Música e memória

Convento das Mercês serve de cenário para gravação de projeto de música eletrônica

DJ Balata deu prosseguimento à série musical Lab Som Fino, disponível no YouTube.

Evandro Júnior / Na Mira

DJ Balata homenageia o Convento das Mercês durante gravação para o Lab Som Fino
DJ Balata homenageia o Convento das Mercês durante gravação para o Lab Som Fino

SÃO LUÍS - O Convento das Mercês, sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira, no bairro Desterro, foi o cenário escolhido para mais uma gravação do projeto Lab Som Fino, uma iniciativa do DJ Sérgio Balata, revelação da música eletrônica maranhense. O resultado pode ser conferido no canal do projeto no YouTube.

“Um local com uma história fascinante e uma energia incrível. Aliás, sei que o prédio foi sede do quartel da Polícia Militar e dos Bombeiros, o que também, de certa forma, tem a ver comigo”, disse Sérgio Balata, que também é policial militar.

DJ Balata deu prosseguimento à série de gravações em espaços inusitados e não explorados dentro desse gênero musical. No Convento das Mercês, ele ainda aproveitou para captar imagens do monumento e de seu rico acervo, incluindo obras de arte e seus diversos salões.

“A escolha daquele prédio histórico foi, também, para homenagear o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundação da Memória Republicana Brasileira, cujo acervo físico guarda objetos, documentos, livros, obras de arte e registros audiovisuais. Chama bastante atenção, entre outras coisas, os presentes recebidos pelo patrono da Fundação, ex-presidente José Sarney, no período em que governou o Brasil, ou seja, entre 1985 e 1990. Minha intenção foi unir música e história”, complementou Balata.

Balata já gravou em balneário de Morros

Balata privilegia a house music em seus trabalhos e já realizou quatro gravações com essa no Convento das Mercês. Anteriormente, ele esteve no município de Morros, distante cerca de 98km de São Luís. Naquela cidade, o cenário escolhido foi o Banho da Ricarda, balneário bucólico com águas cristalinas situado no povoado Bom Gosto. 

Todo o material gravado fica disponível no canal do projeto Lab Som Fino no YouTube.  É uma amostra do trabalho conceitual do maranhense, que está há cinco anos na seara da música eletrônica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.