SÃO LUÍS - Originado em 2005, o Encontro de Miolos de Todos os Sotaques de Bumba Meu Boi do Maranhão — antes denominado Cortejo de Miolos — chega aos vinte anos de trajetória, revelando-se como um dos mais importantes festejos do ciclo junino maranhense.
E para celebrar, o encontro deste ano contará com a participação de 110 miolos na Praia Grande, a partir das 9h. A programação inclui exposição dos ricos couros bordados nos calçadões da Rua Portugal, palestra e bate-papo interativo com os miolos participantes na sede da Fundação Municipal de Patrimônio, apresentação das Bandas de Música do 24º BIS e da Guarda Municipal, realização do esperado Cortejo dos Miolos pelas ruas da Praia Grande, show com mestres cantadores, e, no encerramento, a participação do Boizinho Barrica, Boi Meu Tamarineiro e Boi Famosão de Humberto de Campos.
Neste ano, o evento prestará uma justa homenagem às mulheres — as “miolas”. A festa do homem que vivifica o boi é uma oportunidade de mostrar ao público um valioso personagem que passava despercebido nos terreiros e arraiais. Ao longo dos anos, esse personagem ganhou destaque, podendo enfim descerrar seu sorriso às pessoas e registrar sua identidade. Atualmente, é conhecido e venerado nas rodas do bumba
Veja a programação:
09h - Abertura da Exposição de Couros Bordados
10h0 às 11h - Seminário e Bate-papo com miolos participantes (Homenagem às mulheres “miolas”)
11h às 11h30 - Apresentação da Banda de Música do 24º BIS – Batalhão de Infantaria da Selva
15h às 15h30 - Apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal
16h30 - Cortejo dos Miolos pelas ruas da Praia Grande
18h - Show dos Mestres Cantadores
19h - Boizinho Barrica
20h - Boi Meu Tamarineiro
21h - Boi Famosão de Humberto de Campos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.