(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Marília Arrais Garcia é nossa capa

E mais: “Vamos Festejar” no Convento

PH

Atualizada em 12/07/2025 às 12h10
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

DESTAQUE de Capa da edição do PH Revista deste fim de semana, a médica maranhense Marília Arrais Garcia, residente em São Paulo, onde faz sucesso como anestesista, comemorou em grande estilo os seus 30 anos de idade com uma linda festa reunindo parentes e amigos do Maranhão e de São Paulo

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

 --------------------------------------------------------------------------------------------------

“Vamos Festejar” no Convento

Começou na sexta-feira, dia 11, a edição 2025 do “Vamos Festejar”, com a participação dos mais emblemáticos grupos folclóricos do Maranhão, além de outros atrativos apoiados pela deputada federal Roseana Sarney, com realização da Fundação da Memória Republicana Brasileira, no Convento das Mercês.

A programação do evento, que valoriza as manifestações maranhenses em toda a sua pluralidade, é um convite para celebrar a alma do estado por meio de expressões culturais que atravessam gerações.  

O primeiro fim de semana do festejo (dias 11, 12 e 13 de julho) termina neste domingo e terá continuidade nas duas semanas seguintes, sempre com início às 18h, a partir de quinta-feira, Ou seja: nos dias 17, 18, 19 e 20 e nos dias  24, 25, 26 e 27 de julho.

O projeto, como já dissemos aqui, reafirma-se como um dos maiores encontros culturais do período junino estendido, transformando o Centro Histórico de São Luís em um verdadeiro palco da tradição popular.

“Festas e Festanças do Maranhão”

Muitos aplausos para uma das atrações especiais, no Convento das Mercês, aberta no primeiro dia do “Vamos Festejar”.

É a exposição “Festas e Festanças do Maranhão”, assinada pelo artista plástico Airton Marinho, na Galeria Dila.

A mostra, composta por 30 obras em xilogravura, técnica milenar que o artista domina com excelência, retrata em traços únicos manifestações como o tambor de crioula, sotaques de bumba meu boi e danças, promovendo um verdadeiro mergulho visual nas tradições populares e na diversidade cultural maranhense.

A exposição permanecerá aberta ao público durante todo o período do “Vamos Festejar”.

Brasileiros no Mundial de Clubes

Nenhum clube do Brasil chegou à final do Mundial de Clubes da Fifa.

Vale como consolo a presença de quatro jogadores do Brasil que estarão brigando neste domingo, 13, pelo título na grande final entre PSG e Chelsea. São eles: Marquinhos, Beraldo, João Pedro e Andrey Santos.

Independentemente do resultado, ao menos dois brasileiros vão levantar a taça do Mundial de Clubes, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, Estados Unidos.

Chelsea e Paris Saint-Germain decidem o título às 16h, com os quatro jogadores do Brasil em campo.

Pelo lado francês, os representantes são os zagueiros Marquinhos e Beraldo. Já no Chelsea, quem carrega a bandeira brasileira são os jovens João Pedro e Andrey Santos.

Setor aéreo

Saiba o que dificulta a operação de empresas “low cost” no Brasil: modelo que vende somente o lugar no voo e não oferece serviços extras, como despacho de bagagem, no valor da tarifa, é estabelecido nos Estados Unidos e na Europa, mas é considerado “atrasado” no país. Veja o que dizem especialistas sobre os entraves:

Os passageiros brasileiros há muito sonham com passagens aéreas mais baratas, e a entrada de companhias “low cost” no país sempre representou uma possibilidade para que esse desejo se concretizasse.

Estabelecido há décadas nos EUA e na Europa, este modelo encontra entraves em algumas características do mercado brasileiro de aviação civil, principalmente para voos domésticos, com decolagem e pouso em território brasileiro.

Setor aéreo...2

As companhias aéreas “low cost” (baixo custo, na tradução) são aquelas que oferecem, em média, passagens mais baratas do que as companhias tradicionais. Esse fato ocorre porque o que é comercializado é somente o lugar no voo.

Todos os outros serviços, como despacho de bagagem e lanches, por exemplo, normalmente são cobrados à parte, para quem desejar.

A diferença é que esses serviços não vêm incluídos no preço da passagem, como ocorre nas companhias tradicionais.

Essas empresas buscam seu lucro no alto volume de venda de passagem e do máximo aproveitamento possível das aeronaves, em detrimento do oferecimento de serviços que, nas companhias tradicionais, já são cobrados no preço integral da passagem.

Elas usam esse artifício para tentar baratear a tarifa, e o passageiro que quiser optar por algum desses serviços, também tem essa possibilidade, com uma cobrança extra.

Bodas de Manjerona

Dona Marly (nascida Macieira) e o ex-presidente José Sarney se casaram em 12 de julho de 1952. Eles se conheceram em 1946, quando ela tinha 14 anos. Sarney foi seu primeiro e único namorado, e o casamento ocorreu após o namoro e noivado. 

Neste sábado, quando completam 73 anos de uma união feliz e de muito amor, eles celebram Bodas de Manjerona, ao lado dos três filhos, Roseana Sarney, Fernando Sarney e José Sarney Filho e dos netos e bisnetos. 

Dona Marly e o ex-presidente José Sarney comemoram Bodas de Manjerona (73 anos de casados) neste sábado
Dona Marly e o ex-presidente José Sarney comemoram Bodas de Manjerona (73 anos de casados) neste sábado

Maxx e curso de Social Media

A Maxx, operadora de internet 100% fibra, TV HD e telefonia, reafirma seu compromisso com a transformação social ao apoiar o curso de Social Media promovido na Estação Tech do bairro João de Deus, em uma parceria de impacto social.

A iniciativa ofereceu a 30 jovens e empreendedores locais uma oportunidade de formação gratuita e de qualidade, com foco no uso estratégico das redes sociais; com o objetivo de promover a inclusão digital e criar oportunidades reais de futura geração de trabalho e renda.

O curso foi ministrado por especialista em redes sociais e responsável pelo marketing da operadora Maxx, Victor Akilla; que trouxe à turma conteúdos atualizados sobre planejamento de conteúdo, ferramentas digitais, métricas de desempenho e boas práticas para redes como Instagram, TikTok, etc.

Maxx e curso de Social Media

A Estação Tech João de Deus, localizada em uma das regiões mais populosas da capital maranhense, tem se destacado como um polo de inovação e capacitação para a juventude da periferia.

E é um projeto do Governo do Estado do Maranhão através da SECTI / Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, e que conta com o apoio da Maxx desde o início de suas atividades.

A ação integra a estratégia de responsabilidade social da Maxx, que busca fomentar educação, empreendedorismo digital e inclusão produtiva; reforçando o compromisso da Maxx com o desenvolvimento humano e o fortalecimento da economia local.

“A conexão de verdade é aquela que abre portas. Ao apoiar iniciativas como essa, a Maxx reforça seu papel como parceira do desenvolvimento humano e comunitário”, afirma o CEO da Maxx Augusto Diniz.

DE RELANCE

Sem OMC, Lula está sozinho contra Trump

Embora tenha mencionado a possibilidade de recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) para que defina "quem está certo ou quem está errado" na ofensiva tarifária de Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabe que a entidade não pode socorrer nem o Brasil nem os outros 22 países ameaçados com alíquotas de 25% a 50% a partir de 1º de agosto.

Por obra e graça dos Estados Unidos, ainda antes de Trump, a OMC está sem instrumentos para sancionar países que descumprem a "Constituição do comércio global" - mesmo que 1.111 entre 10 especialistas no tema saibam que Trump está errado. Isso significa que, na prática, assim como os demais chefes de Estado afetados pelo tarifaço, Lula está sozinho para enfrentar Trump.

Nos bastidores, cresce a possibilidade de adotar outras medidas, como flexibilização de patentes de medicamentos. Nesse caso, o objetivo não é obter ganho para o Brasil, mas provocar reações internas em setores econômicos americanos para dissuadir Trump de aplicar tarifas de 50% aos produtos brasileiros.

Tarifaço e emprego

Entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) expressaram, nesta semana, preocupação com os efeitos do tarifaço do governo norte-americano aos produtos brasileiros, alertando para possíveis demissões e impactos na produção e investimentos.

A CNI destacou que não há justificativa econômica para a medida, enquanto a Amcham enfatizou a necessidade de negociações urgentes entre os governos brasileiro e americano.

Trump sinalizou que irá conversar com o Brasil. Mas não disse quando.

Superman Trump

O perfil oficial da Casa Branca divulgou, no final da noite de quinta-feira, uma imagem do presidente americano, Donald Trump, vestido de Super-Homem. A ilustração era acompanhada da legenda: "O símbolo da esperança. Da verdade. Da justiça. Do estilo americano. O Super-Homem Trump."

A postagem foi feita um dia antes da estreia norte-americana do novo filme do super-herói da DC Comics, marcada para sexta-feira - enquanto no Brasil o lançamento ocorreu um dia antes, na quinta-feira.

Curiosamente, na nova adaptação cinematográfica, o personagem é retratado como um imigrante.

Câncer colorretal e cuidados

Especialistas chamam a atenção para a prevenção do câncer colorretal e alertam para maior atenção sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no país.

Ou seja: é um dos três tipos de cânceres que mais atingem os brasileiros.

De acordo com o INCA, existem mais de 50 mil pessoas que recebem o diagnóstico desse câncer, além de números significativos de óbito pela doença.

No câncer colorretal, os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso.

O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto.

Trabalho conjunto

Um dos valores mais antigos do jornalismo é o furo. Dar uma informação antes de todos, mostrar algo pela primeira vez, trazer com agilidade um fato de grande impacto é pré-requisito exigido dos melhores jornalistas.

Em tempos cada vez mais velozes e conectados, quando tudo pode cair nas redes a qualquer momento, a ansiedade impera nas redações. A exclusividade pode sumir no minuto seguinte – basta que alguém poste em sua rede pessoal a informação.

É aí que entra outro valor fundamental do jornalismo: a responsabilidade. O erro costuma acompanhar a pressa.

Na ânsia de publicar, a informação pode ficar imprecisa; o outro lado, negligenciado; a chamada, sensacionalista. Quanto mais delicado o fato, mais importante é respirar e avaliar o impacto, as consequências e a forma mais clara e objetiva de publicá-lo.

Trabalho conjunto…2

Além de respirar fundo, jornalistas profissionais costumam usar uma ferramenta fundamental: a tomada conjunta de decisões. Uma redação precisa ser um lugar de conversa e debate constantes. Para chegar à palavra mais adequada para o título, à informação mais correta, à edição mais equilibrada.

Quando o tema é mais complexo, os líderes das redações devem discutir em um comitê envolvendo jornalistas de TV, rádio, digital e jornal. Mais do que chegar a um consenso, o objetivo é encontrar a forma mais adequada de levar a notícia a cada público.

Parece demorado. Mas como estamos na era da velocidade, é o oposto. O debate é ágil, mas garante que vários pontos de vista sejam contemplados. As perguntas necessárias são feitas – sobre a checagem, sobre a melhor forma de edição, sobre o impacto junto ao público. As diferenças entre as mídias são consideradas e a melhor forma de publicação é combinada.

Ajuda a parar para respirar. E garante o diferencial dos profissionais de jornalismo diante do ruído das redes: a seriedade e a responsabilidade no que fazemos.

Incoerência de Lula

O presidente Lula queixou-se da tentativa de Trump de intervir na política e na Justiça do Brasil ao defender o ex-presidente Bolsonaro.

Só que, em um encontro do Mercosul em Buenos Aires, foi visitar a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, que está cumprindo pena em prisão domiciliar. Nesse encontro deixou-se fotografar com uma cartolina na mão, na qual se lia “Cristina libre”.

Será que esse ato também não é tentativa de intervir na Justiça e/ou política Argentina? Assim sendo, cometeu uma incoerência intrigante – é o que penso!

O maranhense Antonio Cordeiro Filho está circulando na Fashion Week, em Paris, curtindo as netas Marcela e Izabela
O maranhense Antonio Cordeiro Filho está circulando na Fashion Week, em Paris, curtindo as netas Marcela e Izabela

 Para gravar na pedra:

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. Do poeta Fernando Pessoa.

TRIVIAL VARIADO

Missa da Esperança: será neste domingo, dia 13, às 10 horas, na Igreja Nossa Senhora da Paz, no Parque Shalom, a celebração da Missa pelo sétimo dia do falecimento do músico Carlindo Soares Gomes Filho, um dos fundadores da Banda CDC.

De carro novo: fã declarado do herói Batman, o craque Neymar comprou uma réplica do Batmóvel avaliada em cerca de R$ 8,3 milhões.

Autobriografia: hoje, às 20h, e amanhã, às 19h, o ator Paulo Betti estará em cartaz no Teatro Artur Azevedo com sua autobiografia autorizada. Paulo é marido da comediante maranhense-piauiense Dadá Coelho.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.