PH: Pedro Robson Holanda na confraria do Senac
E mais: Feriados prolongados
O líder empresarial Pedro Robson Holanda da Costa tem sido muito festejado nos últimos dias. Em 18 de agosto, quando mudou de idade, ganhou homenagem na festa de aniversário da Associação Comercial do Maranhão, e ontem, no almoço da confraria liderada por José Walter Maciel, no Restaurante do Senac, também ganhou bolo e coro de “parabens pra você”
Nutrição vegana
Nos dias 4 e 5 de setembro, São Luís receberá a nova edição do Curso de Introdução à Nutrição Vegana, promovido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
O encontro será realizado no Centro Universitário Santa Terezinha (CEST), direcionado a estudantes e profissionais das áreas de nutrição e medicina, com o objetivo de abordar fundamentos da prática clínica em dietas à base de vegetais.
A programação incluiu temas como proteínas, micronutrientes, alimentação materno-infantil, interpretação de exames laboratoriais, saúde intestinal e nutrição esportiva.
Além das aulas, o evento contará com uma feira vegana aberta ao público, com exposição e comercialização de produtos e alimentos da região.
Nutrição vegana...2
Os palestrantes confirmados são os nutricionistas Alessandra Luglio, formada pela Universidade de São Paulo e diretora do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB; Paula Gandin, também psicóloga, docente em cursos de pós-graduação e pesquisadora em nutrição baseada em vegetais; Thaisa Navolar, mestre em Saúde Coletiva, coordenadora de pós-graduação em Nutrição e Medicina Vegetariana e diretora da área materno-infantil da SVB; e Filipe Testoni, especialista em nutrição vegetariana e esportiva e integrante do departamento de nutrição esportiva da instituição.
A apresentação do curso contará com a participação de Ricardo Laurino, vice-presidente da SVB.
Infraestrutura 5G e Banda Larga
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou uma série de mudanças regulatórias que terão impacto direto na infraestrutura de 5G e banda larga, além de apertar o cerco contra a informalidade e a venda de produtos não homologados.
As novidades foram tema central na reunião do Conselho Temático de Infraestrutura e Obras (Coinfra), da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na última quarta-feira (20/08).
Durante a reunião que contou com representantes de diversos setores, incluindo segurança pública, universidades, governo e empresas prestadoras de serviços, Rogério Moreira Lima Silva, diretor estadual de Inovação da Associação Brasileira de Telecomunicações (Abtelecom), abordou o tema “Infraestrutura de 5G e Banda Larga: O impacto das mudanças regulatórias nas telecomunicações brasileiras”.
Este ano, foram três as alterações mais significativas introduzidas com a Resolução Anatel nº 780 e as Resoluções Internas nº 449 e nº 428, todas da Anatel.
Maratona Senac de Inovação
Na última terça-feira (19), o Auditório do CEP São Luís foi palco do primeiro dia da Maratona Senac de Inovação, Edição 2025.
O evento reuniu estudantes de turmas do Núcleo de Tecnologia, Centro de Ensino Profissional e Restaurante Escola, em um ambiente colaborativo, com atividades voltadas ao desenvolvimento do pensamento criativo e ao estímulo do trabalho em equipe, aplicadas, posteriormente, na elaboração de soluções inovadoras para um desafio proposto pela Maragames, uma empresa maranhense de jogos.
Maratona Senac de Inovação...2
A programação se iniciou com as boas-vindas aos estudantes, uma apresentação dos objetivos da maratona e a introdução aos mentores e facilitadores do projeto.
Em seguida, aconteceu o Workshop de Introdução ao Design Sprint (metodologia que será utilizada para a resolução do problema), ministrado por Gabriel Nojosa, fundador da Mais Education, empresa do ramo de educação financeira.
Após as primeiras apresentações, os estudantes foram divididos em grupos de trabalho, onde iniciaram a fase de entendimento e mapeamento do problema proposto. Em seguida, realizaram o refinamento de ideias e escolheram a melhor solução para construir um protótipo e, posteriormente, testá-lo.
DE RELANCE
Crianças e adolescentes
Projeto de lei contra a adultização nas redes sociais retornará ao Senado. Aprovado na quarta-feira pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei que combate a adultização nas redes sociais retornará ao Senado.
Batizado de "ECA digital" (em referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente), o projeto foi apresentado ao Senado em 2022. Como a Câmara fez modificações no texto, o tema terá de ser analisado novamente pelos senadores.
A aprovação na Câmara se deu em votação simbólica. Inicialmente contrária ao texto, a oposição passou a apoiar a proposta após mudanças feitas pelo relator, Jadyel Alencar (Republicanos-PI).
A principal mudança foi a criação de uma agência reguladora autônoma, que será responsável por aplicar as sanções. A oposição resistia à ideia de delegar essa tarefa a um órgão vinculado ao governo.
Crianças e adolescentes...2
Outra alteração foi a previsão de que os pedidos para remoção de conteúdos que violem direitos de crianças e adolescentes, sem ordem judicial, só poderão ser feitos pelas vítimas, seus representantes, pelo Ministério Público ou por entidades representativas.
– O total controle e a total vigilância que o governo queria no texto original, colocando o projeto de lei da censura disfarçado em um projeto de proteção de crianças, foi desmontado pelo relator – alegou o deputado Kim Kataguiri (União-SP).
O projeto foi pautado diante da repercussão do vídeo divulgado no dia 9 pelo influenciador Felca Bressanim, no qual denunciou casos de exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais e alertou sobre os riscos da exposição infantil no ambiente digital.
O que prevê
Com 16 capítulos e 41 artigos, o projeto obriga as plataformas digitais a adotarem medidas “razoáveis” para prevenir riscos de crianças e adolescentes acessarem conteúdos indevidos.
Também prevê regras para a supervisão dos pais e responsáveis e exige mecanismos mais confiáveis para verificação da idade dos usuários de redes sociais, o que hoje é feito por autodeclaração.
Feriados prolongados
Feriado nacional ainda recente no calendário brasileiro, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, cairá em uma quinta-feira. Com isso, é grande a possibilidade dos brasileiros terem um feriadão de quatro dias (de quinta a domingo) para descansarem e/ou curtirem.
Importante relembrar que a criação dos feriados prolongados em dias seguintes aos feriados depende exclusivamente de decisões dos empregadores, já que não existe obrigação de liberação na legislação trabalhista.
Além do Dia da Consciência Negra, 2025 ainda terá outros seis feriados nacionais, mas a possibilidade de feriado prolongado acontecerá somente no Natal, que também cairá em uma quinta-feira.
Para escrever na pedra:
“O silêncio é o mais perfeito arauto da felicidade. Eu estaria pouco feliz se pudesse dizer o quanto”. De William Shakespeare.
TRIVIAL VARIADO
Como dizia Santo Agostinho: “o sentimento da alma está na memória”. Nesta data, há 102 anos, nascia o pai deste Repórter PH, o saudoso Geraldo Holanda.
“Adultização”: Câmara oficializa criação de grupo de trabalho sobre “adultização” com prazo de 30 dias para analisar novas propostas.
Médicos: Conselho Federal de Medicina (CFM) quer prova para atestar conhecimento de recém-formados; projeto de lei tramita no Senado.
Cidadão baiano: o ministro Flávio Dino, do STF, vai receber amanhã o título de Cidadão Baiano, No mesmo dia, participa do Seminário Nacional promovido pela Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania, onde fará a palestra “O Judiciário como guardião da democracia”.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.