Sampaio Basquete apresenta elenco e comissão técnica para a LBF 2023
Bolívia Querida estreia na competição no dia 10 de março, contra o Sodiê Mesquita-RJ, com transmissão ao vivo do Imirante.
SÃO LUÍS - O Sampaio Basquete iniciou, na noite desta quarta-feira (15), a preparação para a Liga de Basquete Feminino (LBF) 2023. Em evento realizado em um hotel de São Luís, a diretoria da Bolívia Querida apresentou 12 das 16 atletas inscritas para a competição nacional, além da comissão técnica, chefiada pelo treinador argentino Cristian Santander. Atual campeão da LBF, o Sampaio está em busca de seu quarto título nacional.
Em entrevista exclusiva ao Imirante Esporte, o presidente do Sampaio Basquete, Murilo Dias, falou sobre o processo de montagem do elenco da Bolívia Querida para a LBF 2023, destacou os objetivos da equipe em mais uma edição da competição nacional e pediu o incentivo da torcida tricolor nos dias de jogos no Ginásio Costa Rodrigues.
"A expectativa é a melhor possível. Montamos um grande elenco, dirigido por um grande técnico, isso é fundamental. O Sampaio Corrêa, quando entra na LBF, entra sempre com o pensamento de estar na final, e vamos buscar um título inédito para o Maranhão, que é o tetracampeonato. Mais uma vez, a gente conta com o apoio da nossa torcida, que abraçou o basquete e sempre coloca um peso muito forte para os adversários, sendo o sexto jogador em quadra", afirmou Murilo.
Cristian Santander, por sua vez, detalhou o planejamento da pré-temporada do Sampaio Basquete e ressaltou a importância desse mês de ajustes antes dos primeiros compromissos oficiais da LBF 2023. Santander, que foi campeão nacional pelo Tricolor em 2019, também fez elogios às atletas da Bolívia Querida e demonstrou ansiedade pelo reencontro com os torcedores da equipe maranhense.
"Montamos um elenco com grandes nomes, agora o meu trabalho é fazer um grande time, vamos trabalhar para isso. Já vamos iniciar a preparação nesta quinta, algumas atletas ficaram um tempo sem jogar, então vamos olhando pouco a pouco como cada uma está. Precisamos fazer um bom trabalho e dar essa alegria ao nosso torcedor, que sempre é muito importante para o Sampaio com seu amor incondicional", disse o treinador.
Uma das principais contratações do Sampaio Basquete para a LBF 2023, a ala-pivô Mari Dias também falou sobre a alegria de defender o Tricolor na competição nacional. A atleta de 25 anos, que acumula passagens por Barretos, Vera Cruz Campinas e Ituano, disse estar animada para ajudar o Sampaio em busca do tetracampeonato.
"Sempre admirei a equipe do Sampaio por sua competência e sua torcida, que sempre está dando apoio nos jogos, já atuei contra e agora será um prazer atuar do lado deles. Espero que eu possa contribuir para que a gente saia com a vitória em mais uma temporada", destacou Mari, que teve médias de 18.3 pontos e 10.3 rebotes pelo Ituano em 2022.
Sem perder tempo, o elenco do Sampaio Basquete já inicia os treinamentos nesta quinta-feira (16), em dois períodos, com atividade física na academia pela manhã e uma movimentação no Ginásio Costa Rodrigues durante a tarde. Nesse primeiro momento, quatro atletas desfalcam o Tricolor por atuarem na Europa e se juntam ao grupo no decorrer da LBF 2023: a armadora Melisa Gretter, a ala Raphaella Monteiro, a ala-pivô Emanuely De Oliveira e a pivô Érika de Souza
A estreia do Sampaio Basquete na LBF 2023 está marcada para o dia 10 de março, às 19h30, diante do Sodiê Mesquita-RJ, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. Todos os jogos da Bolívia Querida na competição nacional terão transmissão ao vivo do Imirante.com.
Fórmula de disputa
O formato de disputa da LBF 2023 é similar ao das últimas temporadas: as oito equipes se enfrentarão em turno e returno, totalizando 14 jogos para cada time, com o objetivo de definir a posição de cada um no chaveamento dos playoffs. As quartas de final e as semifinais serão definidas em séries "melhor de três", enquanto a final ocorre em uma série "melhor de cinco", com a equipe de melhor campanha tendo o mando de quadra.
Confira o elenco do Sampaio Basquete para a LBF 2023, em ordem numérica:
2 - Jenyff Moura
5 - Raphaella Monteiro
7 - Patty
8 - Tainá Paixão
9 - Brenda Bleidão
10 - Emanuely De Oliveira
11 - Meli Gretter
12 - Mari Dias
13 - Michele Gouvea
14 - Érika de Souza
15 - Karina
16 - Fabi
23 - Gabi Guimarães
24 - Alana Gonçalo
25 - Duda
26 - Raissa
Saiba Mais
- David Pelosini celebra acerto com o Sampaio Basquete: "Muito feliz pela oportunidade"
- Sampaio Basquete anuncia técnico para a próxima temporada da LBF
- Murilo Dias fala sobre perspectiva do Sampaio Basquete para 2025
- Sampaio Basquete mudará comando técnico para a próxima temporada
- SESI Araraquara frustra sonho do tetra do Sampaio Basquete e fica com o título
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.