PH Revista: Virgínia e Roberto Reis Albuquerque fizeram uma viagem sagrada
E mais: Show de Zé Ramalho em São Luís
DESTAQUE de Capa do PH Revista deste fim de semana, Virgínia e Roberto Reis Albuquerque fizeram uma viagem sagrada durante cinquenta anos e celebraram Bodas de Ouro de seu feliz casamento com uma festa monumental no Condomínio Two Towers, na Península da Ponta d´Areia, com centenas de amigos reunidos numa tarde/noite pontuada de magia e encantamento
-------------------------------------------------------------------------------
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
-------------------------------------------------------------------------------
Parcerias estratégicas
Com uma pauta em prol das futuras parcerias estratégicas entre Estado, iniciativa privada e comunidade científica, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, recebeu membros da Academia Maranhense de Ciências (AMC).
Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação: Pilares do Desenvolvimento Maranhense”, a reunião contou com a presença de lideranças acadêmicas e empresariais.
O CEO da Operadora Maxx, Augusto Diniz, reforçou o papel da operadora genuinamente maranhense como agente ativo da transformação digital no Maranhão. Parceira da AMC, a empresa tem investido em infraestrutura de conectividade, apoiado projetos científicos e fomentado a difusão da inteligência artificial no Estado.
A operadora, considerada referência no setor de telecomunicações no Nordeste, também tem apoiado iniciativas ligadas à inovação em IA e automação, enxergando o Maranhão como um laboratório de soluções digitais aplicadas a problemas reais da sociedade.
Isenção de pagamento
O governo do Maranhão anunciou a ampliação da isenção do pagamento de ICMS aos consumidores residenciais de baixa renda, que são alcançados pela Tarifa Social de Energia Elétrica e consomem até 80 kWh/mês. A medida vai beneficiar diretamente mais de 350 mil famílias em todo o Estado.
Atualmente, a isenção do ICMS é concedida a 222,8 mil unidades com consumo mensal de até 50 kWh/mês. Com a ampliação da isenção do imposto para 80 kWh/mês, 359 mil unidades serão beneficiadas. A nova faixa de isenção já começa a valer nos próximos ciclos de faturamento das distribuidoras de energia elétrica que operam no Maranhão.
Congresso de Cardiologia
O UDI Hospital Rede D’Or participa do 44º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia e do 17º Congresso Maranhense de Cardiologia.
Os dois eventos ocorrem juntos, até este sábado, 2 de agosto, no Hotel Blue Tree Premium, no Calhau.
Além da participação da equipe de Cardiologia do UDI Hospital, referência em atendimento cardiológico no Maranhão, será realizada, nesta quinta-feira (31), a partir das 13h30, a transmissão (para médicos e profissionais da saúde participantes) de um procedimento cardíaco ao vivo direto do setor de hemodinâmica do UDI Hospital, a ser realizado pelos cardiologistas Gustavo Gama e Márcio Barbosa.
Morango do Amor
O sucesso comercial do doce batizado de Morango do Amor pode se transformar em uma grande dor de cabeça. Isso porque “morango do amor” é uma marca registrada por uma famosa fábrica de doces: a Peccin. A indústria é responsável por outros doces conhecidos, como o Trento. Mas boa parte da produção é de balas, chicletes e pirulitos.
Morango do Amor batiza um pirulito que, assim como o doce que virou trend, tem “casquinha” e recheio mastigável. A marca foi registrada pela Peccin em 2010. E, por conta disso, a exploração da marca sem autorização do titular pode configurar uso indevido, sujeito a medidas judiciais, administrativas ou até criminais.
Abertura de Zé Ramalho
Neste domingo (3), São Luís será palco de uma celebração especial da música brasileira com o show de Zé Ramalho, um dos grandes nomes do cancioneiro popular nordestino. O evento marca um encontro simbólico entre gerações de artistas, reunindo tradição, renovação e emoção.
Antes da aguardada apresentação de Zé Ramalho, o público será recebido pela voz e pelo violão de PV Silveira, jovem artista maranhense que vem se destacando por sua musicalidade sensível, poética e autêntica. A abertura dos portões será às 18h30, no Espaço Reserva.
Abertura de Zé Ramalho...2
Além de PV, a noite contará ainda com o Forró de Mel e o cantor PP Júnior, que encerra a programação após o show de Zé Ramalho.
Com um repertório intimista, no formato voz e violão, PV abre a noite com um passeio afetivo por clássicos da música brasileira e canções autorais que dialogam com a tradição, sem abrir mão da originalidade.
O artista já foi responsável pela abertura de shows de nomes consagrados como Geraldo Azevedo e Pinduca, experiências que vêm consolidando seu nome entre os novos talentos da música popular.
DE RELANCE
Nem carne, nem peixe
O chef francês Alain Passard, conhecido pelo seu domínio das técnicas de assados, decidiu eliminar quase todos os produtos de origem animal do cardápio do seu restaurante com três estrelas Michelin, o L’Arpège, em Paris..
Esta mudança vem no seguimento da sua decisão anterior de eliminar a carne vermelha dos pratos do Arpège no início dos anos 2000. O menu atualizado de Passard exclui a carne, o peixe e os lacticínios, embora o mel proveniente das colmeias do próprio restaurante continue a ser uma excepção.
Passard disse que foi motivado pela sua paixão pela natureza, acrescentando que a utilização de vegetais sazonais também reduziria o impacto ambiental do restaurante.
Encontro de Presidentes de TJs
Palco de momentos marcantes da história do Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo recebeu na noite da última quarta-feira (30/7), a solenidade de abertura do XVI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), reunindo magistrados e magistradas de todo o Brasil para discutir os desafios e o futuro do Judiciário estadual até este primeiro sábado de agosto.
A solenidade contou com a presença do ex-presidente José Sarney e outras autoridades do sistema de Justiça, Legislativo e Executivo. A abertura solene contou com homenagens, conferência magna com o ministro Flávio Dino e leitura da Carta de São Luís do Fórum Nacional do Poder Judiciário para o Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas.
Ao dar as boas-vindas, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, destacou o papel do Poder Judiciário e a riqueza cultural do Maranhão, sua história rica em tradições culturais e belezas naturais, fruto da miscigenação de indígenas, europeus e africanos, ressaltando a honra e a responsabilidade de receber, pela primeira vez, os/as presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil.
Em sua fala, o desembargador enalteceu o Maranhão como um estado de “gente cativante”, com uma rica produção literária, musical e artística que floresce no estado, destacando o poeta Gonçalves Dias e o dramaturgo Arthur Azevedo.
Encontro de Presidentes de TJs...2
A defesa da democracia brasileira foi destacada pelo ministro do STF Flávio Dino, e pelo ex-presidente da República José Sarney, um dos homenageados na solenidade.
O Conselho de Presidentes homenageou autoridades com a entrega da Medalha de Honra Consepre.
Foram homenageados, além do ex-presidente José Sarney, o ministro Flávio Dino; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; os ministros do STJ, Reynaldo Fonseca e Joel Ilan Paciornik; os conselheiros do CNJ Alexandre de Freitas e Guilherme Feliciano; as conselheiras Daiane Nogueira, Renata Gil e Daniela Madeira; e os desembargadores Paulo Velten (TJMA) e Sérgio Martins (TJMS).
Falando em nome dos homenageados, José Sarney manifestou a gratidão pela honraria e reconhecimento, destacando sua ligação com a justiça brasileira por laços profissionais e familiares, enfatizando o papel da Justiça enquanto um dos pilares da democracia.
Congresso de Saúde Integrativa
A capital maranhense será palco de um dos maiores encontros de saúde integrativa da América Latina.
Entre os dias 14 e 16 de agosto, o Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, sediará o 6º Congresso Brasileiro e Internacional Multidisciplinar – Conbraim, promovido pelo Espaço de Saúde Integrativa, com apoio da Fapema, Governo do Estado do Maranhão e Universidade Federal do Maranhão.
Com o tema “Ciência, Interatividade e Conexão”, o congresso reunirá profissionais do Brasil, Portugal, Argentina, Paraguai, Reino Unido e Estados Unidos para debater o futuro da ciência e da medicina integrativa, compartilhando evidências científicas, experiências clínicas e desafios contemporâneos.
Congresso de Saúde Integrativa...2
Voltado para médicos, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, veterinários, fisioterapeutas, professores de educação física, biomédicos, enfermeiros, terapeutas e estudantes, o Congresso de Saúde Integrativa terá uma programação multidisciplinar intensa, com mais de 100 palestrantes confirmados e expectativa de 2.000 participantes.
O Conbraim 2025 abordará temas de alta relevância como medicina regenerativa, inteligência artificial aplicada à saúde, neurociência, terapia neural, aromaterapia, nutrição funcional, ozonioterapia, endocanabinologia, psicologia do esporte, homotoxicologia, acupuntura, medicina estética, autismo, doenças autoimunes, saberes indígenas, entre outros.
Entre os nomes de destaque estão o Dr. Renato Leça, a Dra. Karla Tratsk, a Dra. Acácia Jordão, a Dra. Helena Fraga, além de convidados internacionais como Dr. Peter A. McCullough (EUA), Dra. Tess Lawrie (Reino Unido), Dr. Gonzalo Andina (Argentina) e Dr. Orlando Silva (Portugal).
Congresso de Saúde Integrativa...3
O congresso contará com oficinas teóricas, práticas e com aparelhos, proporcionando uma imersão única em técnicas atualizadas e terapias inovadoras. Haverá ainda espaços para networking, troca de experiências e discussões éticas e científicas que envolvem desde a medicina tradicional até terapias complementares avançadas.
Com uma estrutura moderna e acessível, o Multicenter oferece salas e auditórios para receber atividades simultâneas com total conforto.
A organização destaca que o evento será 100% presencial, incentivando o contato direto entre os participantes e ampliando o potencial de aprendizado e colaboração.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link oficial: https://phpsistemaseirelime.com.br/conbraim/formulario_inscrição_oficina.php
Blue Tree SL ganha nova categoria
O Blue Tree São Luís Hotel acaba de conquistar a categoria Premium, cuja mudança foi anunciada na noite da última quarta-feira (30) durante um coquetel só para convidados.
A transição de Towers para Blue Tree Premium representa um padrão ainda mais elevado de qualidade, conforto e excelência nos serviços prestados.
A solenidade contou com a presença da fundadora e presidente do Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, uma das empresárias mais respeitadas do setor hoteleiro brasileiro, reconhecida internacionalmente por sua liderança e visão estratégica. Sua vinda a São Luís reforça a importância da unidade maranhense para o grupo e chancela o novo momento do hotel, que tem se consolidado como referência em hospitalidade na capital maranhense.
Faz Teu Nome
Já estão abertas, no site fazteunome.sebraema.com, as inscrições gratuitas para a primeira edição do Faz Teu Nome, iniciativa do Sebrae com a perspectiva de ser o maior evento estudantil do Maranhão, dedicado à Educação Empreendedora.
O evento acontece nos dias 21 e 22 de agosto, com vasta programação no Complexo Multicenter Negócios e Eventos.
E é destinado a jovens do ensino fundamental, médio e superior, além de educação profissional e EJA (Educação de Jovens e Adultos), possibilitando a estes explorar seu potencial e descobrir como transformar paixões e aptidões em atitudes e posturas para o sucesso.
Nesta primeira edição, o Faz Teu Nome reunirá também professores, pais, comunidade escolar e atores do ecossistema estadual de educação estadual, com participação de representações de todo o estado.
Biorrefinaria em Balsas
A região Sul do Maranhão, que inclui municípios como Balsas, é uma das que mais cresce no estado. Para continuar se desenvolvendo é necessário implementar políticas que estimulem a educação básica, a capacitação profissional e que criem oportunidades de emprego.
Nesse sentido, o Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) tem buscado ampliar a sua presença na região visando fortalecer o sistema industrial local, promover inteligência competitiva e a colaboração entre diversos setores. Daí a importância de empreendimentos como o da Inpasa, obras como as do Programa Minha Casa, Minha Vida e o investimento de mais de R$ 14 milhões na ampliação e reforma da unidade do SENAI em Balsas.
A agenda da comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) foi realizada nos dias 31 de julho e 1º de agosto. Conduzida pelo presidente da Federação, Edilson Baldez, a série de visitas contou ainda com a participação dos vice-presidentes executivos da entidade, Luiz Fernando Renner, Benedito Mendes e Fábio Nahuz, além da vice-presidente Cintia Cristina Ticianeli e do diretor Ricardo Ataíde.
Maranhão Fashion Week 2025
A Casa da Indústria, em São Luís, foi palco, na última quinta-feira de julho (31), do lançamento oficial da 6ª edição do Maranhão Fashion Week (MAFW) 2025, que acontece de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos, dentro da programação da Expo Indústria Maranhão.
O CEO do Circuito Nacional Fashion Week (CNFW), Kyann Kartz, e a presidente do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Maranhão (Sindvest), Ana Rute Mendonça, apresentaram as novidades da edição, incluindo a nova identidade visual do evento, os projetos de estandes e lounges, além de promover um diálogo sobre empreendedorismo feminino com empresárias do setor, como Maria José Melo Ferreira (Marizé Modas), Reijane Almeida (Sebrae-MA) e a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda.
Representando a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), entidade apoiadora do evento, a diretora Leonor Carvalho destacou o papel da moda como vitrine de negócios e oportunidades para jovens talentos.
O encerramento da cerimônia contou com um desfile produzido por alunos do curso de Moda e Vestuário do Senac, apresentando uma coleção baseada no conceito de upcycling, reforçando o compromisso do MAFW com a sustentabilidade.
Conferência e legado
Começa hoje a contagem regressiva de 100 dias para a abertura da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, a partir de 10 de novembro deste ano.
Apesar do preço das hospedagens ainda dominar a pauta, a expectativa é de que nas próximas semanas, com as organizações internacionais definindo a questão das acomodações, a cidade comece a abrigar debates prévios relacionados às mudanças climáticas.
Belém não é Dubai
Nos últimos dias, a notícia de que 25 países solicitaram a transferência da sede da COP30 de Belém para outra cidade acendeu um alerta vermelho.
A motivação principal é clara – e escandalosa: o abuso nos preços de hospedagem. Diárias em hotéis simples ultrapassam a casa dos R$ 7 mil, um valor que beira o inacreditável e compromete o princípio básico de uma conferência que se pretende ampla, inclusiva e acessível, como reiterou em nota o governo brasileiro.
A menos de cem dias do início do evento, cogitar a mudança de sede seria um desrespeito com as milhares de pessoas que já compraram passagens, reservaram hospedagem e organizaram suas agendas com base na realização da COP em Belém.
Além disso, jogaria por terra anos de preparação, centenas de milhões em investimentos públicos e, especialmente, o principal ativo simbólico desta conferência: sua realização no coração da Amazônia.
Belém não é Dubai...2
A COP30 não será uma cúpula genérica em uma capital global. Foi pensada para ser uma conferência conectada ao território mais estratégico do planeta no debate climático – a floresta amazônica.
Sobretudo, um gesto de reconhecimento à importância do bioma, à cultura amazônica e à urgência de se ouvir quem vive a floresta por dentro.
Retirar a COP de Belém agora seria não apenas um retrocesso logístico, mas uma derrota política e simbólica.
A ganância de alguns setores da hotelaria não pode contaminar o esforço coletivo de preparar uma reunião histórica. Belém não é Dubai, sede da COP28 – e não deve ser.
Obrigação de ligar
A declaração de Donald Trump na sexta-feira deixa o presidente Lula na obrigação de tomar a iniciativa do diálogo.
Se Trump está disposto a conversar, Lula precisa tomar a iniciativa e telefonar. Existe a barreira do idioma, mas para isso existem intérpretes na diplomacia.
Melhor seria um encontro presencial, olho no olho, na companhia do chanceler Mauro Vieira e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Não é hora de bravata nem de preconceito. O que está em jogo é um prejuízo bilionário para o Brasil.
Para escrever na pedra:
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. Do filósofo Sócrates
TRIVIAL VARIADO
Perdi mais um amigo: o jornalista José Roberto Dias Guzzo, mais conhecido como J. R. Guzzo, morreu na madrugada deste sábado (2/8), às 5h, aos 82 anos, após sofrer um infarto. Ele era colunista do Estadão.
Denunciado: Bruno Henrique, do Flamengo, pode ser suspenso por 2 anos por ter forçado cartões amarelos para beneficiar os apostadores.
“Se Eu Fosse Você”: Tony Ramos e Glória Pires retornarão aos seus papéis para um terceiro filme, que começa a ser rodado neste domingo.
Prioridade: com o fim do recesso no Senado, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, deverá focar no projeto de Regularização Fundiária. A meta é destravar o PL 510/2021, que prevê medidas para acelerar o processo de titulação de terras no Brasil.
Prioridade...2: de acordo com o relatório do Banco Mundial sobre a agricultura brasileira, a situação de pobreza na Região Norte é agravada pela falta de segurança na titularidade das propriedades.
Restrições: a não regularização, segundo o órgão, restringe a capacidade dos produtores para acessar crédito, programas de assistência governamental e oportunidades de mercado.
Feminicídio: agosto é o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, o “Agosto Lilás”, e o Sistema Estadual de Segurança Pública do Pará integra a operação nacional “Shamar”, idealizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Feminicídio …2: o objetivo é fortalecer as ações preventivas, ostensivas e repressivas em combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, e principalmente, os casos de feminicídios.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.