PH: Rosário Saldanha, Rafael e Fernando
E mais: Gala de 25 de Outubro
A cadeirada
Desde o fim da noite de domingo, os jornais, redes sociais e rodas de conversa falam do mesmo episódio: o caso em que José Luiz Datena (PSDB) arremessa uma cadeira em Pablo Marçal (PRTB) durante um debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo.
Para velhas raposas da política, o caso pode ser considerado um ato de violência política, quando há agressão física envolvida, porém, no caso de Marçal e Datena, há um histórico nas abordagens dos candidatos que levaram as “vias de fato”.
A grande verdade é que Marçal usa um conceito que se chama economia da atenção. Ele tem origem na digitalização das campanhas. Com as redes sociais, o eleitor vai e cobra o candidato e interage com ele. Ao mesmo tempo, é um paradoxo, porque traz uma certa desumanização. Tem coisas que falamos na internet que não falaríamos ao vivo para a pessoa.
A violência política que está ocorrendo em 2024 é resultado da desumanização das campanhas nas redes e da utilização de ataques como forma de capturar a atenção do eleitor:
Isso faz com que haja desestabilização na mente de quem consome a comunicação da população. E faz uma incitação ao conflito, que é exatamente o que Marçal faz com a economia da atenção.
Provocação como estratégia
Logo no início, Datena afirmou que não faria perguntas a Marçal. Ao mesmo tempo, o candidato provocou o apresentador de TV, citando supostos casos de assédio e chamando-o para o conflito.
Agora, se assistirmos à coletiva que o Marçal dá depois que saiu do hospital, ele faz ataques piores do que fez no debate, porque precisa, é como ele estruturou a campanha. Ele queria, estava buscando aquela cadeirada. Quando o Datena pega a cadeira, ele olha e fala: “Vai”. Não sai correndo, insiste na provocação.
Marçal percebeu durante a semana que o tucano era o adversário mais psicologicamente desequilibrado, levando em conta entrevista de dias antes, na qual ele chorou, e a discussão que ambos tiveram em outro encontro.
Eleição está ganha por Pablo Marçal?
Os políticos experientes analisam que, apesar de similaridades do caso de Marçal com a facada sofrida por Jair Bolsonaro em 2018, não se acredita que seja fato definidor para o pleito.
O pessoal fala que a facada elegeu o Bolsonaro. Que o tiro vai eleger Trump. Acho que isso não vai acontecer com Marçal. A facada foi gratuita. Naquele momento, Bolsonaro não estava fazendo nada para ninguém.
Como Marçal estava meio apagado na última semana, a cadeirada vai inflamar aqueles que já votavam nele.
Círio e reconhecimento
Às vésperas do mês de outubro, quando Belém do Pará celebra a maior romaria do País, o Congresso Nacional aprovou a lei nº14.972, que reconhece o Círio de Nazaré de São Luís (MA) como manifestação da cultura nacional.
A medida gerou protestos da bancada paraense, segundo o jornal O Liberal, que lembra: “desde 1992 o Maranhão tenta replicar o Círio de Belém, que, neste ano, completa 232 anos”.
Segundo um parlamentar paraense, “ao propor essa lei, o autor passa por cima das raízes paraenses, sequestrando um símbolo profundamente enraizado na cultura do Pará”.
Um senador do Pará afirmou que “essa apropriação dilui tradições e confunde narrativas, apagando a história daqueles que sempre viveram essa devoção. O Pará foi traído, e seu Círio transformado em um produto replicável”.
Os paraenses rebatizaram a nossa juçara de “açaí”. E ficou por isso mesmo.
Desperdício da Corona Vac
Ao menos R$ 260 milhões em vacinas Corona Vac compradas no fim de setembro de 2023 foram desperdiçadas.
Dias antes da entrega das doses, o Ministério da Saúde isentou o Instituto Butantan da obrigação de substituir os lotes com validade inferior ao prazo definido no contrato.
O valor perdido equivale a cerca de 8 milhões de doses que seguem no estoque do ministério, todas vencidas ou nos últimos dias de validade, das dez milhões de unidades que foram adquiridas.
Controle da mente
Um paciente com uma doença degenerativa nos Estados Unidos conseguiu usar a assistente virtual Alexa com sua mente, para realizar tarefas como assistir a conteúdos em streaming e controlar dispositivos.
Um implante em um vaso sanguíneo na superfície do cérebro de um homem de 64 anos permitiu que ele “tocasse” mentalmente ícones em um tablet Fire da Amazon, explicou a empresa Synchron, que se dedica à pesquisa de interface cérebro-computador.
O paciente, que sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), foi capaz de fazer videochamadas, reproduzir música, assistir a séries e filmes, controlar dispositivos domésticos inteligentes, fazer compras on-line e ler livros, tudo usando sua mente para comandar a Alexa, de acordo com a empresa sediada em Nova York.
Camila Balluz na AmoVinho
É hoje a participação da empresária Camila Balluz na AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon, às 19h. Ela vai palestrar durante o projeto ‘Terça para Mulheres’ (TPM), iniciativa que, neste mês, está em sintonia com a campanha ‘Setembro Amarelo’, que estimula as discussões em torno da saúde mental.
Camila Balluz é fundadora da plataforma ‘Não é Drama’, que oferece serviços de saúde mental on-line a valores sociais para pessoas do mundo inteiro, e, também, sócia-diretora da Escola Upaon-Açu.
Camila Balluz na AmoVinho 2
A convidada tem uma história de superação e transformação pessoal que inspira outras mulheres. Ela chegou a experimentar o sofrimento emocional causado por uma depressão severa, mas encontrou suporte e salvação em uma rede multidisciplinar formada por profissionais que a ajudaram nessa jornada de superação.
Além de assistirem à palestra, os presentes poderão usufruir do cardápio diversificado da AmoVinho. O buffet custa R$ 95,00 por pessoa e inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho.
DE RELANCE
Gala de 25 de Outubro
O baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH com uma noite de gala nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau, virou o assunto mais comentado nas rodas sociais da cidade.
É mais quem pergunta detalhes do evento que, pelo charme e glamour de que se reveste, promete ser o mais elegante do final deste ano na capital maranhense, no qual os convidados estarão usando terno escuro (homens) e vestido longo (mulheres).
A programação musical, como já dissemos aqui, será inspirada nos embalos dos anos 80 do século passado, década que foi marcada pelos sucessos “dance” de divas da música popular que invadiram as pistas de dança de casas noturnas do mundo inteiro.
Gala de 25 de Outubro...2
Assim como teve o icônico Studio 54 em Nova York, a pista de dança do Blue Tree para a noite de 25 de outubro já está sendo chamada de Studio 55 do PH, em alusão a casas noturnas que marcaram os anos 80 em São Luís: as efervescentes discotecas PH-33 e PH-83, criadas para homenagear este Repórter PH.
Uma diva dos novos tempos, certamente uma das surpresas da noite, virá cantar os sucessos das cantoras que marcaram a era disco.
Dois grandes DJs de prestígio nacional também estão confirmados para pilotarem as pick-ups com os sucessos que marcaram aquela década no mundo.
Os nomes dos artistas só serão revelados na hora da festa.
Gala de 25 de Outubro...3
O Jubileu de Ametista, com o apoio do Grupo Mirante, é uma celebração de cinco décadas e meia de atividades deste Repórter PH na imprensa maranhense e de outros estados e é um evento exclusivo para as pessoas que fazem parte da lista de convidados da Coluna PH e do caderno PH Revista, organizada há vários anos pela economista Teresa Martins.
É claro que os convidados podem solicitar a inclusão de outros nomes que tenham escapado da nossa lista. Basta lembrar para Teresa Martins que ela fará o convite em nome do Grupo Mirante.
E assim teremos uma noite de confraternização que entrará para os anais dos maiores eventos deste novo milênio em São Luís.
Especialização na Faene
A Faculdade de Negócios Faene (www.faeneeducacional.com.br), instituição localizada no bairro Angelim, segue em ritmo acelerado neste segundo semestre. Esta semana, por exemplo, recebe o professor Paulo Lira, que ministra aulas para os alunos do curso de pós-graduação em Gestão do Novo Fundeb.
O curso de Gestão do Novo Fundeb objetiva desenvolver habilidades de profissionais do setor público municipal e estadual, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que se relacionam com o governo, formando gestores que atuem como agentes de mudança na gestão das políticas públicas da educação básica. Paulo Lira vai falar sobre gestão de riscos na educação.
Além disso, seguem a todo o vapor as aulas dos cursos de Qualidade e Produtividade, Engenharia de Manutenção e, também, de Logística e Supply Chain, com o professor Bruno Araújo, que ministra a disciplina de Processos.
Para gravar na pedra:
“Os homens erram, os grandes homens confessam que erraram”. Do filósofo Voltaire.
TRIVIAL VARIADO
No próximo dia 6 de outubro os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos.
No assunto: são quase 463 mil pedidos de registro de candidatura em todo o País. Deste total, cinco mil já foram negados.
Tem mais: a maioria das rejeições tem como base o descumprimento de critérios de elegibilidade, como a Lei da Ficha Limpa.
Tome nota: a Apple liberou ontem uma nova versão de seu sistema operacional, o iOS 18. Recursos de IA são os principais atrativos.
Estudo mostra que o excesso de gordura abdominal representa mais um risco para a saúde, especialmente para mulheres.
Fumaça encobre Brasília; governo federal discute pacote de combate a queimadas. Incêndio em parque nacional é mais um dos focos que se espalham pelo Brasil.
A propósito: Lula convoca reunião de chefes de poderes para debater tema e anuncia ações hoje.
A Caixa Econômica Federal inicia hoje os pagamentos de setembro do Bolsa Família. Os primeiros a receber serão os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1.
Em tempo: o benefício será pago durante os últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada.
Tome nota: o concurso 2.775 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 82 milhões para os acertadores das seis dezenas. O sorteio ocorre hoje, às 20h, em São Paulo.
O CEO da MAXX, Augusto Diniz, vai hoje a Brasília participar de várias reuniões visando novos projetos de sua empresa.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.