(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Encontro no bistrot Grand Cru

E mais: Festival de Veneza

PH

Em encontro festivo no fim de semana no bistrot Grand Cru, Georgina Mouzinho e o desembargador Eulálio Figueiredo (viajaram com a família para uma curta temporada em São Paulo), Maria Luiza e Ricardo Miranda, Kátia e Marcone Rocha, Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Cida e José Aparecido Valadão e o Repórter PH
Em encontro festivo no fim de semana no bistrot Grand Cru, Georgina Mouzinho e o desembargador Eulálio Figueiredo (viajaram com a família para uma curta temporada em São Paulo), Maria Luiza e Ricardo Miranda, Kátia e Marcone Rocha, Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Cida e José Aparecido Valadão e o Repórter PH

Noite de Celebração

A empresa maranhense SuperClínica – com 22 anos de atuação e pioneira no país no setor de medicina acessível –, que tem como sócios os irmãos Rodolfo e Gustavo Almeida, celebra na noite desta quinta-feira, no Convento das Mercês, sua associação com a Clínica SiM, líder no mercado de saúde acessível do Nordeste desde 2007, com atuações nos Estados do Ceará, Pernambuco e Bahia.

As duas empresas, juntas, formam a Rede SiMCo plataforma de saúde, uma das maiores redes de saúde acessíveis do país, com um total de 22 clínicas em 4 estados (CE, MA, PE e BA) e mais de 4 milhões de pacientes já atendidos e aproximadamente 300 mil beneficiários em seus programas de saúde do cartão de benefícios.

A integração entre SuperClínica e Clínica SiM reforça o papel das redes regionais no fortalecimento da saúde acessível no Brasil.

População do Brasil

O Brasil tem 213 milhões e 421 mil habitantes, segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 28, e publicada no Diário Oficial da União.

São Paulo segue na liderança, com mais de 46 milhões de pessoas, enquanto Roraima é a unidade federativa com a menor população. São 738,7 mil habitantes.

O Maranhão comparece com 7 milhões e 18 mil habitantes.

A farsa da igualdade

A política brasileira tem vocação para produzir soluções que logo se convertem em distorções ainda maiores. Daí concordarmos com a opinião do jornalista Antônio Carlos Macedo, para quem o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundo Eleitoral, é um exemplo cristalino.

Criado em 2017, após a Lava-Jato e a proibição das doações empresariais, foi anunciado como mecanismo de democratização do acesso ao poder. A promessa era equilibrar disputas, reduzir a influência de grandes empresas e abrir espaço a novas lideranças.

A farsa da igualdade…2

Passados alguns anos, o efeito foi o contrário. Na prática, o fundo virou instrumento de concentração.

Apenas 2% dos valores são divididos igualmente entre todos os partidos. Os outros 98% seguem o tamanho das bancadas e o número de votos da última eleição, o que transforma a disputa em um jogo com resultado previsível: quem é grande fica ainda maior, enquanto os pequenos são condenados à irrelevância.

O resultado é a perpetuação de grupos políticos, a redução da alternância e o bloqueio à renovação política.

Lógica escancarada

A recém-criada União Progressista – fusão entre União Brasil e Progressistas – escancara essa lógica denunciada por Antonio Carlos Macedo.

Com 109 deputados, 15 senadores, 1.335 prefeitos e sete governadores, a federação nasce como a maior força política do país.

Mais do que afinidade ideológica, o que une as siglas é o acesso ao dinheiro do Fundão, que seria de R$ 954 milhões, com base nos valores de 2024.

Um casamento de conveniência que tem como dote o dinheiro público.

Amaro Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque botaram o pé no jato e foram passar uma semana revendo São Paulo. Estarão de volta à Ilha no próximo domingo
Amaro Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque botaram o pé no jato e foram passar uma semana revendo São Paulo. Estarão de volta à Ilha no próximo domingo

DE RELANCE

Dormindo com o inimigo

Igor Eduardo Pereira Cabral, ex-jogador de basquete, é o desqualificado que destruiu o rosto da sua namorada com 61 socos. O crime gerou revolta nacional. Juliana Garcia dos Santos ainda está no processo de reconstrução da face.

A estupidez do ato trouxe algo insólito, Igor recebeu cerca de 1,5 mil (o número já deve ser maior) de e-mails de mulheres amorosamente interessadas nele. Depois dele mostrar tanta covardia e crueldade, o que elas querem com ele? Pergunta o escritor Mário Corso.

O fenômeno é velho conhecido da comunidade psi. Acontece em todo o mundo e chama-se hibristofilia – paixão por criminosos. Homens também apaixonam-se por bandidas, porém esse comportamento choca mais quando há mulheres envolvidas. Elas são em maior número, até porque criminosos homens abundam.

Dormindo com o inimigo...2

Continua Mário Corso: certos esportes radicais zombam da morte. Por exemplo, o Everest é um cemitério de aventureiros. Casar com um psicopata seria como um esporte radical?

A questão não é tão simples. Freud disse que uma das formas de paixão (no caso narcísica) se dá por amar alguém que nos representa, que já fomos ou que gostaríamos de ser. Um criminoso é quem fez algo que a maioria só faz em fantasia, dar total vazão a sua agressividade.

Para pessoas com muita agressividade reprimida, um criminoso é um herói íntimo. Além do mais, ele seria verdadeiro, afinal, não esconde – como elas – a brutalidade que traz dentro de si.

Quem se apaixona por um criminoso, apaixona-se pela vontade de potência que supõe nele e quer usufruir deste poder.

Dormindo com o inimigo...3

Como se as contradições fossem poucas, quem se enamora do criminoso quer também redimi-lo, quer provar que pode neutralizar seus malfeitos.

No caso do Igor, as apaixonadas acreditam, delirantemente, que o efeito de sua presença amorosa operaria tais transformações.

Elas supõem que a mulher que apanhou falhou onde elas não falharão. Elas saberiam entender e domar o monstro, e quanto maior o monstro, maior será o orgulho pela redenção da besta.

Quem pratica esportes radicais não quer morrer, mas só sente a intensidade da vida desafiando a morte. Quem busca um psicopata, também busca intensidade, o perigo faz parte do encanto. Colocar em risco a integridade é o preço dessa aventura.

Cotas femininas

Num tempo em que as mulheres estão empoderadas e livres em suas escolhas – e em que atingem o ápice em quaisquer profissões porque são capazes –, querer reservar-lhes cotas para candidaturas (30%) e vagas nas cadeiras legislativas (20%) deveria soar não como uma concessão, mas como uma ofensa à capacidade e até à dignidade delas!

“Todos são iguais perante a lei” e que vença o melhor, independentemente do gênero! 

Apostas da Potiguar

O Grupo Potiguar já está com uma nova ação: o Festival do Porcelanato, campanha que vai até 31 de agosto em todas as lojas do Grupo em São Luís, Imperatriz, Bacabal e Santa Inês.

A ação promete atrair consumidores interessados em renovar ambientes com sofisticação, oferecendo peças de porcelanato a partir de R$ 39,90 o m².

Considerado o revestimento favorito de decoradores e designers, o porcelanato possui diversos benefícios, que vão da estética requintada à facilidade de higienização e manutenção.

Durante o período, serão apresentados diferentes formatos, estampas e acabamentos disponíveis, como polido, acetinado, retificado e esmaltado.

Segundo a empresa, o objetivo é unir variedade e acessibilidade, sem abrir mão da qualidade.

Um dos atrativos da campanha é a facilidade no pagamento: parcelamento em até 10 vezes sem juros em todos os cartões. E os canais de compra foram ampliados: além das lojas físicas, os produtos podem ser adquiridos pelo site oficial, aplicativo e televendas, com entrega em todo o Maranhão.

Polêmica da adultização

Aprovado projeto para proteção das crianças no ambiente digital

Em reação à polêmica da adultização, o Senado avalizou a proposta que prevê normas para a internet, como retirada de conteúdos que violem direitos, aumento do controle pelos pais e combate à exploração sexual. 

A proposta, avalizada em votação simbólica, já havia sido apreciada pelos deputados federais na semana passada e agora seguirá para sanção do presidente da República, Lula da Silva.

Banheiros nas estradas

Dia desses, durante uma viagem a minha cidade natal, comprovei que, nas estradas do Maranhão, não há nada mais impactante do que banheiro de lanchonete, restaurantes ou postos de combustíveis. Todos se parecem, mas é sempre uma experiência visual inédita, e uma provação da sua resiliência.

Por mais que se espere o básico – aguaceira de origem duvidosa no piso, papelões no chão para não escorregar, naftalinas nos mictórios, baias com fechaduras defeituosas, saboneteira de parede com um conteúdo verde ou vermelho de detergente –, reina um modus operandi insólito.

Se o frentista ou o atendente falar que é “lá atrás”, prepare seus nervos de aço. Quanto mais distante o banheiro, pior o seu estado.

Festival de Veneza

Ontem, o diretor e roteirista alemão Werner Herzog recebeu o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra das mãos de outra figura não menos importante do cinema mundial, o diretor norte-americano Francis Ford Coppola.

A homenagem ocorreu durante a cerimônia de abertura do 82º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

A jornalista Jacieny Dias movimenta, hoje à noite, o Terraço Morinda, no Calhau, para celebrar os 24 anos da Revista Estilos
A jornalista Jacieny Dias movimenta, hoje à noite, o Terraço Morinda, no Calhau, para celebrar os 24 anos da Revista Estilos

Para escrever na pedra:

“Não há ninguém que eu odeie, acho que dá muito trabalho odiar. Há pessoas que me são indiferentes”. De Antonio Lobo Antunes, nome de vulto da literatura portuguesa.

TRIVIAL VARIADO

Aids: a Europa aprova a injeção semestral que previne a infecção por HIV em quase 100%. Fármaco foi aprovado nos EUA no fim de junho.

Papilomavírus Humano: a Vacina do HPV avança no público-alvo, mas precisa resgatar mais velhos. Mais de 80% das meninas de 9 a 14 anos estão protegidas.

COP: Pesquisa encomendada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) aponta que apenas metade dos brasileiros indica estar ciente sobre o fato de a próxima edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) ser no Brasil.

Floresta: já entre os estrangeiros, 76% afirmam escolher o Brasil para viajar com desejo de conhecer a Floresta Amazônica, que, segundo eles, “oferece uma mistura única de biodiversidade e aventura”.

‘Taxa da blusinha’: Correios de 25 países decidiram suspender o envio de encomendas para os EUA diante da incerteza sobre o impacto das tarifas.

Soja: fiscais da Secretaria da Fazenda do Pará apreenderam esta semana 46 toneladas de soja no município de Cachoeira do Piriá, na divisa do Pará com o Maranhão.

Decisão judicial: o STF derruba regra militar que veta casados em cursos de formação. Decisão valerá para novas seleções das Forças Armadas.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.