IQUIQUE (CHILE) - Dono de uma campanha histórica na Copa Libertadores de Beach Soccer, o Sampaio Corrêa agora está a um passo da tão sonhada e inédita conquista da principal competição da modalidade no continente. Em semifinal disputada na noite deste sábado (24), na Arena de Playa Cavancha, em Iquique, a Bolívia Querida não se intimidou com a pressão da torcida do anfitrião Alto Hospicio, teve uma atuação de alto nível e carimbou o passaporte para a decisão da Libertadores com uma goleada por 9 a 4 sobre a equipe chilena.
Leia também:
- Carlos Jacques quer Sampaio Corrêa mantendo o ritmo na final da Libertadores de Beach Soccer
- Luis Quinta celebra goleada do Sampaio Corrêa: "Tivemos o controle da partida"
Diante de uma Arena de Playa Cavancha lotada, o Sampaio Corrêa segurou a pressão do Alto Hospicio nos primeiros minutos e depois mostrou todo o talento do beach soccer maranhense para os chilenos: com muita habilidade e eficiência no ataque, o Tricolor abriu 5 a 0 no primeiro tempo, com gols de Luis Quinta, Marciel, Doda e Sikinha (2). Após Luis Quinta marcar o sexto gol do Sampaio na metade do segundo quarto, o Alto Hospicio esboçou uma reação após Alberto Echeverria e Vega balançarem as redes, porém, a Bolívia Querida freou a euforia chilena após mais um gol de Luis Quinta e um golaço do goleiro Jefinho. Com o jogo definido, o terceiro tempo foi marcado pelo quarto gol de Luis Quinta pelo Sampaio e por mais uma tentativa de reação do Alto Hospicio, que diminuiu novamente o prejuízo com Vega e Alberto Echeverria, mas nada que pudesse impedir a classificação do Sampaio para a final da Libertadores.
Essa é a primeira vez que o Sampaio Corrêa garante vaga na final da Copa Libertadores de Beach Soccer: o Tricolor foi eliminado nas quartas de final em 2017, no Paraguai, e garantiu a terceira colocação em 2018, quando a competição foi disputada no Rio de Janeiro. O Alto Hospicio, por sua vez, se tornou o segundo time chileno a alcançar as semifinais da Libertadores, mas não conseguiu a inédita presença do país na decisão.
O Sampaio Corrêa disputará o título da Copa Libertadores de Beach Soccer contra o Presidente Hayes, do Paraguai, que tem a melhor campanha da competição, com 100% de aproveitamento em cinco partidas disputadas até o momento. A final entre a Bolívia Querida e a equipe paraguaia será neste domingo (25), a partir das 20h (horário de São Luís), com cobertura completa do Imirante Esporte. Pouco antes, às 18h, o Alto Hospicio encara o Acassuso-ARG na decisão do terceiro lugar.
O jogo
A semifinal entre Alto Hospicio e Sampaio Corrêa começou quente em Iquique. Empurrado pela torcida, que lotou a Arena de Playa Cavancha, a equipe chilena tomou a iniciativa e obrigou o goleiro Jefinho a fazer quatro grandes defesas em pouco mais de dois minutos, enquanto o Sampaio respondeu com Sikinha, que mandou uma finalização pela linha de fundo e parou no goleiro Orlando Echeverría na segunda tentativa. Após controlar os avanços do Alto Hospicio, o Sampaio Corrêa abriu o placar aos três minutos, com Luis Quinta, que aproveitou boa jogada de Willian e bateu na saída de Orlando Echeverría.
O primeiro gol animou o Sampaio Corrêa, que forçou erros do ataque do Alto Hospício e impôs o seu estilo de jogo, com troca de passes e muita velocidade. Em uma dessas tabelas, aos quatro minutos, Marciel finalizou bem para marcar o segundo gol do Sampaio. Sem diminuir o ritmo, a Bolívia Querida não demorou a chegar ao terceiro gol: Doda, aos seis minutos, recebeu passe de Marciel e colocou a bola no canto esquerdo de Orlando Echeverría. Pressionado, o Alto Hospicio se lançou ao ataque e foi castigado pelo Sampaio, que contou com dois gols de Sikinha em jogadas de contragolpe para garantir a vitória por 5 a 0 no primeiro tempo.
Com a goleada construída, o Sampaio Corrêa recuou no início do segundo tempo e voltou a levar alguns sustos do Alto Hospicio, mas o goleiro Jefinho, em noite inspirada, segurou as finalizações dos chilenos. Aproveitando os espaços deixados pelos donos da casa, o Tubarão fez o sexto gol aos cinco minutos: após chute de Lucas Quinta, o goleiro Orlando Echeverría deu rebote, e a bola bateu em Vega antes de entrar, mas a arbitragem marcou o gol para Quinta. Depois de muita insistência, o Alto Hospício fez dois gols em 25 segundos, com Alberto Echeverría e Vega, em cobrança de pênalti, porém, o Sampaio freou a reação chilena com mais um gol de Lucas Quinta, também de pênalti, e com um golaço do goleiro Jefinho, que chutou de sua própria área e acertou o ângulo direito.
Com 8 a 2 no placar, o Sampaio Corrêa reduziu novamente o ritmo e valorizou a posse de bola no terceiro tempo, fazendo o relógio correr, enquanto o Alto Hospicio lutava para reduzir o prejuízo: Vega, aos 11, marcou o terceiro gol dos donos da casa em um tiro livre direto. Destaque do Sampaio na partida, Luis Quinta marcou seu quarto gol e o nono da equipe maranhense após uma rápida troca de passes aos sete minutos. Ainda houve tempo para Alberto Echeverria marcar o quarto gol do Alto Hospicio em uma cobrança de pênalti. Depois disso, o Sampaio deixou o tempo passar para confirmar a vaga na final da Libertadores.
Saiba Mais
- Com maranhenses em quadra, mata-mata da Libertadores começa nesta quinta-feira (5)
- Maranhense marca três vezes em jogo da Libertadores de beach soccer
- Marceone brilha e ajuda equipe a vencer na Libertadores
- Celeiro de craques, Maranhão terá seis atletas na Libertadores de beach soccer
- Bobô é eleito o melhor goleiro do NEOM Beach Games, na Arábia Saudita
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.