SÃO LUÍS - Depois de uma reviravolta causada pela perda de pontos do Tuntum no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Moto Club e Maranhão Atlético disputaram o jogo de ida das semifinais do Campeonato Maranhense na noite desta terça-feira (23), no Estádio Castelão. Mesmo lidando com o desgaste pela maratona de jogos, o MAC foi premiado por sua postura ofensiva, venceu o Papão do Norte por 1 a 0 e deu um passo importante na luta pela classificação para a decisão do Estadual.
Moto Club e Maranhão Atlético protagonizaram um clássico Maremoto de muita marcação e pouca inspiração no primeiro tempo, mas voltaram para a etapa final com fome de gol. Com maior entrosamento e criatividade, o MAC abriu o placar logo aos três minutos do segundo tempo, em bela jogada individual de Ronald, e ainda criou ótimas chances de ampliar a vantagem, mas viu o goleiro Deijair evitar um prejuízo maior para o Moto.
Com a vitória no primeiro clássico Maremoto da semifinal do Estadual, o Maranhão Atlético joga por um empate ou uma nova vitória na partida de volta para avançar à final do Campeonato Maranhense, enquanto o Moto Club precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ficar com a vaga na decisão. Caso o Papão do Norte vença por um gol de vantagem, a disputa vai para as cobranças de pênaltis. O segundo jogo entre Maranhão e Moto será no dia 8 de maio, a partir das 19h30, em estádio a ser definido pela Federação Maranhense de Futebol (FMF).
Antes de se enfrentarem pela vaga na final do Campeonato Maranhense, Maranhão Atlético e Moto Club terão compromissos pelo Campeonato Brasileiro Série D. Os dois times fazem as suas estreias na Quarta Divisão na tarde deste domingo (28), a partir das 16h: enquanto o Maranhão encara o Fluminense-PI no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, o Moto recebe o Tocantinópolis no Estádio Castelão, em São Luís.
O jogo
O Maranhão Atlético tomou a iniciativa no clássico Maremoto e criou as primeiras oportunidades de gol. Logo aos três minutos, Ronald tentou o desvio de cabeça após cruzamento de Franklin, porém, a bola bateu na zaga do Moto Club e saiu pela linha de fundo. Já aos 12, a defesa rubro-negra não conseguiu afastar completamente uma bola lançada por Vinícius Barata e a sobra ficou com Cavi, que tentou o chute e foi travado pelos marcadores do Papão do Norte.
Depois de segurar a pressão inicial do Maranhão Atlético, o Moto Club conseguiu equilibrar um pouco mais a posse de bola, mas o domínio do Quadricolor teve sequência no Castelão. Aos 14 minutos, Franklin fez um cruzamento na medida para Felipe Cruz, que não conseguiu cabecear com força e perdeu uma ótima chance pelo MAC.
Já na reta final do primeiro tempo, o Maranhão Atlético voltou a encontrar espaços e acumulou chances diante do Moto Club. Ronald, aos 41, arriscou o chute forte, que desviou na defesa rubro-negra e passou bem perto do gol. Já aos 42, Ronald ficou cara a cara com Deijair após passe de Vinícius Barata, conseguiu o chute, entretanto, o goleiro do Moto fez grande defesa. Por fim, aos 43, Cavi tentou a finalização de longe, e quase marcou um belo gol no Castelão.
Maranhão Atlético abre placar e confirma vitória
Com apenas três minutos do segundo tempo, o Maranhão Atlético conseguiu abrir o placar no clássico Maremoto: após contragolpe puxado por Vinicius Barata, Ronald recebeu a bola na entrada da grande área, passou pela marcação do Moto Club, invadiu a área e chutou forte, sem chances para Deijair. Mesmo em vantagem, o MAC não diminuiu o ritmo: Ronald, aos 18, tentou o chute cruzado, e Deijair espalmou pela linha de fundo. Já aos 19, Maicon aproveitou levantamento de André Radija na grande área e cabeceou por cima do gol.
Pressionado, o Moto Club começou a avançar em busca do gol de empate. Aos 22 minutos, Biel Potiguar cobrou falta na grande área, Matheus Carioca desviou de cabeça, e Jean, atento, segurou firme. Pouco depois, aos 23, Biel Potiguar fez o lançamento em profundidade para Paulo Rangel, que bateu na saída de Jean, mas o goleiro do MAC defendeu a finalização do centroavante do Moto. O Maranhão Atlético respondeu logo em seguida, com dois chutes de Felipe Cruz e Vinícius Barata, aos 25 e 26 minutos, que pararam em grandes defesas de Deijair.
Com foco em encaminhar a classificação, o Maranhão Atlético permaneceu no ataque. Aos 38 minutos, Adeilson chutou de longe, Deijair deu rebote, mas conseguiu se recuperar e fazer a defesa antes que Felipe Cruz pudesse mandar a bola para o gol. Pouco depois, aos 42, foi a vez de Ronald tentar o chute da entrada da área, e a bola passou bem perto do canto esquerdo de Deijair. Depois disso, o MAC apenas valorizou a posse de bola e confirmou a vitória no Castelão.
FICHA TÉCNICA
MOTO CLUB: Deijair; Biel Potiguar, Matheus Carioca, Rômulo Ferreira (Guilherme Rocha) e Gustavo Rodrigues (Léo Pinheiro); Richardson, Raílson (Pablo) e Rodriguinho; Ryan (Paulo Rangel), Gersinho (Geovani) e Edson Junior. Treinador: Pedro Iarley
MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés (Jean); Franklin, Maicon, Pedro Gustavo e André Radija; Cavi, Adeilson (Clessione) e Vinícius Barata; Ronald, Alison Araçoiaba (Bedeu) e Felipe Cruz (Capote). Treinador: Zé Augusto
Saiba Mais
- Seleção do Campeonato Maranhense 2024 é dominada por Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa
- Decisão: Ouça o gol de Maranhão 0 x 1 Sampaio
- Sampaio Corrêa vence mais uma vez o Maranhão Atlético e é o campeão maranhense de 2024
- Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa decidem título do Estadual no Castelão
- Com 51 títulos na história do Estadual, Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa se reencontram em final
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.