CULTURA

‘O Agente Secreto’ é o filme de abertura da edição dos 18 anos do Festival Maranhão na Tela

Longa de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, premiado em Cannes será exibido em São Luís no dia 18 de setembro pelo Festival Maranhão na Tela.

Na Mira, com informações de assessoria

Atualizada em 16/08/2025 às 16h23
‘O Agente Secreto’ é o filme de abertura da edição dos 18 anos do Festival Maranhão na Tela.
‘O Agente Secreto’ é o filme de abertura da edição dos 18 anos do Festival Maranhão na Tela. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS -  O Festival Maranhão na Tela celebra 18 anos em grande estilo. A abertura da edição comemorativa contará com a exibição de “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, que será exibido no dia 18 de setembro, às 19h30, no Kinoplex Golden, em São Luís. O filme chega ao público maranhense após conquistar prêmios de peso em Cannes 2025 e antes mesmo de estrear comercialmente no país.

Ambientado nos anos 1970, em plena ditadura militar, “O Agente Secreto” acompanha a trajetória de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula, colocando em risco sua vida em um Brasil marcado pela repressão política.

Do tapete vermelho de Cannes ao Maranhão

Aclamado pela crítica internacional, o filme garantiu quatro prêmios em Cannes: melhor direção para Kleber Mendonça Filho, melhor ator para Wagner Moura, além do Prêmio da Crítica (Fipresci) e o Prix de Cinémas d'Art et Essai. A produção também arrancou mais de dez minutos de aplausos em sua primeira exibição no festival francês. Publicações como o The Hollywood Reporter apostam que será um dos melhores filmes do ano.

Antes de chegar ao Maranhão na Tela, o longa terá apenas uma exibição nacional: no Festival de Brasília, em 12 de setembro. 

Programação histórica

A edição de aniversário do Maranhão na Tela promete marcar a história dos festivais de cinema. Além de “O Agente Secreto”, a programação exibirá no encerramento o premiado “O Último Azul”, vencedor em Berlim, e contará ainda com “Ainda Estou Aqui”, laureado com o Oscar.

“Seremos o único festival no mundo a exibir os longas brasileiros premiados nos três principais festivais do planeta. Isso nos orgulha e nos incentiva ainda mais para trazer o melhor para o público maranhense”, afirma a idealizadora do festival, Mavi Simão.

A apresentação ficará a cargo da jornalista, diretora e crítica de cinema Simone Zucolotto, que é também repórter e editora do Canal Brasil. O evento tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc.

A trama de “O Agente Secreto”

Escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa se passa em 1977. Marcelo (Wagner Moura), professor de tecnologia, deixa São Paulo para viver em Recife, buscando fugir de um passado misterioso e violento. Ao chegar em plena semana de Carnaval, percebe que a cidade que deveria ser seu refúgio se torna palco de tensão crescente. Espionado pelos vizinhos e cercado por lembranças que insistem em persegui-lo, ele descobre que a tranquilidade desejada está cada vez mais distante.

Veja o trailer: 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.