SÃO LUÍS – Fundado na década de 30, o Fuzileiros da Fuzarca tem uma longa história de preservação da cultura do carnaval tradicional de São Luís. O surgimento dos fuzileiros com o nome que se conhece hoje aconteceu em dezembro de 1935, quando alguns integrantes foram ao cinema da Rua do Passeio assistir um filme americano e a palavra ficou na mente dos criadores.
Em 11 de fevereiro de 1936, o bloco saiu às ruas pela primeira vez. A sede inicial era no Centro de São Luís, por onde os brincantes andaram e fizeram a alegria dos foliões. Ainda tímido, com apenas 32 integrantes, eles desafiaram o cenário social com uma proposta inovadora.
Fuzileiros da Fuzarca nasce para incluir a classe baixa
Na época, o Centro era habitado pela classe média-alta, e as festas carnavalescas aconteciam nas turmas e escolas de samba, voltadas para essa população. O Fuzileiros da Fuzarca nascia como um lugar para a população da classe mais baixa brincar o carnaval.
Após cerca de 5 anos na mesma sede, os diretores decidiram ir para o bairro da Madre Deus, onde estão até hoje. Dona Mercedes, mãe dos fundadores Cristóvão Alô Brasil, Astrogildo, Sandoval e Manuel Guaju, permitiu que sua casa se tornasse o local de reunião do bloco. A partir daí, houve a criação de um Livro de Atas, um Estatuto e as carteiras de sócios, o que tornou a brincadeira mais organizada.
Artistas locais são a trilha sonora do Fuzileiros da Fuzarca
Uma marca registrada do grupo foi a adoção de um repertório musical local. Artistas de São Luís, como Paletó, Henrique Sapo e Chico Bicicleta cantavam o dia a dia com muita irreverência, o que servia perfeitamente para os foliões do bloco.
A história do Fuzileiros da Fuzarca é longa e cheia de detalhes, e é isso que o show “Batucada 90” vai celebrar nesta quinta-feira (05), no Centro Cultural Vale Maranhão.
A programação começa a partir das 19h e a entrada é gratuita.
Informações retiradas da dissertação de pós-graduação da historiadora Maysa Santos
Saiba Mais
- Samba no Largo antecipa o Carnaval com edição especial neste sábado
- Camarote Stage reforça experiência, sustentabilidade e impacto social no Carnaval do Maranhão
- Vinil na Calçada anima o Bloco Los Carlitos em São Luís
- Bicicleta do Samba aquece o Centro de São Luís no Circuito Calçadão da rua de Nazaré
- Jurados do Grupo Especial têm posições definidas para o Carnaval 2026
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.