sete japonesas. E o título ficou com o Brasil.

A maranhense Rayssa Leal sagrou-se bicampeã com uma atuação brilhante na pista montada ao lado do Coliseu.

Segunda colocada na fase semifinal, que foi realizada horas antes, a maranhense de 16 anos confirmou ser uma das principais atletas da história da modalidade e repetiu o título de 2022. Em 2023, ela ficou com o vice-campeonato e em 2021 foi a terceira colocada.

Rayssa é bicampeã mundial...2

Este foi o primeiro campeonato disputado por Rayssa após o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, onde ela chegou como favorita e acabou superada pelas japonesas Coco Yoshizawa (ouro) e Liz Akama (prata).

A final foi disputada com duas voltas e cinco manobras para cada skatista, valendo para a pontuação final a melhor volta e as duas melhores manobras.

Rayssa Leal fez 86,44 na primeira volta e 88,43 na segunda. Assim, entrou na fase de manobras liderando.

Rayssa é bicampeã mundial...3

Momiji Nishiya, ouro nos Jogos de Tóquio, estava em segundo com 85,33. E o duelo que decidiu o primeiro título olímpico da história da modalidade se repetiu. A esta altura, a atual campeã, Yumeka Oda, havia abandonado a competição após sofrer uma queda na primeira volta.

A brasileira não encaixou suas duas primeiras manobras e zerou, enquanto Nishiya fez 82,85 e impressionantes 94,88 pontos, assumindo a liderança. Rayssa caiu para a sexta posição e precisava de duas notas nas três manobras restantes.

Em sua terceira tentativa, a brasileira fez 99,14 e voltou para o jogo. Nishiya devolveu com um 88,93 e aumentou sua vantagem na ponta. Mas na quarta rodada, a disputa virou. A japonesa errou e Rayssa conquistou um 93,99 para ultrapassar a rival.

Com 1,42 de vantagem, a maranhense conquistou o título antes mesmo de realizar sua quinta e última manobra.

Rayssa é bicampeã mundial...4

Classificação final do Mundial de Skate Street: Rayssa Leal (BRA) - 270.56; Momiji Nishiya (JAP) - 269.14; Miyu Ito (JAP) - 249.53; Coco Yoshizawa (JAP) - 232.16; Liz Akama (JAP) - 169.54; Funa Nakayama (JAP) - 156.72; Aoi Uemura (JAP) - 29.25; Yumeka Oda (JAP) - 4.80.

Gente jovem pontificando na noite de São Luís: o oftalmologista Thiago Valadão e sua esposa Alana
Gente jovem pontificando na noite de São Luís: o oftalmologista Thiago Valadão e sua esposa Alana

Queimadas e crise climática

Na semana em que o corredor de fumaça dos incêndios no Centro, Norte e Nordeste se alastrou de maneira mais intensa pelo território nacional, tingindo de cinza o céu e reduzindo a qualidade do ar respirado pelos brasileiros, o governo federal passou a considerar as queimadas oficialmente no escopo da crise climática.

O atual cenário é provocado pela maior estiagem da série histórica, acompanhada pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).

E, mesmo que os focos estejam concentrados em Estados como Amazonas, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e Tocantins, vale lembrar: o que acontece em uma região, não se limita às fronteiras geográficas, e tem potencial para desequilibrar aspectos macroeconômicos em todo o país.

Queimadas e crise climática...2

Nesse caso, além de um pacote de medidas emergenciais, prometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao Amazonas na última quarta-feira e que envolve ações contra a seca e a criação de uma autoridade climática nacional, o sinal de alerta está apontado para dois setores que, juntos, respondem por um quarto da atual composição da inflação oficial do país, medida pelo IPCA.

Trata-se da energia elétrica e dos alimentos. No primeiro, cálculos do Instituto Acende Brasil já indicam que o impacto tem potencial para elevar a inflação em cerca de 0,75 ponto percentual até o final deste ano.

No segundo aspecto, do ponto de vista da produção agrícola, as queimadas combinadas com a falta de umidade podem atrasar o plantio de grãos, o que é sempre uma condição “muito ruim”, segundo os especialistas.

Emissão de créditos

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a emissão de créditos extraordinários, fora da meta fiscal pelo governo federal, para o combate aos incêndios que afetam 60% do território brasileiro.

A decisão, assinada ontem, determina que a medida não afetará os balanços do governo até o fim do ano.

O arranjo é parecido com o chamado Orçamento de Guerra, em vigor durante a pandemia de covid-19.

Segundo o G1, Dino também flexibilizou a regra para contratação e manutenção de brigadistas, derrubando o prazo de três meses, em vigor atualmente, para a recontratação de efetivo que já prestou serviço na mesma área.

O documento aponta a necessidade da participação da Polícia Federal nas investigações sobre ação humana nas queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Tome nota

Cerca de 6,8 milhões de pessoas jurídicas ativas e quase 2 milhões de pessoas físicas com CPF regular têm pendências com a Receita Federal.

Se a situação permanecer irregular, o órgão pode punir a irregularidade com multas e suspensão do CPF ou CNPJ.

O site da Receita Federal disponibiliza o serviço de consulta para dívidas e pendências fiscais.

Também é possível checar por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

DE RELANCE

Gala de 25 de Outubro

É cada vez maior a expectativa em torno do baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH com uma noite de gala nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau.

Pelo charme e glamour de que se reveste, o acontecimento que será realizado na noite de 25 de outubro próximo, promete ser o mais elegante do final deste ano na capital maranhense, no qual os convidados estarão usando terno escuro (homens) e vestido longo (mulheres).

A programação musical, como já dissemos aqui, será inspirada nos embalos dos anos 80 do século passado, década que foi marcada pelos sucessos “dance” de divas como Gloria Gaynor e Donna Summer, que já estiveram em São Luís para apresentações inesquecíveis, mais Tina Turner e Diana Ross, entre outras divas que invadiram as pistas de dança de casas noturnas numa época em que os ritmos do filme “Os Embalos de Sábado à Noite” faziam sucesso nas discotecas do mundo inteiro.

Gala de 25 de Outubro...2

Assim como teve o icônico Studio 54 em Nova York, a pista de dança do Blue Tree para a noite de 25 de outubro já está sendo chamada de Studio 55 do PH, em alusão a casas noturnas que marcaram os anos 80 em São Luís: as efervescentes discotecas PH-33 e PH-83, criadas pelo saudoso atleta Cláudio Vaz dos Santos para homenagear este Repórter PH.

Uma diva dos novos tempos, certamente uma das surpresas da noite, virá cantar os sucessos das cantoras que marcaram a era disco.

Dois grandes DJs de prestígio nacional também estão confirmados para pilotarem as pick-ups com os sucessos que marcaram aquela década no mundo.

Gala de 25 de Outubro...3

O Jubileu de Ametista, com o apoio do Grupo Mirante, é uma celebração de cinco décadas e meia de atividades deste Repórter PH na imprensa maranhense e de outros estados e é um evento exclusivo para as pessoas que fazem parte da lista de convidados da Coluna PH e do caderno PH Revista, organizada há vários anos pela economista Teresa Martins.

É claro que os convidados podem solicitar a inclusão de outros nomes que tenham escapado da nossa lista. Basta lembrar para Teresa Martins que ela fará o convite em nome do Grupo Mirante.

E assim teremos uma noite de confraternização que entrará para os anais dos maiores eventos deste novo milênio em São Luís.

Um foco de luz na simpatia de Esmênia Miranda, vice-prefeita de São Luís
Um foco de luz na simpatia de Esmênia Miranda, vice-prefeita de São Luís

Empoderamento

É palavra da moda! Dá a ideia de luta e objetivo inconteste, e que vai se realizar! As mulheres pontificam esta busca, pois são as vítimas de um sistema que as têm relegado a um segundo plano. O feminicídio aumenta. Devem elas denunciar os agressores desde a primeira ocorrência e se colocar sob a proteção do Estado, que, este sim, tem falhado tragicamente. Só registrar um BO não a protege, e até açula o ódio! Impedir a aproximação do agressor é imprescindível, mas cadê os meios? Como crime passional, não é a pena que o impedirá, mas sim uma proteção efetiva!

Para gravar na pedra:

“Nunca implore carinho, atenção ou amor. Se não é dado livremente, não vale a pena ter”. De autor desconhecido.

TRIVIAL VARIADO

As centrais sindicais lançaram um aplicativo onde é possível que o trabalhador faça denúncia de assédio eleitoral por parte dos patrões.

O lançamento foi feito em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A iniciativa partiu da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

O número de processos contra companhias aéreas aumentou, em média, 60% ao ano de 2020 a 2023, segundo dados da Abear.

A Anatel avalia proibir a certificação de equipamentos de comunicações que operam somente com tecnologias 2G ou 3G.

Silvio Almeida se tornou o primeiro ministro demitido por assédio sexual no Brasil desde a redemocratização, em 1985.

Previsão sombria: segundo o bilionário Bill Gates, “o mundo só tem dois caminhos nos próximos anos: uma grande guerra ou uma nova pandemia”. 

“Você não é homem” – foi a frase de Pablo Marçal, candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, antes de ser agredido com uma cadeira pelo candidato do PSDB, José Luiz Datena, durante debate na TV Cultura.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.