Futebol Brasileiro

CBF e clubes discutem Série E para 2027

A reunião entre CBF e representante dos clubes, Rogério Siqueira, está marcada para o dia 29 de julho para discutir projeto.

Gustavo Coelho/ imirante Esporte

Atualizada em 23/07/2025 às 18h25
CBF e cluibes discutem quinta divisão para 2027
CBF e cluibes discutem quinta divisão para 2027 (Joilsson Marconne/CBF)

BRASIL - O Representante de clubes na Série D e presidente do ASA ,de Alagoas, Rogério Siqueira, disse estar confiante na possibilidade nos ajustes na criação de uma nova divisão no futebol brasileiro. Segundo o dirigente, a reunião está marcada para o dia 29 de julho, junto com a diretoria da CBF, comandada por Samir Xaud, que disse está aberta às ideias dos clubes para mudanças a partir da temporada de 2027. Uma das propostas defendidas por Siqueira é a criação de uma quinta divisão do futebol nacional, a Série E. 


Temos uma reunião na CBF com o presidente Xaud, às 11h, no dia 29, e vamos tratar acerca da evolução da série de entrada, que hoje é a Série D, pra mudar um pouco a formatação, tentando incluir mais clubes, e também falar sobre a criação da Série E. Existem as duas possibilidades, tanto para o aumento de clubes, onde os 32 melhores garantiriam participação no ano seguinte, ou a criação de uma Série E, que foi a nossa primeira proposta — explicou Siqueira


A criação de uma nova série no futebol brasileiro, pelo entendimento do dirigente, vai beneficiar clubes tradicionais que perderam espaço nos últimos anos. Caso seja aprovada, a ideia que Série E comece em 2027, a princípio, com 64 clubes. 


O que a gente tem certeza é que precisa dar uma sustentabilidade para os clubes tradicionais de Série D. Hoje, nessa formatação que temos, com 64 clubes, todos já entram na competição rebaixados e acontece como aconteceu este ano de clubes como o Paraná, entre outros grandes clubes do Brasil, ficarem sem calendário. Isso, com certeza, não é o que a CBF quer, não é o que os times merecem e não é o que eles necessitam — argumentou Siqueira


De acordo com Siqueira, ele afirma que CBF vai atender o pedido dos clubes e acredita na boa relação com a entidade:


"Com certeza, teremos novidades para os próximos anos, não podemos falar para 2026, porque as regras já estão definidas, mas, para o calendário de 2027, teremos melhorias para a série de entrada do Campeonato Brasileiro." 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.