(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: O Gala se aproxima

E mais: Golpe de sorte em Paris

PH

Em evento social recente, o Repórter PH colocando as conversas em dia com a bela modelo maranhense Ana Carolina De Déa
Em evento social recente, o Repórter PH colocando as conversas em dia com a bela modelo maranhense Ana Carolina De Déa

O Gala se aproxima

Hoje é o último dia de setembro e já estamos na contagem regressiva para a realização do maior evento social do mês de outubro e deste fim de ano em São Luís.

O grande baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH será, realmente, uma noite de gala nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau, para celebrar o Jubileu de Ametista de Jornalismo deste Repórter PH.

O baile virou o assunto dominante nas rodas sociais da cidade. E é mais quem quer saber de detalhes dessa noite ambientada com um toque de classe e bom gosto pela designer Cintia Klamt Motta.

A programação musical, como todos já sabem, é inspirada nos embalos dos anos 80 do século passado, década que foi marcada pelos sucessos “dance” das grandes divas da música popular que invadiram as pistas de dança e faziam lotar casas noturnas do mundo inteiro.

Por se tratar de uma noite de gala, o traje pedido para os convidados é terno escuro para os homens e vestido longo para as mulheres.

O Gala se aproxima...2

Vale repetir: inspirada no icônico Studio 54, de Nova York, a pista de dança do Blue Tree para a noite de 25 de outubro está sendo chamada de Studio 55 do PH, em alusão a casas noturnas que marcaram os anos 80 em São Luís, tais como as efervescentes discotecas PH-33 e PH-83, criadas para homenagear este Repórter PH quando comemorou 33 anos de idade e, depois, quando iniciou o ano de 1983.

Depois de uma longa temporada cantando nas noites de Nova York, uma diva brasileira dos tempos modernos já está no Brasil e será uma das atrações da noite. O repertório dela passa pela era disco em que fizeram sucesso ícones como Glória Gaynor, que já esteve em São Luís e, mais recentemente levou o público à loucura no Rock in Rio 2024, além da saudosa Donna Summer, que também se apresentou Blue Tree, além de Tina Turner, Diane Ross ou Aretha Franklin, para citar as cinco mais famosas.

Estão confirmadas, ainda, as presenças no palco de dois grandes DJs de prestígio nacional que irão pilotar as pick-ups com as músicas que marcaram aquela década no mundo.

O Gala se aproxima...3

Como já faz parte da tradição dos eventos com a grife da Coluna PH e do PH Revista, os nomes dos artistas que darão o toque musical ao Jubileu de Ametista deste Repórter PH na imprensa brasileira, só serão revelados na hora da festa.

O Jubileu de Ametista, é bom lembrar, tem o total apoio do Grupo Mirante, e deverá reunir também muita gente jovem na pista de dança, além dos casais mais tradicionais da sociedade maranhense, e convidados de todo o Brasil.

Estamos na fase decisiva das confirmações dos convidados do Grupo Mirante, cuja lista para a festa de 25 de outubro está sendo organizada por Tereza Martins, que, por sua vez, tem recebido indicações de novos nomes para enriquecer mais ainda a exclusiva seleção de convidados.

Não haverá voto em trânsito

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar. A restrição é porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa, se houver, será em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno, que conta como uma eleição. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo.

Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.

Data limite para justificar

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android.

Ao acessar o e-título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa. 

O eleitor que não votar e deixar de justificar por três vezes consecutivas pode ter o título suspenso ou cancelado. A medida cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.

O oftalmologista Fábio Lúcio Santos e sua charmosa Mônica andaram pontificando no Rock in Rio e aplaudiram o show dançante de um dos ícones da música dance no mundo: Gloria Gayner
O oftalmologista Fábio Lúcio Santos e sua charmosa Mônica andaram pontificando no Rock in Rio e aplaudiram o show dançante de um dos ícones da música dance no mundo: Gloria Gayner

DE RELANCE

Seca na Amazônia

A seca que atinge a Amazônia brasileira neste ano já é a mais intensa da história, com uma tendência de agravamento das condições climáticas no segundo semestre.

Em um comparativo, a seca em julho de 2023 atingiu 15 mil quilômetros ou 1,5 milhão de hectares. Já a seca extrema de 2024 atinge, atualmente, 315 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 31 milhões de hectares, uma área equivalente ao tamanho da Itália. O aumento em relação às áreas afetadas pelo processo de seca extrema chega a 2000%.

A região registrou, entre julho e setembro deste ano, mais que o dobro de focos de calor em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Campeão de votos

No tempo das cédulas de papel, o eleitor podia anular o voto de várias formas. Movimentos de protesto contra a classe política resultaram em inusitados campeões de votos. O mais famoso talvez seja o Macaco Tião, lançado “candidato” à prefeitura do Rio de Janeiro pela revista humorística Casseta Popular. Outra celebridade do mundo animal fez sucesso antes, o rinoceronte Cacareco.

Em 1958, o bicho foi emprestado pelo zoológico do Rio de Janeiro para a inauguração do zoológico de São Paulo. Apesar do nome masculino, Cacareco era uma fêmea. O governador paulista, Jânio Quadros, queria muito ter um rinoceronte, por isso fez o pedido de empréstimo. Cacareco foi a sensação dos primeiros meses de visitação.

Campeão de votos...2

A propósito: a fábrica de brinquedos Estrela lançou o boneco Cacareco. Com tanta popularidade, o governo de São Paulo pediu prorrogação do prazo de empréstimo e até tentou comprar o animal, que só retornou ao Rio na véspera da eleição para vereador, em 1959.

Quando deixou São Paulo, ruas apresentavam pichações da “candidatura” de Cacareco a vereador. Em um movimento de críticas aos políticos, surgiram cédulas, faixas e cartazes com o nome do rinoceronte.

O resultado das urnas virou notícia internacional. É desconhecido o número de votos, mas chegaria perto de 100 mil, considerando o total dos nulos, quase todos com o nome da estrela do zoológico. O vereador eleito com maior votação fez 10 mil votos.

Campeão de votos...3

Cacareco foi emprestado, em 1962, para a inauguração do zoológico de Sapucaia do Sul. Mesmo com críticas de veterinários, a estrela viajou de caminhão até o Rio Grande do Sul.

Depois do retorno ao Rio de Janeiro, no final daquele ano, morreu de nefrite aguda.

Na época, o diretor interino do zoológico carioca, Nilo Esteves, atribuiu a inflamação nos rins à “viagem penosa e mudança súbita de temperatura” no Sul.

O esqueleto de Cacareco está exposto no Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP). 

Déia e Luiz Campos Paz já estão de passagens marcada para irem a Belém participar dos festejos do Círio de Nazaré, um dos mais concorridos e emblemáticos eventos religiosos do Brasil
Déia e Luiz Campos Paz já estão de passagens marcada para irem a Belém participar dos festejos do Círio de Nazaré, um dos mais concorridos e emblemáticos eventos religiosos do Brasil

Terras improdutivas

Um levantamento recente feito pelo Sistema de Cadastro Rural do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) traz à tona uma realidade preocupante sobre a concentração de terras improdutivas no Brasil.

Entre as dez unidades federativas que lideram o mapa, o Piauí aparece no topo, com alarmantes 82,4% de áreas sem uso produtivo. Roraima e Amapá vêm em seguida na lista, com 77,9% e 69,4%, respectivamente.

Depois aparecem Distrito Federal (58,4%) e o Ceará (56,7%).

O Pará aparece na sexta posição, com 56,3%. O Maranhão aparece em oitavo lugar (52,2%), à frente do Rio Grande do Norte (54% em sétimo lugar). A Bahia está em último lugar (49,3%).

Reforma Agrária

Já no cenário das grandes propriedades, os destaques são aquelas verdadeiramente improdutivas.

De acordo com o Incra, essas terras são mantidas como reservas de valor, ignorando completamente a função social.

Mesmo analisando os dados de produtividade da década de 1970, essas propriedades continuam longe do ideal, com menos de 80% de Grau de Utilização (GU) e 100% de Grau de Eficiência Econômica (GEE).

Segundo a Constituição, essas terras são passíveis de desapropriação.

Hoje, a área de terras ociosas no Brasil se aproxima do tamanho das áreas efetivamente cultivadas.

O levantamento indica que é um bom momento para que se volte a falar em reforma agrária.

Golpe de sorte em Paris

Tome nota: “Golpe de Sorte em Paris” é a melhor estreia da semana nos cinemas brasileiros.

Aos 88 anos, Woody Allen tem esse novo filme nos cinemas, produzido e filmado na França. É o primeiro filme de Allen falado inteiramente em francês, e novamente ele demonstra sua habilidade como roteirista e diretor, nos conduzindo a um drama com momentos cômicos, centrado na história de um casal rico que vive em Paris.

Tudo parece perfeito entre eles, mas a situação muda quando ela encontra casualmente um antigo colega de escola e se encanta por ele. Eles retomam contato e se apaixonam intensamente.

A partir desse reencontro amoroso, ela revisita sua vida, suas perspectivas e tenta se redescobrir como uma pessoa mais feliz e realizada. No entanto, seu marido tornará essa transformação em uma jornada dolorosa.

Golpe de sorte em Paris...2

Woody Allen utiliza, neste filme, meios criativos característicos de sua obra cinematográfica, conduzindo o espectador a profundas reflexões sobre temas essenciais da vida, como o amor, a morte, a felicidade e o tempo, reforçando o ato de criação cinematográfica expressiva, em que o cinema pensa e deve fazer o espectador pensar sobre sua principal finalidade: ser uma arte de reflexão sobre o mundo.

“Golpe de Sorte em Paris” revela particularidades de outros filmes de Allen, mas de modo distinto, por meio de seus diversos personagens e mudanças em sua narrativa.

Allen é um artista que observa, de maneira singular, os costumes e valores de seu tempo e, felizmente, realizou mais um filme relevante em sua carreira.

Além do roteiro, da direção e dos excelentes atores, como Lou de Laâge, Valérie Lemercier e Melvil Poupaud, “Golpe de Sorte em Paris” merece destaque pelas imagens do renomado diretor de fotografia Vittorio Storaro, que tem várias parcerias de destaque com Allen, e a eterna sensibilidade musical de Allen no uso da trilha musical no filme.

Golpe de Sorte em Paris...3

Trata-se do 50º filme do grande cineasta americano, que possui uma carreira cinematográfica brilhante e expressiva desde o final dos anos 1960.

Allen é um dos maiores diretores da história do cinema e construiu uma trajetória singular na sétima arte. Sua carreira como comediante começou antes de seu envolvimento com o cinema, alcançando grande sucesso nos EUA em suas apresentações cômicas nos anos 1960. Quando seu talento se expandiu para o cinema, sua visão artística se ampliou de forma significativa.

No final dos anos 1960 e boa parte dos anos 1970, seus filmes apresentavam uma abordagem única para a comédia, caracterizada por uma inteligência e sagacidade que o destacaram como um artista diferenciado. A partir desse período, muitos críticos de cinema e espectadores passaram a aguardar um novo filme de Allen como um evento cinematográfico imperdível.

Golpe de Sorte em Paris...4

No começo deste novo milênio aplaudi Woody Allen tocando clarinete no Café Carlyle, com sua banda, e dois anos depois o encontrei jantando no restaurante “Daniel´s”, do Chef Daniel Boulud, uma de suas joias mais cobiçadas em Nova York. Eu estava acompanhado de Lydia Moraes e do saudoso cerimonialista José Pestana, numa noite em que pontificavam no local, a Madame Dawi Sukarno e a então presidente da Indonésia, Megawati Sukarnoputri (governou o país de 2001 a 2004) o príncipe Albert de Mônaco com um grupo de amigos, entre os quais a super modelo e atriz americana Cindy Crawford.

É possível citar diversos filmes excelentes de Allen como recomendação ao leitor. Entre tantos que aprecio, sugiro “Manhattan”, “Zelig”, “A Rosa Púrpura do Cairo”, “Crimes e Pecados”, “Tiros na Broadway”, “Poucas e Boas”, “Ponto Final – Match Point”, “Meia-Noite em Paris”, “Blue Jasmine” e “Roda Gigante”.

Madame Dawi Sukarno (à direita) com a então presidente da Indonésia, Megawati Sukarnoputri
Madame Dawi Sukarno (à direita) com a então presidente da Indonésia, Megawati Sukarnoputri

O jornalismo que importa

Sábado, 28 de setembro, foi o Dia Mundial da Notícia. Como ocorre a cada ano, a data marcou uma iniciativa que une cerca de 800 empresas de comunicação mundo afora para chamar a atenção para a importância do jornalismo profissional na garantia da democracia e da liberdade de expressão para a sociedade.

O projeto é da Canadian Journalism Foundation (CJF) e da Associação Mundial de Jornais – Fórum Mundial de Editores (WAN-IFRA – World Editors Forum). "Escolha a verdade", diz o slogan da campanha.

Em várias partes do planeta, a imprensa tem sido colocada à prova por inúmeros fenômenos: mudanças climáticas, regimes autocráticos e potenciais ditadores, que desafiam liberdades. Conflitos armados, como no Oriente Médio e entre Rússia e Ucrânia, desafiam os jornalistas a cultivarem a independência, o rigor na apuração e a fidelidade aos fatos.

Além disso, há o impacto das novas tecnologias e as chamadas big techs, que pressionam modelos de negócio das empresas de notícias.

O jornalismo que importa...2

Num mundo sobrecarregado de informações e acontecimentos, muitos deles desafiantes, os cidadãos precisam de fatos, certezas e perspectivas. O jornalismo de qualidade oferece isso e muito mais.

No Dia Mundial da Notícia, foi lembrado que esse jornalismo é importante e por que vale a pena apoiar meios de comunicação éticos.

No dia 28 de setembro, os jornalistas se deram as mãos, mais uma vez, para reafirmar seu compromisso inabalável com os fatos, com a responsabilidade, com o profissionalismo, com a apuração correta e com a sociedade. Verdade importa.

Para gravar na pedra:

“Quanto maior se é, mais repetido se é. Platão, Aristóteles, Kant, quantos outros. Ainda se não calaram nos que deles falaram. E é possível que só se calem quando a espécie humana se calar”. De Vergílio Ferreira, vate português.

TRIVIAL VARIADO

A TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão, confirmou para a quinta-feira, dia 3 de outubro, o debate entre os candidatos que disputam a prefeitura de São Luís.

Como primeiro requisito, participam do debate os candidatos cujos partidos tenham, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional – mesmo critério utilizado pela Justiça Eleitoral para participação no horário político gratuito.

A Receita Federal informou nesta sexta que mais de 1,4 milhão de declarações do Imposto de Renda 2024 caíram na malha fina.

Grupo animado no almoço de ontem do bistrô Alameda Trinta reunia Ana Lucia Albuquerque e Amaro Santana Leite, Deia Trinta e Luiz Campos Paes, Teresa Martins e este Repórter PH.

Foi muito alegre a comemoração dos 50 anos de Glauco Salgueiro no Buffet Villa Garden, na estrada de Ribamar, com direito a romântico pôr do sol e vista deslumbrante para o mar do Araçagi. Voltarei ao assunto com fotos.

Quem andou mudando de idade ontem foi Cida Valadão, que reuniu filhos, noras, genro e netos para festejar a data. Hoje quem muda de idade é Ana Amélia Macedo Santos e Maria Helena Castro.

Na última sexta-feira, São Luís perdeu um atuante empresário: Carlinhos Pereira dos Santos, vencido por um câncer de pulmão. Ele deixou viúva, Lidia Pflueger dos Santos.

 


 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.