(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Carol Costa na noite do Mamma

E mais: Maranhão na ABCasa Fair

PH

Atualizada em 18/08/2025 às 11h23
Na sempre alegre e concorrida noite do restaurante Mamma, no Calhau, em noitada de fim de semana com show da cantora Morgana Storm, a presença cintilante de Carol Costa, vista ao lado deste Repórter PH
Na sempre alegre e concorrida noite do restaurante Mamma, no Calhau, em noitada de fim de semana com show da cantora Morgana Storm, a presença cintilante de Carol Costa, vista ao lado deste Repórter PH

Tempo de incertezas

Diante do nível elevado de incertezas, o empresariado aguarda que o governo federal implemente com rapidez todas as medidas anunciadas na semana passada para socorrer as empresas atingidas com o tarifaço norte-americano.

Muitas medidas ainda dependem da elaboração de regras para que vigorem. É o caso da linha de crédito de R$ 30 bilhões, sem taxa de juro ou critério de acesso definidos. O adiamento do recolhimento de impostos federais depende de ato normativo da Fazenda. Um projeto de lei complementar terá de ser enviado ao Congresso para permitir a devolução de tributos pagos por empresas exportadoras.

Há dúvida se fornecedores de empresas que exportam também serão beneficiados. Tampouco há clareza sobre mecanismos de proteção a empregos. Não há prazo para esses detalhes de vital importância serem conhecidos.

É hora de o governo federal ser mais ágil para minimizar o risco de o bom momento do mercado de trabalho no Estado e no país virar.

Um ícone da literatura

Com princípio de pneumonia, o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo está internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Aos 88 anos, ele está em estado grave e sob cuidados intensivos desde o dia 11 de agosto.

LFV vinha enfrentando uma série de problemas de saúde nos últimos anos, incluindo um AVC, sofrido em 2021, o diagnóstico de Parkinson e uma cirurgia na mandíbula. Em razão disso, tinha os movimentos e a fala limitados, mas seguia em casa com a família, lendo, vendo TV e jogando paciência.

Ele já estava com limitações há bastante tempo e cada vez mais debilitado. Neste último mês, a situação piorou.

Nascido em Porto Alegre, Verissimo é um dos mais importantes escritores brasileiros. É cronista de verve afiada e criador de personagens emblemáticos da literatura, como o célebre Analista de Bagé, a impagável Velhinha de Taubaté e a Família Brasil. São mais de 80 livros publicados.

Prima Facie

O espetáculo “Prima Facie” será apresentado em São Luís estrelado por Débora Falabella, em seu primeiro solo teatral, dirigido por Yara de Novaes. O espetáculo cumprirá temporada especial no Teatro Arthur Azevedo, nos dias 29, 30 e 31 de agosto.

Desde a estreia no West End, em Londres (2022), protagonizada por Jodie Comer (“Killing Eve”), a peça foi aclamada pela crítica, arrebatou prêmios como Olivier Awards, Tony Awards e Drama Desk Awards, além de estrear na Broadway em 2023, repetindo o êxito.

Críticos do The New York Times, The Guardian e The Washington Post classificaram “Prima Facie” como “necessária de ser vista”.

Mais que teatro, o espetáculo provocou impacto real: após sessões em Londres, juízes reformularam orientações dadas a júris em casos de agressão sexual, e a versão filmada se tornou obrigatória no treinamento de novos magistrados britânicos.

Acelera Elas

Um momento único, especial e imperdível para as mulheres empreendedoras maranhenses será realizado no Centro de São Luís neste mês de agosto.

Nesta terça-feira (19), a Rede Nave realiza o “Seminário Acelera Elas – Conectando Saberes, Fortalecendo Redes para o Empreendedorismo Feminino”, um espaço para encontro e troca de experiências, soma dos conhecimentos e fortalecimento de conexões.

O evento será realizado no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, localizado na Rua Rio Branco, na região central da capital maranhense – com palestra, painel e debates.

Projeto Ilha Bela

Lançado o projeto Ilha Bela, que vai oferecer gratuitamente 100 vagas para aulas de balé destinadas a crianças de 3 a 13 anos, e 100 vagas para aulas de capoeira, voltadas para crianças de 6 a 14 anos, no polo da Cidade Operária.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de link disponível no Instagram do vereador Paulo Victor. Podem se inscrever crianças da Cidade Operária e região.

A iniciativa busca ampliar o acesso à prática esportiva e cultural, proporcionando às crianças oportunidades de aprendizado, socialização e desenvolvimento físico e emocional.

Projeto Ilha Bela...2

O balé, além de trabalhar a disciplina e a postura, contribui para a coordenação motora, flexibilidade e musicalidade, desenvolvendo também a concentração e a autoestima dos pequenos.

Já a capoeira, patrimônio cultural brasileiro, une arte marcial, música e cultura, favorecendo o condicionamento físico, a agilidade e o respeito ao próximo, além de reforçar a identidade cultural.

Feira de Móveis

Empresários do setor moveleiro de Imperatriz participaram da Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis, encontro voltado à indústria moveleira e de base florestal. O evento foi realizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, reunindo mais de 35 mil profissionais de vários países e movimentando mais de US$ 350 milhões em negócios.

A missão empresarial foi organizada pelo Sindicato das Indústrias de Mobiliário de Imperatriz e contou com o apoio da Fiema, Senai-MA e Sebrae-MA.

Durante a programação, o grupo acompanhou de perto tecnologias de ponta e práticas de gestão apresentadas por marcas de destaque como Häfele, Blum, SCM Group, Duratex, Arauco e Berneck. A programação também incluiu visitas técnicas a empresas referência no setor, como Castini, Perfar Móveis, MultiMóveis e ao Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, em Bento Gonçalves. 

Maranhão na ABCasa Fair

O Maranhão marcou presença na ABCasa Fair, maior feira de casa e decoração do Brasil. Os sócios-proprietários da Maison Eventos & Buffet, Shaullo Freire e Thiago Pimenta, participaram do evento, realizado na Expo Center Norte, em São Paulo, e que reuniu, em um só lugar, artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas, entre diversos outros.

Eram mais de 350 expositores espalhados no pavilhão. A Maison Eventos & Buffet, por intermédio de seus representantes, aproveitou o evento para network e troca de experiências, buscando as novas tendências do setor.

Trata-se de uma das maiores feiras Business-to-Business da América Latina. Profissionais de todo o Brasil e do exterior participaram do evento, que envolveu os mais diversos segmentos, entre restaurantes, buffets, lojas de presentes, hotéis, lojas de casa e decoração, confeitarias, lojas de flores, de presentes criativos, de cama, mesa e banho e por aí vai.

Nascido em 1º de outubro de 1935, o ex-deputado, ex-governador, ex-senador e, atualmente, vereador em Bacabal, João Alberto de Souza já começou os preparativos para festejar em grande estilo os seus bem vividos 90 anos
Nascido em 1º de outubro de 1935, o ex-deputado, ex-governador, ex-senador e, atualmente, vereador em Bacabal, João Alberto de Souza já começou os preparativos para festejar em grande estilo os seus bem vividos 90 anos

DE RELANCE

É tudo pra ontem

No romance O Amor nos Tempos do Cólera, Gabriel García Márquez narra a história de amor de Florentino Ariza, que se apaixona por Fermina Daza. Os planos de unir-se à amada, contudo, acabam atravessados pelo pai da moça, que enxergava no casamento da filha uma forma de ascensão social. Por isso, Fermina acabou se casando com um médico rico e respeitado, com quem permaneceu até que ele morresse.

O curioso da história é que Florentino nunca desistiu: esperou 51 anos, nove meses e quatro dias para reencontrar Fermina e poder viver seu amor.

A esplêndida literatura de García Marquez nos faz crer que há cenários em que uma espera de cinco décadas se justifique. No mundo real, contudo, a banda toca diferente.

É tudo pra ontem...2

A propósito, vale o comentário de Kelly Matos lembrando que há temas urgentes e pelos quais a gente não pode esperar nem mais um dia. Ele fala sobre a proliferação de conteúdo de exploração sexual e a prática de outros crimes envolvendo crianças e adolescentes na internet.

E antes faz um adendo importante: não se trata de tirar do ar perfil de quem fala mal de ministro do STF. Não dá pra igualar medidas para proibir vídeo de exposição de menores à discussão sobre cerceamento de liberdade de expressão. E não, ele não concordo com proibir ex-presidente de usar rede social.

Na última semana, soubemos sobre o “reality show” promovido pelo influenciador Hytalo Santos. Os participantes, menores de idade, eram expostos com roupas curtas, dançando de forma sensual, em ambientes com bebidas alcoólicas e até na cama. Tudo filmado e exposto por um adulto. É tão grave que o Ministério Público acionou a Justiça, que determinou a prisão de Hytalo e do marido dele.

É tudo pra ontem...3

Em outras palavras: não era deep web. O conteúdo estava aberto para quem quisesse assistir. Como é possível que plataformas permitam a transmissão de cenas de exploração explícita de crianças? É um absurdo.

E sabe o que é igualmente grave? A seção de comentários desse tipo de postagem acaba se tornando um espaço de encontro de perfis que consomem esse tipo de conteúdo. Ao se reconhecerem, usuários se oferecem para trocar material explícito envolvendo menores. Abjeto. Criminoso.

Deve ser dever das redes identificar, impedir a veiculação e, como já ocorre em outros países, comunicar a autoridades sobre quem pratica esses crimes. Eis o debate que a sociedade precisa enfrentar. Não dá para adiar nem mais um dia.

É tudo pra ontem...4

Um velho e sábio adágio popular diz que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Com a tecnologia não é diferente.

O universo virtual que tanto nos fascina tem servido de terreno fértil para crimes cibernéticos, em especial contra crianças e adolescentes.

É imperiosa a prevenção nos lares e nas escolas desde a mais tenra idade, sem preconceitos ou falsos pudores. 

Afinal, proteger crianças e adolescentes tem que ser prioridade. Uma discussão que precisa estar acima de qualquer divisão partidária.

Como acertar na escolha

Por coincidir com a escolha do presidente da República e dos governadores, a eleição para deputado estadual e federal – e até para senador – tem sido negligenciada pelos eleitores maranhenses.

Vota-se por critérios que não deveriam ser decisivos para a escolha de um candidato, como a destinação de uma emenda, a participação nas festas regionais ou a performance nas redes sociais, critério que poderia servir para eleger o influenciador digital do ano, não quem vai fazer leis e fiscalizar o Executivo.

O eleitor maranhense precisa pensar na qualidade da representação. Na atual legislatura, a bancada federal do Maranhão não tem conseguido destaque nacional, nem vitórias substantivas na defesa dos interesses do estado.

É preciso estudar a vida pregressa

Parte dos deputados está mais preocupada em destruir do que em construir; em gravar vídeos para as redes sociais do que assumir a relatoria de projetos; defender seu ídolo do que abraçar as causas do seu Estado.

Na Assembleia, contam-se nos dedos os deputados que dão contribuição efetiva à qualificação da política.

Como então não cair em cilada na eleição de 2026? Em primeiro lugar é preciso estudar o perfil dos candidatos. Prestar atenção não ao que diz ou promete, mas ao que já fez como político, líder comunitário, cidadão. Para os que já têm mandato, os portais de transparência são ótimos conselheiros.

Para os que não têm, é toda a vida pregressa que conta, seja na prefeitura, na Câmara de Vereadores, na profissão, na empresa, na cooperativa. Até o portal JusBrasil pode ser uma boa fonte de consulta. Se o sujeito não é advogado, ter dezenas de processos pode ser indicador de que a pessoa é dada ao conflito. _

Duas vagas estarão em disputa no Senado e é preciso ter em conta que os senadores representam os interesses do Estado. Logo, é preciso escolher alguém que seja capaz de defender o Maranhão acima das disputas ideológicas.

Casal jovem de grande charme na noite do Mamma Restaurante: Anna Luiza e Rômulo Matos Pereira
Casal jovem de grande charme na noite do Mamma Restaurante: Anna Luiza e Rômulo Matos Pereira

Duas oficinas

Duas oficinas serão ministradas em São Luís dentro da programação paralela ao espetáculo “Eu Capitu”, com texto de Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa, inspirado no clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis. As apresentações estão confirmadas para os dias 21, 22 e 23 de agosto, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, na Avenida dos Holandeses.

As oficinas serão ministradas no dia 22 de agosto, das 9h às 13h. A primeira delas é a Oficina Petrobras Eu Outra, a ser ministrada por Miwa Yanagizawa.

Duas oficinas...2

A atividade vai propor a busca da construção de fricções entre narrativas pessoais e ficcionais a partir de objetos afetivos escolhidos pelas participantes.

Voltada para artistas e estudantes de teatro, a atividade será realizada das 9h às 13h, na sala de dança do Sesc Deodoro .

A outra oficina é voltada para interessados em saber mais sobre os detalhes de uma produção executiva, como passos para a criação, planejamento e elaboração de um projeto cultural.

A Oficina Petrobras da Ideia ao Projeto, com Felipe Valle, será realizada na Sala de Exposições do Prédio Fecomércio/Sesc/Senac, com inscrições gratuitas.

Para escrever na pedra:

“Escolher marido por dinheiro. Que miséria! Não há pior espécie de prostituição”. De Graciliano Ramos

TRIVIAL VARIADO

Formou maioria: STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por religião. Tribunal rejeitou recurso do Conselho Federal de Medicina (CFM), que buscava reverter decisão.

Acumulou: a Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 65 milhões no sorteio de amanhã, dia 19. As seis dezenas sorteadas sábado (16) foram 08-21-22-42-45-48.

Regulação: o Governo prepara envio de dois projetos ao Legislativo para regulamentar plataformas digitais. O tema voltou a ganhar força após denúncias de adultização de crianças na internet, viralizadas em razão do influenciador Felca. Parlamentares e especialistas discutem medidas para proteger menores da exploração digital.

Na Academia: médica infectologista das mais premiadas do Maranhão, Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco foi eleita para ocupar a cadeira 27 da Academia Maranhense de Medicina, cujo patrono é Luiz Alfredo Netto Guterres. A posse será no dia 26 de setembro.

 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.