Série D

Cordino é derrotado pelo Ferroviário e continua sem vencer na Série D

Onça de Barra do Corda caiu para o sexto lugar no Grupo 2 da Quarta Divisão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 13/05/2023 às 20h17
Lance da partida entre Cordino e Ferroviário, pela Série D.
Lance da partida entre Cordino e Ferroviário, pela Série D. (Lenilson Santos / Ferroviário AC)

BARRA DO CORDA - Um dos representantes do futebol maranhense no Campeonato Brasileiro Série D, o Cordino enfrentou o Ferroviário na tarde deste sábado (13), em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da competição nacional. Mesmo contando com o apoio da torcida no Estádio Leandrão, em Barra do Corda, a Onça não conseguiu fazer uma boa atuação, perdeu por 1 a 0 para a equipe cearense e teve que adiar o plano de conquistar a sua primeira vitória nesta edição da Quarta Divisão.

Assim que a bola rolou no Leandrão, o Ferroviário foi ao ataque e balançou as redes logo aos três minutos, com Vinícius Paulista, mas a arbitragem anulou o lance por causa de um toque de mão. Depois de um período de domínio do Ferrão, o Cordino conseguiu equilibrar as ações e boas oportunidades na reta final do primeiro tempo. Na volta do intervalo, o Ferroviário precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar: após cruzamento de Wesley, o zagueiro Alisson apareceu bem no ataque e fez o gol dos visitantes. Empurrado pela torcida, o Cordino avançou suas linhas em busca da reação, porém, o time cearense segurou a vantagem e confirmou a vitória em Barra do Corda.

Ainda sem vencer na Série D, o Cordino caiu para a sexta colocação do Grupo 2 da competição nacional, com apenas um ponto ganho em duas rodadas. Já o Ferroviário, que manteve os 100% de aproveitamento na Quarta Divisão, chegou aos seis pontos e assumiu a liderança isolada da chave.

O Cordino terá mais uma chance de encerrar o jejum na Série D em um duelo estadual contra o Maranhão Atlético, que será disputado no próximo sábado (20), às 17h, no Estádio Leandrão, em Barra do Corda, com cobertura completa do Imirante Esporte e da rádio Mirante AM. O Ferroviário, por sua vez, enfrenta o Tocantinópolis no próximo domingo (21), a partir das 17h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

O jogo

Mesmo jogando fora de casa, o Ferroviário tomou a iniciativa diante do Cordino no Leandrão. Aos três minutos, Vinícius Paulista aproveitou uma sobra de bola na grande área e mandou para as redes, mas a arbitragem marcou um toque de mão do atleta do Ferrão e anulou o lance. A equipe cearense assustou novamente a Onça aos 24, em chute de Tarcísio, que passou muito perto do gol.

Mantendo a postura agressiva, o Ferroviário perdeu mais uma oportunidade aos 32 minutos, com Gabryel Martins, que finalizou bem e obrigou Henrique a fazer a defesa com o pé. Com dificuldades para avançar, o Cordino só respondeu aos 42: lançado na grande área, Ulisses cabeceou firme, e Douglas Dias fez grande defesa.

O lance de Ulisses foi o suficiente para acordar o Cordino, que sufocou o Ferroviário na reta final do primeiro tempo. Victor Carré, aos 45 minutos, encontrou espaço, arriscou o chute e quase abriu o placar para a Onça. Já aos 47, Debu serviu Ulisses, que desviou de cabeça e obrigou Douglas Dias a salvar o Ferrão mais uma vez.

Ferroviário marca e segura pressão do Cordino

Assim como na etapa inicial, o Ferroviário pressionou o Cordino no começo do segundo tempo. Desta vez, a pressão da equipe cearense funcionou: aos quatro minutos, Wesley fez o cruzamento na ponta-direita, e o zagueiro Alisson, como elemento surpresa, marcou o gol do Ferrão. O Cordino teve uma boa chance de empatar aos oito, após Jocivan receber lançamento e ajeitar de cabeça para Ulisses, que chegou chutando e viu a bola passar perto da trave.

Satisfeito com o resultado, o Ferroviário diminuiu o ritmo, enquanto o Cordino se lançou ao ataque em busca da reação em casa. Aos 30 minutos, Paulo Victor encontrou espaço, bateu firme, e Douglas Dias espalmou, salvando a equipe cearense mais uma vez.

Os últimos minutos de partida em Barra do Corda contaram com um Cordino valorizando a posse de bola e tentando criar espaços diante de um Ferroviário que se fechou bem, mas não conseguiu explorar os contragolpes. No fim das contas, a defesa da equipe cearense se destacou, para frustração da Onça de Barra do Corda.

FICHA TÉCNICA

CORDINO: Henrique; Everton (Dudu), Mimica (Moisés), Keven e Rômulo Ferreira (Paulo Victor); Jonatan, Victor Carré e Jocivan; Allyson (Michel), Debu (Robinho) e Ulisses. Treinador: Marlon Cutrim

FERROVIÁRIO: Douglas Dias; Wesley, Alisson, Roni Lobo e Éder Lima; Vinícius Paulista, Deysinho (Kiuan) e Tarcísio; Thiaguinho (Juninho Quixadá), Abner (Andrezinho) e Gabryel Martins (César Sampaio). Treinador: Paulinho Kobayashi

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.