CARNAVAL 2026

Além da agitação dos palcos: confira dicas para aproveitar o feriado com mais tranquilidade

Planejamento do roteiro de viagem é o principal aliado do turista e do folião que quer curtir a festa com moderação.

Imirante.com

Os roteiros se dividem entre Centro Histórico, Madre Deus as praias da Capital. (Foto: Divulgação/Redes Sociais)
Os roteiros se dividem entre Centro Histórico, Madre Deus as praias da Capital. (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

SÃO LUÍS - Para quem quer aproveitar o Carnaval do Maranhão além dos palcos oficiais, São Luís e os municípios da Região Metropolitana oferecem um roteiro que combina festa, turismo, gastronomia e cultura. As opções vão desde hospedagens próximas aos circuitos mais badalados até passeios culturais que trazem tranquilidade ao foco da experiência.

Para relaxar durante o dia, praias como Calhau, São Marcos, Olho d’Água e Ponta d’Areia oferecem opções que vão de esportes aquáticos a caminhadas no fim de tarde, especialmente no Espigão da Ponta d’Areia e na Praça do Sol.

Planejar o roteiro é importante no Carnaval da Ilha

Para planejar bem, vale checar horários da programação, condições de deslocamento e os Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Quem visita a cidade pela primeira vez costuma alternar praia e passeios culturais pela manhã e tarde, e deixar os circuitos à noite, quando a agenda aquece. 

A folia se concentra nos circuitos Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, e no Vem Pra Madre, na Madre Deus, com shows, blocos e manifestações populares que se espalham entre a orla e o Centro Histórico. 

Programação de Carnaval está no Centro, Litorânea e Madre Deus

E se você prefere a agitação do Carnaval maranhense, a região do Calhau/Olho D’Água concentra hotéis, flats e restaurantes, com vias amplas e boa oferta de transporte por app. É prática para quem deseja ir e voltar dos eventos a pé em alguns trechos e ficar pertinho dos circuitos oficiais.

Para facilitar o deslocamento, a capital conta com transporte por aplicativo, táxis e sistema integrado de ônibus, com tarifa única de R$ 4,20 entre os municípios da Grande Ilha. Durante os dias de festa, a Secretaria de Estado de Turismo e a Polícia Militar reforçaram o policiamento, garantindo mais tranquilidade para moradores e turistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.