Basquete

Pivô maranhense Ruan Miranda conquista a AmeriCup com a Seleção Brasileira

Ruan disputou os três primeiros jogos do Brasil na competição continental antes de sofrer uma grave lesão no joelho.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 01/09/2025 às 23h02
O pivô maranhense Ruan Miranda, da Seleção Brasileira de Basquete.
O pivô maranhense Ruan Miranda, da Seleção Brasileira de Basquete. (Divulgação / CBB)

MANÁGUA (NICARÁGUA) - O pivô maranhense Ruan Miranda conquistou, na noite de domingo (31), o título da Copa América de Basquete Masculino (AmeriCup) com a Seleção Brasileira, que venceu a Argentina por 55 a 47 em decisão realizada em Manágua, na Nicarágua. Esse foi o quinto título do Brasil em 20 edições da competição continental e o primeiro em 16 anos.

"Ser brasileiro já é bom, agora ser campeão da América sendo brasileiro é melhor ainda! Obrigado por tudo time, sem vocês nada disso seria possível!", comemorou Ruan Miranda nas redes sociais.

Atleta do Flamengo, Ruan Miranda disputou os três jogos do Brasil na fase de grupos da AmeriCup, contra Uruguai, Bahamas e Estados Unidos, registrando médias de 5.7 pontos e 3.3 rebotes, mas ficou fora da fase decisiva da competição continental após romper o ligamento cruzado anterior do joelho direito e agora terá que se afastar das quadras por seis a nove meses. O pivô também utilizou as redes sociais para agradecer pelo apoio recebido após a grave lesão sofrida na AmeriCup.

"Obrigado demais por todo o carinho! O apoio de vocês tem sido fundamental nesse momento. Por estar recebendo tantas mensagens, infelizmente não conseguirei responder a todos, mas gostaria de agradecer imensamente por toda a força que estou recebendo. A jornada de recuperação é longa, mas vou trabalhar duro para voltar mais forte do que nunca", escreveu Ruan Miranda.

A grave lesão sofrida na AmeriCup interrompe um momento espetacular na carreira de Ruan Miranda. Na temporada 2024/25, o pivô maranhense de 23 anos ajudou o Flamengo a conquistar a Basketball Champions League Americas (BCLA), conhecida como a "Libertadores do Basquete", e a Copa Super 8, competição de intertemporada com os melhores times do primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB). Com esse desempenho de alto nível, Ruan se consolidou entre os melhores pivôs do país e foi chamado pelo técnico Aleksandar Petrovic para defender a Seleção Brasileira na AmeriCup.

Sobre Ruan Miranda

Sobrinho da multicampeã Iziane Castro, Ruan Miranda está defendendo o Flamengo pela tereira vez na carreira. O pivô de 23 anos chegou ao Rubro-Negro ainda jovem, após uma rápida passagem pelo time masculino do Sampaio Basquete, e conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Ruan, no entanto, teve pouco espaço na equipe profissional do Flamengo no início da carreira e foi mais acionado em torneios como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), principal competição de base da modalidade no país.

Sem espaço no Flamengo, Ruan Miranda foi para o Cerrado Basquete, onde faturou os prêmios de MVP (jogador mais valioso) da LDB e Destaque Jovem da temporada 2022/23. Em seguida, o pivô fechou com o Paulistano, sagrando-se campeão da LDB 2023 e do Campeonato Paulista de Basquete antes de acertar transferência para o Capitanes de Ciudad de México, equipe que disputa a Liga de Desenvolvimento da NBA (G-League). Após uma temporada no Capitanes, Ruan permaneceu no México para disputar a liga local pelo Astros de Jalisco antes de confirmar o retorno ao Flamengo.

Além de se destacar em suas passagens por clubes, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira de Basquete 3x3. O pivô maranhense ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo da modalidade e defendeu o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Já em 2022, no 5x5, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá. No final de 2024, o pivô foi convocado pela Seleção Brasileira para jogos das Eliminatórias da AmeriCup, contra Uruguai e Panamá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.