cultura

Academia Maranhense de Letras celebra 117 anos com carta inédita de Gonçalves Dias

Documento raro, no qual o poeta desmente boatos sobre sua própria morte, será apresentado ao público em evento nesta quinta-feira (7), no centro histórico de São Luís.

Na Mira, com informações de assessoria

Escritor e poeta Gonçalves Dias.
Escritor e poeta Gonçalves Dias. (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Academia Maranhense de Letras (AML) antecipa, nesta quinta-feira (7), a comemoração pelos seus 117 anos de fundação com uma programação especial que inclui a apresentação de um documento inédito: uma carta escrita por Gonçalves Dias, datada de 23 de agosto de 1862. O evento será realizado a partir das 17h, na sede da instituição, localizada no centro histórico de São Luís.

O manuscrito integra agora o acervo da AML e foi doado pelo acadêmico Joaquim Haickel, que adquiriu o item junto ao colecionador Rodrigo Fioravante. A peça será apresentada ao público pelo presidente da academia, Lourival Serejo, com participações do doador, do colecionador e do professor José Neres, pesquisador da obra de Gonçalves Dias, que comentará o conteúdo da carta.

O documento foi escrito em Paris e enviado por Gonçalves Dias ao amigo Antônio Henriques. Nele, o poeta desmente rumores divulgados na imprensa brasileira sobre um suposto naufrágio que teria causado sua morte. O episódio, embora desmentido na época, antecipa de forma trágica o falecimento do escritor, que morreu em 9 de julho de 1864, vítima de um naufrágio na costa do Maranhão.

A programação continua às 18h30 com a apresentação da peça teatral “O pedido”, escrita e dirigida por José Neres, com atuação de Linda Barros.

A Academia Maranhense de Letras foi fundada em 10 de agosto de 1908 e tem como patrono o poeta Gonçalves Dias. A instituição reúne escritores, acadêmicos e pesquisadores com foco na preservação da cultura e da memória literária do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.