SÃO LUÍS – Encerrando seu terceiro ano de atividades, o Garagem Alternativa, podcast integrante da grade de conteúdo do portal Imirante.com, foi um dos destaques da Festa da Música no Maranhão (FMM) nesta quinta-feira (20). A produção recebeu o Prêmio Papete, reconhecimento dedicado a iniciativas que fortalecem a cena musical maranhense. A cerimônia ocorreu no Palazzo Eventos, no bairro Araçagi, em São José de Ribamar.
VEJA MAIS
Gabriel Melônio comenta influências e legado no Garagem Alternativa
PP Junior celebra 30 anos de carreira no podcast Garagem Alternativa
Célia Sampaio comenta trajetória musical no podcast Garagem Alternativa
Podcast celebra três anos e quase 100 entrevistas
Criado para colocar o cenário cultural maranhense em evidência, o Garagem Alternativa é apresentado pelos jornalistas Eduardo Lindoso e André Nadler. Prestes a completar quatro anos, o podcast acumula quase 100 entrevistas com cantores, compositores, intérpretes e profissionais que integram a cadeia produtiva da música autoral do Maranhão.
O programa, que tem episódios semanais exibidos no canal do Imirante no YouTube nas plataformas de streamings, foi homenageado em 2025 pelo trabalho de registro e valorização do cenário artístico local.
“Receber a homenagem do Festival da Música no Maranhão faz a gente ter a sensação de dever cumprido. Nosso objetivo sempre foi catalogar a diversidade e a potência da música autoral maranhense. Criamos uma espécie de álbum de memórias que ficará registrado para sempre”, destacou André Nadler.
“Uma homenagem com um nome tão simbólico quanto o de Papete nos deixa profundamente felizes. Fazer parte disso mostra que estamos contribuindo para algo grandioso, para a história da música maranhense”, completou Eduardo Lindoso.
O que é o Prêmio Papete?
O Prêmio Papete é um dos momentos mais marcantes da Festa da Música no Maranhão. A honraria reconhece artistas, produtores e iniciativas que impulsionam a cena musical do estado. Inspirado no legado do cantor, compositor e percussionista Papete, o prêmio destaca aqueles que, como ele, dedicam suas vidas à arte, à identidade e à resistência cultural.
A premiação celebra projetos e profissionais que contribuem de forma significativa para a cultura local, incluindo:
Artistas emergentes e consagrados
Produtores culturais
Técnicos e profissionais de bastidores
Iniciativas sociais ligadas à música
O evento celebra a força criativa do Maranhão e reforça a importância da preservação da identidade musical do estado.
Serviço – Festa da Música no Maranhão
Data: 22 de novembro de 2025
Local: Lagoa da Jansen – São Luís (MA)
Início: 18h
Entrada: gratuita/solidária (campanha Música Solidária)
Troca de pulseiras: 2 kg de alimentos não perecíveis
Dias/horários: 21 e 22 de novembro, das 9h às 18h, no local do evento
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.