(Divulgação)
COLUNA
Pedro Sobrinho
A cultura é rica e diversa. Como jornalista convido você pra colar na coluna PEDRO SOBRINHO com resenhas e abordagens sobre: artes visuais (pintura, escultura, fotografia), música, literatura
Literatura com Roda de Conversa

Jornalista maranhense Rosane Borges lança livro no Itaú Cultural (SP) nesta quarta-feira

Além do lançamento do livro Imaginários emergentes e mulheres negras: representação, visibilidade e formas de gestar o impossível, o evento vai contar Sueli Carneiro e Izzy Gordon.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 02/12/2025 às 21h29

O Itaú Cultural recebe nesta quarta-feira (3/12), às 20h, a programação de lançamento do livro Imaginários emergentes e mulheres negras: representação, visibilidade e formas de gestar o impossível  (Editora Instante, 224 páginas), da mestre, doutora e pós-doutora em jornalismo, a maranhense, Rosane Borges. A publicação aborda o papel da mulher negra na atualidade, ao lidar sempre com o impossível e recriar o futuro, tema que conduz o debate nesta noite da autora com a filósofa Sueli Carneiro e a cantora Izzy Gordon, e apresentação da também jornalista Adriana Ferreira.

Jornalista maranhense Rosane Borges. Foto: Divulgação
Jornalista maranhense Rosane Borges. Foto: Divulgação

No livro, Rosane coloca em debate o papel da mulher negra na sociedade de hoje, a partir da leitura dos apagamentos feitos pelo racismo. Para tanto, retoma saberes ancestrais e estratégias de mobilização que se posicionam diante desses impactos estruturais.

A obra apresenta e acompanha gestos e atos de transformação de mulheres negras, tendo como objetivo um novo projeto de país e de mundo. “Este livro, por meio das vozes ancestrais que o move, se não procura oferecer a cura exemplar, investe em reconhecer os gestos de quem soube metamorfosear dor em beleza, sem esquecer o que significou a escravidão transatlântica”, explica a autora, que complementa: “Ele faz dessa experiência um acontecimento, que devolve para o coletivo a responsabilidade de todos e de cada um e nos coloca como protagonistas para urdir o tempo que vem, o tempo espiralar”.

A programação é gratuita, como todas as atividades do Itaú Cultural. Os ingressos devem ser reservados a partir das 12h da terça-feira da semana do lançamento, pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.

Sobre as participantes

* Rosane Borges é mestre, doutora e pós-doutora em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), tendo se formado em comunicação social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professora do Diversitas e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de coordenadora da Escola Online Longa. É também autora de Esboços de um tempo presente (2021) e organizadora dos livros Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004) e Mídia e racismo (2012).

* Izzy Gordon é cantora e compositora brasileira nascida em São Paulo, com carreira de mais de 30 anos. Com influências de jazz, blues, funk e MPB, ela dá continuidade à sua herança musical — é filha do músico Dave Gordon e sobrinha da cantora Dolores Duran. Sua trajetória inclui parcerias e shows com nomes importantes da música, além de álbuns autorais que celebram a negritude e a música negra.

* Suely Carneiro é filósofa, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e coordenadora executiva do Geledés Instituto da Mulher Negra e editora do Portal Geledés. É Doutora Honoris Causa pela Universidade de Brasília (UnB), e vencedora do Prêmio Kalman Silvert Award em 2021 e do Prêmio Jabuti - Personalidade Literária 2022. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do governo Lula, do Conselho Curador da Fundação Tide Setubal, do Conselho de Administração do Instituto Ibirapitanga, do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial, do Conselho Deliberativo da Conectas Direitos Humanos e conselheira da plataforma Ancestralidades, realizada em parceria pelo Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal.

É uma militante feminista anti-racista desde o final da década de 1970 e autora de diversos artigos sobre as questões de gênero, raça e direitos humanos em publicações nacionais e internacionais.

* Adriana Ferreira Silva é jornalista, escritora e curadora, voltada a questões de gênero e racial. Como moderadora, participou de eventos internacionais como a Commission on the Status of Women (ONU/NYC) e o B20 Brazil Opening Event. Foi correspondente em Paris e trabalhou na Folha de S.Paulo, Marie Claire, Vogue, Veja SP e na rádio CBN. Foi curadora da Jornada Galápagos de Jornalismo e do edital Rumos Itaú Cultural. É colunista do Nexo Jornal e escreve para Numéro Brasil e Quatro Cinco Um.

Serviço:

Lançamento do livro Imaginários emergentes e mulheres negras: representação, visibilidade e formas de gestar o impossível (Editora Instante, 224 páginas)

Com participação da autora Rosane Borges, Sueli Carneiro e Izzy Gordon.

Apresentação: Adriana Ferreira

Dia 3 de dezembro (quarta-feira), às 20h

Sala Itaú Cultural (piso térreo)

Capacidade: 224 lugares

Duração: aproximadamente 120 minutos

Entrada gratuita. Reservas de ingressos na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.