Carnaval no Rio

Besa Me Mucho leva música latina às ladeiras do Morro da Providência

Bloco mostrou mensagem política de integração continental.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 09/02/2026 às 09h02
Bloco Besa Me Mucho
Bloco Besa Me Mucho (Foto: Divulgação)

O bloco Besa Me Mucho ocupou, no domingo (8), as ladeiras do Morro da Providência, no centro do Rio de Janeiro, com um cortejo que misturou ritmos latino-americanos, batuques brasileiros e uma mensagem política de integração continental. A concentração ocorreu na escadaria da Rua Costa Barros, na esquina com a Ladeira do Livramento, reunindo moradores, músicos imigrantes e foliões de diferentes regiões da cidade.

Criado a partir de coletivos que já transitam há anos pelo território — como o Cortejinho RJ, nascido na própria Providência —, o Besa Me Mucho reafirma a ocupação cultural das ruas como gesto político. 

“A intensidade de fazer música latina nas vielas da Pequena África é resistência”, resumiram os organizadores, ao destacar a relação histórica do bloco com a primeira favela do Brasil.

Bloco é formado por imigrantes

Formado majoritariamente por imigrantes, o bloco, segundo ele, assume responsabilidade maior em momento de visibilidade como o carnaval. “Falar de uma América Latina livre, de uma ideia de América anterior à América do Norte, é uma tarefa que se impõe”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.