No último dia 20 de junho a seleção brasileira perdeu para a seleção de Senegal por 4x2 somando 2 derrotas e 1 vitória nos primeiros 3 amistosos pós Copa do Mundo do Catar. Isso após ter sido divulgado que a seleção fechou com o italiano Carlo Ancelotti deixa um momento conturbado na seleção canarinha.
Após a vitória contra Guiné por 4x1 no dia e a derrota contra Senegal por 4x2 agora a seleção brasileira só volta a campo em setembro, e, para quem gosta de assistir futebol, agora resta acompanhar os clubes brasileiros no Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Sul Americana. Se você não quer ficar de fora do que está acontecendo, acesse o site, e acompanhe de tudo que rolar nos próximos meses até as próximas partidas da seleção.
Após mais uma eliminação traumática, com duas derrotas em 3 jogos e uma incerteza sobre o futuro treinador esse talvez seja o início de ciclo mais preocupante dos últimos anos da seleção brasileira. Confira agora como foram os últimos ciclos de copa da seleção Brasileira.
Ciclo pós-Copa de 2002:
Em 2002 após o título o clima era positivo, o treinador Luis Felipe Scolari continuava no cargo e a seleção tinha um elenco que seus jogadores veteranos ainda estavam no auge e alguns novos jogadores como Kaká e Robinho, surgiam como um ótimo futuro da canarinha. Nos três primeiros amistosos a seleção brasileira acumulou 2 vitórias e 1 derrota:
12 de fevereiro de 2003: Brasil 2-1 Ioguslávia
20 de fevereiro de 2003: Brasil 1-2 Portugal
29 de março de 2003: Brasil 3-0 Coréia do Sul
Ciclo pós-Copa de 2006:
Após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006, o Brasil precisava se reestruturar. O técnico Carlos Alberto Parreira deixou o comando da seleção, e Dunga foi escolhido para liderar o início de um novo ciclo. Houve uma busca por renovação, com a entrada de jogadores jovens, como Alexandre Pato e Hernanes, e a saída de alguns ícones da seleção. O objetivo era formar um time mais competitivo e superar as críticas recebidas após a última Copa. Nos três primeiros amistosos a seleção brasileira acumulou três vitórias:
10 de agosto de 2010: Brasil 2-0 Estados Unidos
07 de setembro de 2010: Brasil 3-0 Irã
12 de outubro de 2010: Brasil 2-0 Ucrânia
Ciclo pós-Copa de 2010:
A Copa do Mundo de 2010 foi marcada pela eliminação nas quartas de final contra a Holanda. Dessa forma, a seleção brasileira precisava se reconstruir novamente. O técnico Mano Menezes foi escolhido para liderar esse processo, trazendo uma filosofia de jogo mais ofensiva. Houve uma grande renovação no elenco, com a introdução de jogadores como Neymar, Lucas Moura e Oscar. O objetivo era mesclar juventude e experiência em busca de um time competitivo para a próxima Copa. Nos três primeiros amistosos a seleção brasileira acumulou três vitórias:
05 de setembro de 2014: Brasil 1-0 Colômbia
09 de setembro de 2014: Brasil 1-0 Equador
12 de outubro de 2014: Brasil 4-0 Japão
Ciclo pós-Copa de 2014:
Após a decepcionante eliminação nas semifinais da Copa do Mundo de 2014 em casa, o Brasil enfrentou um período de grande pressão e necessidade de mudanças. O técnico Luiz Felipe Scolari deixou o comando, e Dunga foi novamente escolhido para liderar a equipe. Houve uma busca por renovação e resgate da identidade de jogo brasileira. Jogadores experientes foram substituídos por jovens talentos, como Philippe Coutinho e Roberto Firmino. A seleção passou por um processo de reconstrução e busca por uma nova identidade futebolística. Nos três primeiros amistosos a seleção brasileira acumulou três vitórias:
05 de setembro de 2014: Brasil 1-0 Colômbia
09 de setembro de 2014: Brasil 1-0 Equador
12 de outubro de 2014: Brasil 4-0 Japão
Ciclo pós-Copa de 2018:
Após a Copa do Mundo de 2018, em que o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Bélgica, a seleção brasileira enfrentou um período de avaliação, mudanças e preparação para os próximos desafios. Após a Copa do Mundo, o técnico Tite permaneceu no comando da seleção brasileira. Ele havia sido contratado em 2016 e trouxe resultados positivos durante o período de preparação para a Copa do Mundo de 2018. A continuidade de Tite no cargo proporcionou estabilidade e a possibilidade de dar sequência ao trabalho. Nos três primeiros amistosos a seleção brasileira acumulou três vitórias:
07 de setembro de 2018: Brasil 2-0 Estados Unidos
11 de setembro de 2018: Brasil 5-0 El Salvador
12 de outubro de 2018: Brasil 1-0 Arábia Saudita
Saiba Mais
- CBF e Nike anunciam renovação de contrato até 2038
- Dorival vê Seleção mais consistente após empate com o Uruguai em Salvador
- Invicta em Salvador, Seleção Brasileira enfrenta o Uruguai nesta terça-feira (19)
- VÍDEO: Seleção Brasileira encerra preparação para enfrentar o Uruguai
- VÍDEO: Dorival Junior crê em evolução do Brasil e projeta dificuldades contra o Uruguai
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.