(Divulgação)
COLUNA
Pedro Sobrinho
A cultura é rica e diversa. Como jornalista convido você pra colar na coluna PEDRO SOBRINHO com resenhas e abordagens sobre: artes visuais (pintura, escultura, fotografia), música, literatura
Mostra Nordeste

Maria Firmina dos Reis representa o MA em Festival de Teatro no CE

O espetáculo, protagonizado pela atriz Júlia Martins, do Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro (NUA), será apresentada no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que começa neste sábado (13).

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 10/09/2025 às 21h12

O espetáculo Maria Firminna dos Reis, Uma Voz Além do Tempo", com a atriz JÚLIA MARTINS, do Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro, do NUA, representa o Maranhão na 31ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), no Ceará.

A Mostra Nordeste é o carro-chefe da programação e reúne espetáculos dos nove estados da região, refletindo a diversidade de linguagens, temas e estéticas que compõem a cena teatral nordestina contemporânea. A abertura acontece logo após a solenidade do dia 13, com o espetáculo “O Torto Andar do Outro”, da Cia Pão Doce de Teatro (RN), às 22h, no Teatro Rachel de Queiroz.

Ao longo da semana o FNT apresenta também na  Mostra Nordeste: “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”, do Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro, do Maranhão; “A Menina e o Boizinho”, do Coletivo Cabaça, do Piauí; “A Força da Água”, do Pavilhão da Magnólia, o Ceará, que celebra 20 anos de trajetória; “Piedade, a seu dispô”, da Dicuri Produções, de Sergipe; “Parahyba Rio Mulher“, do grupo de teatro Parahyba Rio Mulher, da Paraíba; “Negreiros”, da Cia LaCasa, de Alagoas; “Meninas Contam a Independência”, do grupo de teatro A Panacéia, da Bahia; e “Estudo nº1: Morte e Vida”, do Grupo Magiluth, de Pernambuco.

Atriz Júlia Martins, do Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro (NUA), será apresentada no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, no Ceará. Foto: Divulgação
Atriz Júlia Martins, do Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro (NUA), será apresentada no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, no Ceará. Foto: Divulgação

A 31ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que segue até o próximo sábado (20), com mais de 65 espetáculos teatrais, além de música, debates e ações formativas, em diversos espaços da cidade. Tudo com acesso gratuito.

Cortejo de boas-vindas

Na tarde deste sábado (13), o tradicional cortejo do FNT dá as boas-vindas a artistas de todo o Nordeste, visitantes e  toda a população, percorrendo ruas da cidade, para celebrar o início de mais uma edição de um festival que tornou-se referência na formação e difusão das artes cênicas de todo o estado, em especial, do Nordeste.

Com o tema "Palco do Pertencer”, o FNT deste ano propõe uma reflexão sobre identidade, território, ancestralidade e pertencimento. A proposta guia todas as curadorias e ações do evento, que se dividem em diferentes mostras: Mostra Nordeste, Mostra Palco Ceará, Cenas Germinantes, FNT para Crianças e  espetáculos convidados.

O 31º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará – Rede Face. Conta com consultoria da Quitanda Soluções Criativas e parceria da Atos Percussivos, Grão de Guará, Prefeitura de Guaramiranga e SESC Ceará. Com o apoio cultural da Enel e apoio institucional do Mecenato Estadual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Secult Ceará), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.