Novos rumos!

Tite leva técnico do Avaí para ser auxiliar no futebol europeu

Vinícius Bergantin deixa o Avaí após receber proposta para integrar a comissão de Tite, que deve trabalhar na Europa. Clube busca novo treinador.

Gustavo Coelho/imirante Esporte

Tite leva técnico do Avaí para ser auxiliar na Europa
Tite leva técnico do Avaí para ser auxiliar na Europa (Lucas Rhamon/Avaí F.C.)

SANTA CATARINA -O Avaí confirmou, na manhã desta sexta-feira, a saída do técnico Vinícius Bergantin após o treinador receber uma proposta para integrar novamente a comissão técnica de Tite, que deve trabalhar na Europa na próxima temporada. A decisão interrompeu as tratativas que avançavam para renovação com o clube catarinense.

Proposta de Tite interrompe negociação no Avaí

A Diretoria Executiva do Avaí mantinha conversas para renovar o contrato de Bergantin, que manifestava o desejo de permanecer no clube. Porém, uma proposta apresentada por Tite — com possibilidade de atuação no mercado europeu — mudou o rumo da negociação.

A assessoria de Bergantin confirmou que o treinador aceitou a oferta para voltar a trabalhar com Tite, embora o novo destino do técnico ainda não esteja definido, seja em clube europeu ou seleção nacional.

Desempenho de Bergantin na Série B

Bergantin comandou o Avaí em 10 partidas da Série B, registrando a maior sequência invicta do clube na competição em 2025:

8 jogos sem derrota

4 vitórias

4 empates

O desempenho sólido reforçou a intenção da nova diretoria em mantê-lo no comando da equipe para o Campeonato Catarinense e a Série B em 2026.

Presidente do Avaí considerava renovação uma prioridade

Durante coletiva nesta semana, o novo presidente Bernardo Pessi destacou que Bergantin era o principal nome para seguir no comando técnico.

— Ele cresceu muito no meu conceito. Não há contrato fechado, mas há uma negociação que pode resultar na renovação, se as duas partes encontrarem um denominador comum. [...] Ele não é a única opção, mas é seriamente considerado — afirmou Pessi.

Relação com Tite e retorno ao mercado

Tite anunciou no último fim de semana seu retorno ao mercado após sete meses afastado por questões de saúde mental. Ele e Bergantin trabalharam juntos no Flamengo, em 2024, e o auxiliar agora volta a integrar sua equipe técnica.

O próximo passo de Tite será definido nos próximos dias, mas a expectativa é de que assuma um projeto na Europa.

Avaí busca substituto para 2026

Com a saída de Bergantin, o Avaí já possui conversas avançadas com um novo nome para assumir a equipe. A diretoria também deve anunciar a contratação de um novo diretor de futebol, substituindo Roberto Braga, que ocupou o cargo interinamente após a saída de Eduardo Freeland.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.