(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Lindalva Reis troca de idade neste sábado

E mais: Projeto “Conhecendo a Indústria”

PH

Com a simpatia de sempre, a empresária Lindalva Reis (leia-se Óticas Veja) vai comemorar sua nova idade, em grande estilo, na noite de sábado (13), com uma recepção na Casa Almendra, no Calhau, a partir das 19h30
Com a simpatia de sempre, a empresária Lindalva Reis (leia-se Óticas Veja) vai comemorar sua nova idade, em grande estilo, na noite de sábado (13), com uma recepção na Casa Almendra, no Calhau, a partir das 19h30

Um retrato da fé

Do 'santo millennial' ao último censo: um retrato da fé entre os jovens de hoje: esta semana, o mundo assistiu à canonização de Carlo Acutis, o “primeiro santo millenial” da Igreja Católica. O garoto italiano, nascido na Inglaterra, tinha 15 anos quando morreu e pregava para seus (fiéis) seguidores pela internet.

O caso de Carlo, claro, aponta para uma tentativa de rejuvenescimento da Igreja, que vem perdendo fiéis através dos tempos, principalmente os mais jovens. E não só a comunidade católica, aliás.

Um retrato da fé...2

Segundo um estudo recente da Pew Research Center, a identidade religiosa está caindo em inúmeros países. Nos EUA, entretanto, onde o protestantismo é a maior vertente religiosa, uma mudança significativa vem acontecendo: a Geração Z está se mostrando cada vez mais religiosa e, graças a ela, o longo declínio no número de jovens cristãos no país se estabilizou.

Há também um recorte importante de gênero: pela primeira vez na história americana moderna, os homens jovens são mais religiosos do que as mulheres jovens, como mostra o The New York Times.

Estudos inclusive revelam que, enquanto mais rapazes chegam à igreja, mais mulheres saem dela. Nessa faixa etária, 40% das mulheres se descrevem como não religiosas, em comparação com 34% dos homens. Em todas as outras faixas etárias, os homens são mais propensos a não serem religiosos.

Um retrato da fé...3

E por que isso importa pra quem fala de inovação e futuro, no Brasil? Porque esses dados nos mostram que, a não ser que haja uma onda contrária – o que pode sempre acontecer –, o mundo deve ficar ainda mais conservador quando esses jovens virarem adultos. Porque isso, é claro, extrapola o âmbito religioso, modelando o futuro da política e da sociedade e influenciando pautas fundamentais (mesmo as muitas já conquistadas) dos direitos das mulheres.

Os dados nos comprovam ainda outro fato sobre o qual já falamos aqui: o de que os nossos meninos e homens jovens estão se sentindo perdidos e sendo deixados para trás. A religião acolhe e dá sentido a muitas das dúvidas e angústias que eles têm hoje.

Um retrato da fé...4

Conforme a pesquisa Brasil no Espelho (Globo/Quaest), divulgada recentemente, entre a fatia de jovens que se declaram sem religião, 19% deles dizem acreditar em Deus. Além disso, vemos um crescimento da população evangélica mais jovem.

Ainda segundo último censo do IBGE, embora os católicos ainda sejam maioria em todas as idades (56,7%) e os evangélicos representem apenas 26,9% da população brasileira, entre 2010 e 2022, enquanto os primeiros diminuíram em 8,4%, os segundos cresceram em 5,2%.

E, bingo, a maior concentração de evangélicos está justamente na população entre 10 e 14 anos (31,6%).

Esfriadinha

Faz sucesso nas lojas especializadas no prazer sexual, um preservativo versão Ice lançado por uma das principais marcas de camisinhas do país. Lubrificado, o preservativo proporciona uma sensação gelada durante as relações sexuais.

O segredo é o colly jelly mentol, componente que cria a sensação de frescor em contato com as áreas erógenas.

Antigamente, o ideal era esquentar o clima nesses momentos de profunda intimidade. Hoje, o must é esfriar...

Aliviar as cadeias

O Estado brasileiro protege tanto o criminoso que está cada vez mais difícil prender um bandido.

A última reforma da lei penal não considera o furto ou qualquer de suas modalidades, com penas inferiores a quatro anos de cadeia, como motivo para um decreto de prisão. Adolescentes, como se sabe, são intocáveis, à luz do seu “protetorado”, o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Incapaz de manter um bandido na prisão, o Estado se rendeu. Leis absurdamente lenientes estão “legalizando” o crime.

E tudo porque o Estado abdicou de exercer o seu poder de polícia, desistiu de administrar um sistema carcerário e penal que exige trabalho, método e competência.

Não se constroem presídios, mas fabricam-se leis para “aliviar” as cadeias.

Liberou geral

Que o contribuinte não tenha a menor dúvida. A bandidagem pode até não saber ler muito bem, mas resolveu acelerar os seus “negócios” depois de perceber que a roubalheira do colarinho branco está tão desenvolvida, generalizada e impune que a delinquência passou a ser altamente compensatória.

Quando o crime, organizado e desorganizado, assiste na tevê ao espetáculo da absolvição de uma política filmada em flagrante delito, passa a entender que “liberou geral”.

Projeto “Conhecendo a Indústria”

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Centro das Indústrias do Maranhão (CIEMA) deram as boas-vindas, na última quarta-feira (10), ao primeiro encontro do projeto “Conhecendo a Indústria”, iniciativa voltada a apresentar os investimentos, os impactos socioeconômicos e as inovações tecnológicas do setor industrial no estado.

O evento, realizado no Observatório da Indústria, contou com a presença do presidente da FIEMA, Edilson Baldez, do vice-presidente executivo da federação e presidente do CIEMA, Cláudio Azevedo, além de diretores da entidade, representantes do poder público e executivos da Vale.

Nesta edição, o tema “A Representatividade da Vale no Maranhão” destacou os planos de investimentos da mineradora, suas contribuições para a economia local e práticas de sustentabilidade. O diretor de Operações Portuárias da Vale, Walter Pinheiro, detalhou o papel da companhia no estado e seus reflexos na geração de emprego, renda e desenvolvimento tecnológico.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, ressaltou o papel estratégico do encontro para fortalecer a integração entre o setor produtivo e a sociedade.

 Com o sucesso do primeiro encontro, FIEMA e CIEMA já planejam novas edições do “Conhecendo a Indústria”, voltadas a aproximar a sociedade maranhense das operações de empresas que têm impacto direto na economia do estado.

Edilson Baldezs, Walter Pinheiro e Cláudio Azevedo
Edilson Baldezs, Walter Pinheiro e Cláudio Azevedo

DE RELANCE

XII Enep e Carta de São Luís

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deu continuidade, na tarde da última quinta-feira (11/9), à programação do XII Encontro Nacional de Execução Penal (ENEP), realizado no auditório da Universidade Ceuma, em São Luís.

O evento foi promovido em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), Ministério Público do Maranhão (MPMA), Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) e Instituto Brasileiro de Execução Penal (IBEP).

Com o tema “Tendências e Inovações em Alternativas Penais e Execução Penal”, o encontro reuniu magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, representantes da administração penitenciária, pesquisadores e operadores do direito de diversas regiões do país.

A programação contou com a conferência magna de encerramento, ministrada pelo professor doutor Carlos Eduardo Adriano Japiassú (Universidade Estadual do Rio de Janeiro e presidente do IBEP), sobre o tema “Os 10 anos da ADPF 347 e o papel dos órgãos de execução penal”, sob a presidência do desembargador convocado Fernando Mendonça.

COGEX no Congresso de Registro Civil

Uma comitiva maranhense liderada pelo corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, está na cidade de Maceió (AL) para participar do 31º Congresso Nacional de Registro Civil de Pessoas Naturais (CONARCI).

O evento, na cidade de Maceió (Alagoas), é considerado o maior do país no segmento e durante três dias, de 11 a 13/9, reúne profissionais que atuam no extrajudicial e no Direito, além de estudiosos sobre o assunto.

Com o tema Registro Civil de Pessoas Naturais: mais que uma escolha, uma missão!, o Congresso pretende colocar em pauta discussões sobre rumos e inovações do registro civil no país.

Para isso, o evento conta com uma programação diversificada, que inclui painéis, mesas de debates, atividades acadêmicas e encontros sociais. A proposta é reforçar o compromisso dos registradores com a cidadania, a dignidade e a modernização dos serviços prestados à população.

O desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos com o corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Accioly
O desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos com o corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Accioly

Des. José Jorge presente

Convidado a falar durante a abertura do Congresso, o desembargador José Jorge falou da experiência positiva da implantação Corregedoria Extrajudicial no Maranhão, órgão do Judiciário dedicado a fiscalizar, acompanhar e aprimorar os serviços cartorários.

Ele disse que o modelo precisa ser replicado em outros estados. “O importante é dizer aos colegas presidente e corregedor de Alagoas que também crie, aqui, a Corregedoria Extrajudicial, pois ela é muito importante para o Judiciário e para os delegatários, que prestam serviço essencial à sociedade e precisam do acompanhamento mais próximo e permanente”, destacou.

O CONARCI 2025 traz em sua programação o papel do registro civil como garantidor de direitos humanos, automatização de serviços, aplicação da inteligência artificial ao registro civil. Outro debate importante a ser travado por registradoras e registradores trata do ressarcimento dos atos gratuitos praticados nas serventias, assim como a garantia da renda mínima.

MPMA e saúde mental

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF, realizou na última terça-feira, 9, o 1º Encontro do Fórum Nacional de Atenção à Saúde Mental no Ministério Público (Fonasm-MP).

O Ministério Público do Maranhão foi representado pelo promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), Herberth Costa Figueiredo.

O evento reuniu representantes de diversos ramos e unidades do MP para debater a implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental, instituída pela Resolução nº 265/2023.

Durante a programação, também foi lançado o Manual de Suporte à Implementação da Resolução nº 265, documento que orienta a construção do Plano Nacional de Saúde Mental do MP.

Fábio Vidotti abre exposição

Aberta desde a última terça-feira (09), na galeria de arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), a exposição “70 mais cores”, do artista plástico Fábio Vidotti, que fica em cartaz até o dia 19 deste mês. O espaço está aberto ao público para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Nesta exposição, Fábio Vidotti apresenta 35 obras de diversas linguagens, com abstrações, temas ligados ao cotidiano, como periferias e cenas urbanas.

Mineiro no registro, mas com toda uma vida no Maranhão, Fábio Vidotti iniciou sua carreira como pintor e escultor e desenvolve importantes trabalhos trazendo o diálogo entre arte e responsabilidade ambiental.

O artista conquistou vários prêmios com suas obras sempre muito aplaudidas.

Imagem da exposição “70 mais cores”, de Fábio Vidotti, na galeria de arte do Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau
Imagem da exposição “70 mais cores”, de Fábio Vidotti, na galeria de arte do Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau

Para escrever na pedra:

“De certa maneira, livro é melhor do que sexo. Você pode tomar o uísque antes, depois e durante. Livro é sempre com a luz acesa. E livro nunca está com dor de cabeça”. De Luis Fernando Veríssimo.

TRIVIAL VARIADO

Café da manhã: deu no The New York Times: preço do café dispara nos EUA e tarifas começam a pesar no bolso do americano.

Pesado: pesos de academia têm 362 vezes mais bactérias que assento de privadas, segundo estudo do site FitRated, dos EUA.

Bioeconomia: pesquisa inédita mostra que 65% dos brasileiros desconhecem a Amazônia. Encomendado pela Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio), em parceria com a FutureBrand, o estudo também revela que só 34% sabem o que é bioeconomia. 

Torres gêmeas: há 24 anos, em 11 de setembro de 2001, o mundo assistia, estarrecido, à morte de 3 mil pessoas no ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, em Washington. Ataque feito por terroristas, que será sempre lembrado.

Torres gêmeas...2: A liberdade e a vida devem ser defendidas a ferro e fogo, enquanto existirem povos beligerantes ativos sem limites ou fronteiras. Amanhã algo idêntico também pode acontecer aqui. 

 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.