Carnaval 2025

Escola de Samba Mangueira homenageará Mestre Sacaca

Mestre Sacaca foi um herbanário e curandeiro amapaense.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 12/11/2025 às 11h12
Mangueira mergulha na história afro-indígena do Norte do país a partir das vivências de Mestre Sacaca
Mangueira mergulha na história afro-indígena do Norte do país a partir das vivências de Mestre Sacaca (Foto: Divulgação)

A Estação Primeira de Mangueira levará para a Marquês de Sapucaí, em 2026, o samba-enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, que mergulha na história afro-indígena do extremo Norte do país a partir das vivências de Mestre Sacaca. O enredo, assinado por Sidnei França, marca o início do triênio do centenário da agremiação.

O Amapá virando enredo da Mangueira por meio de composição com amapaense é um reconhecimento nacional e uma oportunidade histórica de levar a musicalidade tucuju para a Marquês de Sapucaí.

Mestre Sacaca tinha profunda sabedoria sobre plantas medicinais

Mestre Sacaca foi um herbanário e curandeiro amapaense, cujo nome de batismo era Raimundo dos Santos Souza, conhecido por sua profunda sabedoria sobre plantas medicinais e por ser o fundador do atual Bioparque da Amazônia em Macapá. 

Ele utilizava seus conhecimentos tradicionais para tratar doenças com garrafadas, chás e simpatias, sendo uma figura importante na cultura e na comunidade de seu estado. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.