Bola de Ouro

Após decepção de Vini Jr., veja brasileiros que já venceram a Bola de Ouro

. Para muitos, Vini Jr. era o favorito, mas ele acabou sendo superado pelo espanhol Rodri.

Publipost

Atualizada em 29/10/2024 às 14h15
Desde 2007, portanto, nenhum brasileiro conquista a Bola de Ouro - ou mesmo o prêmio da Fifa.
Desde 2007, portanto, nenhum brasileiro conquista a Bola de Ouro - ou mesmo o prêmio da Fifa. (Foto: Reprodução)

A premiação da Bola de Ouro aconteceu no último dia 28 e milhões de torcedores aproveitaram que a Betano é confiável para fazerem suas apostas no vencedor. Para muitos, Vini Jr. era o favorito, mas ele acabou sendo superado pelo espanhol Rodri. Dessa forma, o Brasil continua sem levantar o troféu desde 2007.

Mas, afinal, quais foram os brasileiros que já venceram a Bola de Ouro? A verdade é que até 1994 a premiação era concedida apenas para jogadores europeus. Em 2015 a France Football chegou a fazer uma revisão, incluindo jogadores fora do Velho Continente, na qual Pelé, por exemplo, ganharia sete vezes o troféu.

De todo modo, ao longo de sua carreira, o Rei do Futebol, assim como Maradona, não concorreu ao prêmio. Di Stéfano, por exemplo, venceu duas vezes a Bola de Ouro, mas, apesar de ter nascido na Argentina, ele era naturalizado espanhol.

Primeiro brasileiro a vencer a Bola de Ouro

Somente a partir de 1995, portanto, jogadores não europeus entraram na disputa pela Bola de Ouro. E justamente naquele ano o prêmio ficou com um africano, o atacante George Weah, que defendeu equipes como o Paris Saint-Germain e o Milan.

Já o primeiro brasileiro a ficar com o troféu foi Ronaldo, em 1997. Na ocasião, o atacante defendia o Barcelona e estava chocando o mundo com seus dribles, gols e sua explosão.

Além de ter sido o primeiro brasileiro a vencer a premiação da France Football, o Fenômeno é até hoje o jogador mais jovem a ter recebido esta distinção. À época, ele tinha apenas 21 anos, 3 meses e 5 dias.

O craque ainda voltaria a levantar o troféu em 2002, ano em que foi o artilheiro e campeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira. Dessa forma, Ronaldo fechou sua carreira com duas conquistas da Bola de Ouro.

Outros brasileiros a vencerem o troféu

Mas, além do Fenômeno, outros três brasileiros também faturaram a premiação individual mais cobiçada do futebol.

Em 1999, Rivaldo teve atuações espetaculares com a camisa do Barcelona e foi justamente agraciado com o prêmio. O camisa 10 era o principal nome da equipe espanhola e era, também, um dos craques da seleção brasileira.

Seis anos mais tarde, em 2005, foi a vez de Ronaldinho conquistar a Bola de Ouro. O "Bruxo" já havia vencido a premiação da Fifa no ano anterior e estava encantando torcedores de todo o mundo com jogadas antes jamais vistas.

Ronaldinho fazia malabarismo dentro de campo, era eficiente e ainda tinha o sorriso como sua marca registrada. Ele talvez tenha sido o jogador que melhor soube aliar espetáculo com resultados - pelo menos durante a primeira parte de sua carreira.

Por fim, o último brasileiro a vencer a Bola de Ouro foi Kaká. Isso ocorreu em 2007, quando o meia foi essencial para uma temporada vitoriosa do Milan, que culminou com a conquista da Liga dos Campeões.

Crise no futebol brasileiro

Desde 2007, portanto, nenhum brasileiro conquista a Bola de Ouro - ou mesmo o prêmio da Fifa.

Isso reflete a queda de qualidade do nosso futebol. Os resultados da seleção brasileira também confirmam isso. Há muitos anos, a amarelinha vem colecionando vexames e eliminações precoces.

A mais recente aconteceu na Copa América, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final, após conseguir apenas uma vitória e três empates.

Portanto, por mais que seja questionável Vini Jr. não ter vencido a Bola de Ouro 2024, o fato de nenhum jogador brasileiro conseguir a premiação desde 2007 mostra que deixamos de ser o país que produzia craques em abundância.

O futebol brasileiro, hoje, está nivelado com o das principais seleções mundiais, com exceção, provavelmente, da França e da Espanha, que estão um pouco à frente das demais.

Dessa forma, o Brasil já não tem mais o diferencial que o caracterizava e isso tem como 

consequência os maus resultados da seleção e a falta de jogadores vencedores de prêmios individuais. Será que esse cenário poderá mudar nos próximos anos? É o que os torcedores aguardam ansiosamente.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.