História e cultura

Exposição celebra a tradição e a paixão do carnaval do Maranhão

Cada item conta uma parte da história, desde os primeiros desfiles nas ruas nos bairros até os grandes eventos que reúnem centenas de foliões todos os anos.

Na Mira

Para os apaixonados pelo carnaval e pela cultura popular, esta exposição é uma oportunidade única de mergulhar na história dos blocos tradicionais.
Para os apaixonados pelo carnaval e pela cultura popular, esta exposição é uma oportunidade única de mergulhar na história dos blocos tradicionais. (Foto: reprodução)

MARANHÃO - O Museu Casa de Nhozinho está com a  exposição intitulada "Imensas Miudezas do Carnaval: uma história de amor ao carnaval", que ficará aberta ao público até o dia 8 de março. A mostra reúne fantasias originais, miniaturas e adereços que ajudaram a construir a identidade do carnaval de rua do Maranhão, com os blocos tradicionais e com as famosas máscaras de fofão.

Cada item conta uma parte da história, desde os primeiros desfiles nas ruas nos bairros até os grandes eventos que reúnem centenas de foliões todos os anos.

A exposição celebra a rica história e o impacto cultural dos blocos de carnaval tradicionais e queridos do Brasil: "Os Apaixonados", “Tropicais do Ritmo” e ” Fuzileiros da Fuzarca”. Com décadas de existência, os blocos se tornaram um símbolo de alegria, amor e resistência cultural, e agora sua trajetória será imortalizada em uma exposição que promete emocionar tanto os fãs antigos quanto as novas gerações.

A curadoria da exposição buscou não apenas celebrar o passado, mas também refletir sobre o futuro do bloco. Em um espaço dedicado, os visitantes são convidados a compartilhar suas próprias memórias e expectativas, criando um diálogo entre o legado e as novas possibilidades que o carnaval pode oferecer. Com peças do acervo do Museu Casa de Nhozinho e com peças do grupo “Kambalacho”.

Para os apaixonados pelo carnaval e pela cultura popular, esta exposição é uma oportunidade única de mergulhar na história dos blocos tradicionais e de rua, que transcende o simples festejo, tornando-se um verdadeiro patrimônio emocional de sua cidade.

A mostra é um convite para celebrar a paixão que move não apenas os integrantes dos blocos, mas todos aqueles que, de alguma forma, se identificam com a magia do carnaval maranhense, repleto de múltiplas identidades e singularidades.

“Imensas Miudezas do Carnaval: uma história de amor ao carnaval" está em cartaz  na Galeria do Cofo, no Museu Casa de Nhozinho, em uma parceria entre o Museu, a Concha Acústica Reynaldo Faray e o Grupo Kambalacho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.