Instituto artístico

Instituto de Arte Cazumbá anuncia nova presidência e planeja expansão cultural para 2026

O Instituto de Arte Cazumbá anunciou mudanças em sua gestão após mais de cinco décadas de atuação.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 29/11/2025 às 12h55
Cíntia Pessoa é formada em Artes Cênicas pelo Centro de Artes do Maranhão, professora de Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e especialista em Gestão e Comunicação também pela UFMA.
Cíntia Pessoa é formada em Artes Cênicas pelo Centro de Artes do Maranhão, professora de Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e especialista em Gestão e Comunicação também pela UFMA. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Instituto de Arte Cazumbá, uma das instituições culturais mais tradicionais do Maranhão, anunciou mudanças em sua gestão após mais de cinco décadas de atuação na promoção da arte, dança e teatro no estado. A partir do próximo ano, a presidência passa a ser ocupada pela produtora cultural Cíntia Pessoa, que já integrava o quadro diretivo como responsável pelas Relações Institucionais.

A mudança marca uma nova fase para o Instituto, que tem sido referência na formação artística e na criação de espetáculos que percorrem o cenário cultural maranhense e nacional.

Nova gestão e continuidade artística

Com a posse de Cíntia Pessoa, o ex-presidente Américo Azevedo Neto assume a Direção Artística. Dramaturgo e criador de diversas montagens do Cazumbá, Américo continuará responsável pela remontagem de produções que fizeram história na instituição, além de conduzir o desenvolvimento de novos espetáculos.

Cíntia possui formação em Artes Cênicas pelo Centro de Artes do Maranhão e é Professora de Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Gestão e Comunicação também pela UFMA, reúne experiência na elaboração, produção e coordenação de projetos culturais, musicais, eventos empresariais e grandes espetáculos.

Para o ano de 2026, o Instituto de Arte Cazumbá anuncia importantes iniciativas:  

- Implantação de escolas de teatro e dança;  

- Abertura do Teatro Cazumbá à classe artística maranhense;  

- Transformação do Café Cazumbá em espaço cultural para lançamentos de livros, exposições de pintura, escultura, artesanato, fotografia e outras manifestações artísticas. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.