(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Casamento de Bruno e Giovanna

E mais: Eleição Online no Pará

PH

Atualizada em 11/08/2025 às 10h04
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank com os filhos Titi, de 12 anos, que se emocionou muito, Bless, de 10, e Zyan, de 5
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank com os filhos Titi, de 12 anos, que se emocionou muito, Bless, de 10, e Zyan, de 5

Casamento de Bruno e Giovanna

Votos emocionantes, vestido dois em um, torre de taças… O que rolou no casamento de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso.

O ator Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank celebraram os 15 anos de união com uma cerimônia no último sábado (9). O evento aconteceu no rancho do casal, no interior do Rio de Janeiro.

Segundo Giulia Costa, em O Globo, a renovação de votos foi conduzida pelo pastor Henrique Vieira. O noivo subiu ao altar acompanhado da filha Titi, de 12 anos, que se emocionou muito. Já Giovanna entrou ao lado de Bless, de 10, e Zyan, de 5. Durante a festa, o casal brindou diante de uma torre de taças de champanhe.

A noiva fez um discurso emocionado no altar. Bruno também se declarou

A festa contou com apresentações musicais especiais. Feyjão, Maria Gadú e Francisco Gil cantaram no palco. Carolina Dieckmmann fez uma homenagem a Preta Gil junto com a neta da cantora, Sol de Maria.

Os looks da celebração vieram de fora do país e foram selecionados pelo stylist Pedro Sales. O vestido de noiva é da turca Dilara Findikoglu. Após a cerimônia, Giovanna removeu a cauda e adotou um modelo de saia mais curta para curtir a festa. Ela também colocou botas.

A festa de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank teve torre de taças de champanhe. Não vai demorar muito e a ideia vai virar moda
A festa de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank teve torre de taças de champanhe. Não vai demorar muito e a ideia vai virar moda

Mudança no consumo da notícia

Há algumas semanas, a pesquisa Digital News Report divulgou um dado impressionante: 44% dos jovens consomem notícias principalmente por meio de plataformas de redes sociais, como Instagram e TikTok.

Essa mudança no consumo cresce em todo o mundo, tornando essas plataformas a principal porta de entrada de conteúdo, superando, por exemplo, a televisão.

O dado desenha um importante desafio: ao serem percebidas como espaços informativos e não de entretenimento, essas plataformas usurpam o lugar do jornalismo sem cumprir sua função.

Seus conteúdos seguem lógicas algorítmicas que priorizam engajamento e viralidade: ou seja, são curtos, simplificados e recheados de emoção para captar atenção.

Não por acaso, a mesma pesquisa mostrou que 58% dos participantes têm dificuldade de diferenciar o que é real do que não é nessas plataformas. Em contextos assim, a tendência é buscar aquilo que nos conforta emocionalmente, e não o que foi verificado e contextualizado.

A verdade passa a ser uma questão de opinião.

Deu pra ti, Veo 3

É um vendaval. Dias depois de o Google lançar o gerador de vídeos Veo 3, a internet já estava tomada pelos videozinhos produzidos por inteligência artificial com imagens e som incrivelmente realistas. É tanto, com tanta gente fazendo os vídeos, que saturou. Encheu os tubos, para não dizer outra coisa.

Já no primeiro contato, o Veo 3 se revelou uma daquelas maravilhas da tecnologia que surgem a cada 10 anos. Com ele, sem dúvida, há o antes e o depois na produção de vídeos. Qualquer garoto em seu quarto tem agora diante de si uma ferramenta simples capaz de gerar efeitos especiais e filmes que antes pareciam restritos aos estúdios de Hollywood.

É tão rápido e barato fazer brotar cenas que, na vida real, custariam centenas de milhares de dólares que o troço, previsivelmente, explodiu. Alguns que sacaram mais rápido criaram personagens transformados em fenômeno instantâneo de publicidade.

Como foi um sucesso, logo surgiu um comboio de imitadores. Agora, mal se abre uma rede social e já tem alguém postando ou repassando videozinhos com piadas da quinta série. Foi divertido ali no início, mas no nonagésimo sexto vídeo do dia com o mesmo estilo a coisa claramente torrou a paciência.

A nova onda

Na corrente oposta dos vídeos por IA, a raridade e, portanto, o que tem mais valor, passará a ser a produção e o contato humanos.

Autenticidade será a partir de agora a moeda mais valorizada porque, como o ouro no solo, ela não é abundante.

As empresas que trocarem seus irritantes robôs virtuais por atendentes humanos prestarão um serviço melhor e mais disputado. O artesanato crescerá de relevância. Pinturas, esculturas, filmes e textos primorosos, desde que feitos com e por gente real com estilo único, poderão ser cobrados a preços mais altos.

No mundo da inteligência virtual, a nova onda será a do toque humano. 

Microperfusão isolada

Nova técnica de quimioterapia para câncer de pâncreas é testada pela 1ª vez no País por equipe do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.

A química é chamada microperfusão isolada e está sendo testada em uma paciente de 84 anos. Esta é a primeira vez que essa técnica é utilizada no Brasil. 

O método visa aplicar o quimioterápico diretamente no tumor, isolando a circulação arterial da região, com o objetivo de reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia sistêmica. 

Tempo de vida previsto

Visão geral criada por IA: o tempo de vida de uma pessoa com câncer de pâncreas varia muito e depende de vários fatores, incluindo o estágio da doença no momento do diagnóstico, a saúde geral do paciente e a resposta ao tratamento. 

Geralmente, o prognóstico é reservado, e a maioria dos pacientes vive entre 6 meses a 1 ano após o diagnóstico. 

No entanto, existem casos de pessoas que vivem mais, especialmente se o câncer for diagnosticado em estágios iniciais e se o tratamento for eficaz. 

Sábado, o engenheiro Astrogildo Quental veio de Brasília comemorar a nova idade de sua amada Helen Salomão, com jantar romântico no bistrô Grand Cru
Sábado, o engenheiro Astrogildo Quental veio de Brasília comemorar a nova idade de sua amada Helen Salomão, com jantar romântico no bistrô Grand Cru
Helen Salomão e  Astrogildo Quental com os amigos Flávia e Nilson Ferraz, que também pontificavam sábado no jantar do Grand Cru
Helen Salomão e  Astrogildo Quental com os amigos Flávia e Nilson Ferraz, que também pontificavam sábado no jantar do Grand Cru

DE RELANCE

Eleição Online no Pará

O Pará sai na frente e não vai demorar muito para os demais estados seguirem o exemplo.

Pela primeira vez na história da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA) a eleição para o Quinto Constitucional será realizada de forma totalmente online, nesta segunda-feira (11).

Será utilizado o VotaNet, sistema do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), já aplicado em outras eleições.

Os advogados e advogadas aptos a votar receberão, do órgão, um link de votação, que também ficará disponível no site da OAB-PA.

Ao acessar, será necessário entrar com login e senha do Gov.br, plataforma oficial do governo federal, e registrar o voto em até seis candidatos.

Eleição Online no Pará...2

O único requisito é estar com a anuidade em dia e com o cadastro atualizado.

A partir dessa etapa, será formada a chamada lista sêxtupla, com os seis escolhidos, a ser enviada ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).

A Corte, então, formará a lista tríplice, reduzindo os candidatos a três nomes, que serão encaminhados ao governador do Estado, responsável por escolher e nomear o próximo desembargador ou desembargadora que representará a advocacia nas decisões do Judiciário estadual.

Vetos animam entidades

O veto a 63 dos 400 artigos da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, sancionada pelo presidente Lula na sexta-feira (08/09), foi recebido com certo otimismo por ambientalistas e organizações do setor.

Embora a análise minuciosa do texto final ainda esteja em andamento, a decisão presidencial já é vista como um avanço pela comunidade ambiental.

O projeto original, aprovado pela Câmara dos Deputados com o objetivo de simplificar os procedimentos de licenciamento, havia gerado intensa polêmica e dividido opiniões, recebendo críticas de especialistas e da própria ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A postura do governo de se mostrar mobilizado e contrário ao projeto de lei é algo realmente importante neste momento, pois demonstra os riscos que essa proposta poderia causar ao meio ambiente do país.

Ameaças da embaixada

O que já era grave ficou ainda pior depois da ameaça feita pela embaixada dos EUA no Brasil a quem apoiar ou “facilitar as condutas” do ministro Alexandre de Moraes.

Quando o governo Trump diz que está monitorando e que “estão todos avisados”, trata o Brasil como uma republiqueta e dá margem para especulações sobre o que exatamente os EUA podem fazer.

Bons tempos em que as relações diplomáticas eram discutidas em conversas de alto nível entre os embaixadores e os encarregados de negócios.

Hoje, Trump anuncia pelas redes sociais um tarifaço – e não faz isso apenas contra o Brasil.

A balbúrdia em Brasília

A semana que marcaria a volta dos trabalhos legislativos em Brasília no segundo semestre chegou ao fim como uma das mais deprimentes da história do Congresso Nacional.

Começou com uma balbúrdia sem precedentes, em que deputados e senadores tomaram de assalto as mesas diretoras das duas Casas e impediram ou tumultuaram sessões.

O motim que durou quase 40 horas, com truculência e cenas coreografadas para as redes sociais, se encerrou, ao que parece, graças a um acordo voltado a dificultar investigações relacionadas aos parlamentares e outros políticos.

O preço para acabar com o sequestro, em especial da Câmara, foi encaminhar mais uma pauta meramente corporativa e de autoproteção, enquanto matérias de interesse do país seguem paradas.

É mais um episódio a demonstrar que não há pudor quando o Congresso acha uma oportunidade para amealhar vantagens ou se salvaguardar do risco de punição por malfeitos.

Hugo Motta quer demonstrar força

Tratado como “frouxo” por não ter determinado punição imediata aos deputados que bagunçaram o plenário da Câmara, ocuparam as cadeiras da Mesa Diretora e impediram a realização de sessões, o presidente Hugo Motta resolveu endurecer com os deputados para tentar recuperar a autoridade ameaçada.

Com aval dos demais integrantes da Mesa, Motta indicou a suspensão de 14 deputados por até seis meses. Entre eles, um maranhense Allan Garcês (PP-MA). acusado de protagonizar atos que extrapolaram os limites constitucionais e regimentais da atividade parlamentar, configurando manifesta quebra de decoro parlamentar, e de agir de forma deliberada, coordenada e persistente, ocupando fisicamente as dependências da Mesa Diretora para impedir a instalação e a continuidade regular das sessões plenárias.

Se os deputados forem mesmo punidos, vai depender da Corregedoria e do Conselho de Ética. É possível que tenham punição mais branda, mas alguma coisa a Câmara pretende fazer.

Luciano Gomes com a filha Rafaela, que amanhã (12/8) completa 15 anos, mas preferiu comemorar a nova idade fazendo uma viagem internacional
Luciano Gomes com a filha Rafaela, que amanhã (12/8) completa 15 anos, mas preferiu comemorar a nova idade fazendo uma viagem internacional

Para escrever na pedra:

“O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela”. De Fernando Pessoa, no Livro do Desassossego.

TRIVIAL VARIADO

Miragem: os dados do Ministério do Desenvolvimento apontaram um crescimento de 11% nas exportações brasileiras para os EUA entre junho e julho de 2025. Parece positivo, mas não é.

Miragem...2: o aumento foi motivado pelo tarifaço anunciado por Washington em 9 de julho. A explicação é que, nesse período, empresas brasileiras correram para embarcar seus produtos antes da vigência das novas tarifas, o que provocou a alta artificial, que não representa aumento real de vendas para o exterior.

Comportamento: estudo global revela que homens têm mais doenças crônicas, morrem mais cedo e evitam o sistema de saúde.

Lei dos Estrangeiros: o Tribunal Constitucional de Portugal derrubou na sexta-feira pontos do pacote anti-imigração do governo. Entre as normas que caíram está a limitação ao reagrupamento familiar – familiares de imigrantes legalizados podem se juntar a eles em território português. A medida beneficia 600 mil brasileiros que moram no país e aqueles que pretendem viver lá. 

Fofas: cacatuas podem fazer 30 movimentos de dança, segundo estudo publicado na revista científica Plos One.

Jagarajó: lançado na última sexta-feira (8), pelo escritor paraense Ernesto Feio Boulhosa, o livro “Jagarajó” reúne memórias, reflexões e lirismo sobre uma Amazônia profunda, com destaque para a comunidade marajoara que dá nome ao título. É um retrato poético do pertencimento caboclo e dos desafios da preservação cultural e ambiental da região.

Regras ambientais: Lula veta pontos polêmicos da nova lei de licenciamento. Presidente barrou ampliação da autodeclaração de empresas e a permissão para que Estados tenham normas próprias. Discussão retorna ao Congresso.

‘Adultização’: após vídeo sobre ‘adultização’ viralizar, Hugo Motta diz que a Câmara vai pautar projetos sobre crianças nas redes sociais.

Abuso infantil: vídeo feito pelo youtuber Felca já tem mais de 25 milhões de visualizações e abre debate sobre abusos contra crianças na internet.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.