SÃO LUÍS - Ele consegue transitar com versatilidade entre estilos e linguagens que vão do lirismo refinado ao popular, do verso livre ao metrificado, do poema longo ao sucinto haicai de tradição japonesa.
Joaquim Neto Gonçalves da Costa mostra tudo isso em seu livro intitulado ‘Eros em Ebulição’, cujo lançamento está confirmado para 21 de novembro, às 18h30, no auditório da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), na Avenida dos Holandeses, no bairro Calhau.
Na obra, Joaquim Neto Gonçalves da Costa, entre outras coisas, transmuta deusas da mitologia grega para mulheres do sertão e (re)encarna personagens femininas bíblicas em moças deslumbrantes da vida rural.
“Esse é um sonho antigo, desde quando comecei a ler os grandes poetas da literatura brasileira, ainda na infância, quando encontrava nos livros paradidáticos poemas de Vinicius de Moraes e de Cecília Meirelles. Mais à frente, na oitava série, descobri Gonçalves Dias e aí tudo mudou, e eu passei a querer escrever meus próprios poemas”, disse Joaquim Neto, que, na universidade, descobriu escritores da literatura universal como Kafka, Neruda, Pessoa e Walt Whitman.
Memórias e paisagens
O livro apresenta 50 poemas e 20 haicais. O autor dá voz aos esquecidos, mostrando o valor de sua gente humilde em versos de evocação e combate, e abre espaço para memórias e paisagens de sua terra, Governador Eugênio Barros.
Joaquim Neto, que tomou gosto pela poesia na adolescência, é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e analista judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.