PH Revista: Luiza Fernandes na capa
E mais: Jorge e Mateus em São Luís
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
Domingo no Beira Dumar
Quatro atrações animam este domingo (7), véspera de feriado, no Casarão Beira Dumar, na Avenida Beira Mar. As bandas Argumento, Feijoada Completa e CDC, além do cantor Bruno Shinoda, estão confirmadas no evento. O DJ Razuk, que tocará nos intervalos, completa o combo.
Esta será a primeira programação de setembro, mês de aniversário do Casarão Beira Dumar, que prepara outras noitadas para divertir o público nesta que é a época mais ventilada do ano.
O espaço fica de frente para a Baía de São Marcos e o Rio Anil, e dá para sentir a brisa que sopra do mar para o continente.
Jorge e Mateus em São Luís
Prepare o coração, porque a despedida de Jorge e Mateus em São Luís será inesquecível neste sábado (6).
Em um show épico de três horas, a dupla desembarca na capital maranhense direto para a área externa do São Luís Shopping, para celebrar duas décadas de sucesso.
A turnê de 20 anos tem emocionado multidões pelo Brasil e agora é a vez do público ludovicense viver essa experiência.
Jorge e Mateus em São Luís...2
Com um setlist que se aproxima das 40 músicas ou mais, o espetáculo é uma verdadeira viagem no tempo, com os maiores hits da carreira que marcaram gerações.
O show é dividido em blocos temáticos, proporcionando momentos que vão do formato acústico, com voz e piano, a homenagem às parcerias icônicas.
Nas redes sociais, a repercussão da turnê é intensa, com fãs de outras cidades destacando a energia e a emoção do show.
Além da dupla, o evento contará com a presença dos artistas Felipe Amorim, Manu Bahtidão e Pedro Libe.
Na Bienal de São Paulo
Gê Viana, natural do município maranhense de Santa Luzia, é a primeira mulher maranhense a integrar a Bienal de São Paulo.
Nesta 36ª edição do salão de artes, Gê, que vive e trabalha em São Luís, se inspirou nas tradicionais radiolas de reggae para compor suas obras.
Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a artista produz colagens e fotomontagens, tanto analógicas quanto digitais, inspiradas em acontecimentos da vida familiar e do cotidiano, confrontando a cultura colonizadora hegemônica e os sistemas de arte e comunicação.
Na Bienal de São Paulo...2
Desafiando narrativas coloniais, as obras de Gê Viana partem de um processo de arqueologia visual, em que a artista recorta e remonta pedaços da história, e os reorganiza, construindo outras narrativas para a história e sonhando com outros vislumbres do futuro.
Seu trabalho se caracteriza por colagem manual, incorporando objetos, signos, imagens de arquivos, fotografia, pintura e escultura.
A participação da artista na mostra, marca, também, um novo momento em sua carreira, a sua representação numa colaboração entre a Lima Galeria e a Mitre Galeria.
Na Bienal de São Paulo...3
As radiolas do Maranhão, as batidas do reggae e os tambores dos terreiros emergem como camadas sensíveis em suas produções, ressoando memórias que desafiam o silenciamento histórico. A fusão entre arquivo e imaginação revela uma busca por continuidades interrompidas, por narrativas soterradas que insistem em emergir.
Nesta 36ª Bienal de São Paulo, Gê Viana apresenta um projeto inédito, “A colheita de Dan”, título da obra que a artista apresenta, traz para a Bienal a tradição maranhense das radiolas: a artista cria uma parede de caixas de som que inscreve a festa como símbolo de resistência, a felicidade como imperativo político e o afeto como ferramenta de denúncia.
Sobre a Bienal
A 36ª Bienal de São Paulo será aberta neste sábado (6), e fica em cartaz até 11 de janeiro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo.
O tema é “Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática”, inspirado em poema da escritora Conceição Evaristo.
‘Três mulheres altas’
As atrizes Ana Rosa, Helena Ranaldi e Fernanda Nobre estrelam a montagem “Três Mulheres Altas”, que já passou por 11 cidades, acumula indicações a prêmios e já foi assistida por mais de 70 mil espectadores.
Dirigida por Fernando Philbert, a peça – que rendeu o Prêmio Pulitzer ao autor – traz uma comédia mordaz que reflete sobre a passagem do tempo por meio de um acerto de contas entre três gerações, e estreia em São Luís no próximo mês de setembro.
‘Três mulheres altas’...2
Escrita por Edward Albee (1928-2016) no início da década de 1990, o espetáculo logo se tornou um clássico da dramaturgia contemporânea.
Perversamente engraçada – como é a marca do autor –, a peça recebeu o Prêmio Pulitzer e ganhou bem-sucedidas montagens pelo mundo, ao trazer o embate de três mulheres em diferentes fases da vida: juventude, maturidade e velhice.
Após passar por mais de 10 cidades e ter mais de 70 mil espectadores na plateia, a peça chega à capital maranhense para três apresentações especiais – que ocorrerão de 19 a 21 de setembro de 2025, no palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA).
DE RELANCE
Vítima de Jeffrey Epstein
A brasileira Marina Lacerda revelou, quarta-feira, ter sido uma das vítimas do empresário Jeffrey Epstein nos Estados Unidos. Segundo ela, os abusos começaram quando ela tinha 14 anos, em Nova York, após proposta para trabalhar na casa dele.
Conforme Marina, os abusos duraram três anos. O caso Epstein cresceu nos últimos meses nos EUA pela proximidade do presidente norte-americano, Donald Trump, com o empresário.
Preso em 2019
Bilionário influente, Jeffrey Epstein era conhecido no mercado financeiro americano por suas conexões com figuras poderosas.
Investigações apontam que ele abusou de dezenas de meninas menores de idade no início dos anos 2000.
Epstein foi preso em 2019, mas suicidou-se na prisão um mês após a detenção, em circunstâncias que geraram teorias da conspiração.
Relação com Trump
No ano passado, o caso ganhou novos desdobramentos com a divulgação de registros judiciais.
Os documentos divulgados incluem dados de voos, listas de evidências e nomes associados a Epstein, mas não há uma lista explícita de "clientes" dos crimes do bilionário.
Entre os registros aéreos, aparece o nome de Donald Trump em um voo de maio de 1994, junto com os de Marla Maples (sua ex-esposa) e Tiffany Trump (sua filha).
Apesar da proximidade dos dois, até o momento não há evidências que liguem Trump a crimes relacionados a Epstein.
Participantes da COP30
O número de países que confirmaram presença na COP30 subiu para 68. O último balanço, divulgado pela coluna há duas semanas, indicava 47.
Conforme a Secretaria Extraordinária da Conferência, das 68 delegações que já reservaram hospedagem em Belém, 53 realizaram reservas por meio dos pacotes disponíveis na plataforma oficial do governo federal, enquanto 15 confirmaram suas acomodações fora do sistema. Além disso, outras 46 delegações ainda estão em negociação.
Para a organização, o aumento no número é resultado da força-tarefa do grupo de trabalho composto pela Presidência da COP30, Secretaria Extraordinária, Ministério do Turismo e Governo do Pará.
A expectativa é de que a COP30 receba 50 mil pessoas de 198 países membros da COP.
Documentos perdidos de Nobel
Perdidas por quase 50 anos, diversas patentes pertencentes ao inventor e filantropo sueco Alfred Nobel foram recentemente encontradas na casa de veraneio de um casal sueco.
Segundo informações da Fundação Nobel, o inventor, que descobriu a dinamite em 1867 e criou os prêmios Nobel em seu testamento de 1895, possuía centenas de patentes em vários países – a maioria delas relacionada a métodos de produção e usos de explosivos que utilizavam nitroglicerina.
Conforme a direção da Fundação, não se sabe como as patentes foram parar no local.
Para escrever na pedra:
“Minha relação com a morte é esquecer que ela existe. E espero que ela faça o mesmo comigo”. De Luís Fernando Veríssimo.
TRIVIAL VARIADO
Relações comerciais: no primeiro mês do tarifaço, vendas do RS para EUA caem 18,6%, mas sobem 53% para China. Dados de agosto foram divulgados quinta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento. No país, a queda das exportações aos norte-americanos ficou em 18,5%.
Veterinário: nove de setembro é a celebração do Dia do Médico Veterinário. Parabéns aos profissionais que exercem o nobre ofício de zelar pela saúde, proporcionando o bem-estar aos nossos amigos prediletos: nossos amigos de estimação. Proteção divina aos médicos veterinários!
Meio ambiente: operação prende na Bahia um dos maiores traficantes de animais do País. Organização vendia aves por até R$ 80 mil.
Auxílio: seguro-defeso do pescador artesanal terá novas regras em outubro. Gestão do benefício passa a ter validação do Ministério do Trabalho.
Santo: O papa Leão XIV vai canonizar o beato Carlo Acutis neste domingo. Conhecido como "o padroeiro da internet", ele se tornará o primeiro santo da geração millennial. Vários maranhenses estão no Vaticano para acompanhar a celebração.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.