SÃO LUÍS - O Maranhão Atlético confirmou, na noite desta quarta-feira (8), a classificação para a final do Campeonato Maranhense de 2024. Na partida de volta das semifinais do Estadual, disputada no Estádio Castelão, o Quadricolor até tomou um susto diante do Moto Club, que mostrou valentia após perder o jogo de ida por 1 a 0 e abriu o placar no primeiro tempo, mas teve um excelente desempenho na segunda etapa, buscou o empate por 1 a 1 e está mais forte do que nunca na briga pelo bicampeonato estadual.
Leia também:
Zé Augusto desabafa após classificação do Maranhão Atlético para a final do Estadual
Iarley fala sobre eliminação do Moto Club no Estadual: "Competimos bastante"
Precisando de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para garantir vaga na decisão do Campeonato Maranhense, o Moto Club abriu o placar logo aos nove minutos, em uma finalização certeira do atacante Geovane Itinga, uma das novidades do treinador Pedro Iarley na formação do Papão do Norte. Mesmo no prejuízo, o Maranhão Atlético não se abateu, controlou as investidas do Moto e adotou, durante o segundo tempo, uma postura ofensiva que não demorou a ser premiada: logo aos sete minutos, Ronald recebeu um belo lançamento de Vander e chutou forte para empatar o jogo no Castelão. Depois disso, o MAC perdeu várias chances de decretar a virada no clássico Maremoto, parando em grandes defesas do goleiro rubro-negro Deijair, mas nada que atrapalhasse a festa pela vaga na final.
O Maranhão Atlético decidirá o título do Campeonato Maranhense de 2024 contra o Sampaio Corrêa, que se classificou após duas vitórias sobre o Imperatriz nas semifinais, em duas partidas que serão disputadas no Estádio Castelão, com datas e horários aguardando confirmação por parte da Federação Maranhense de Futebol (FMF). As duas equipes até chegaram a disputar o primeiro jogo da final, que terminou com empate por 3 a 3, mas esse duelo e os dois confrontos da semifinal entre Maranhão e Tuntum, vencida pelo Quadricolor, foram anulados após o Leão dos Cocais sofrer uma punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e o MAC teve que refazer a semifinal contra o Moto Club, classificado após a punição ao time tuntuense.
Após o encontro nas semifinais do Campeonato Maranhense, Moto Club e Maranhão Atlético voltam a se enfrentar na tarde deste domingo (12), a partir das 16h, no Estádio Nhozinho Santos, pela terceira rodada da fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D. A partida terá transmissão ao vivo da rádio Mirante News FM, além da cobertura completa do Imirante Esporte.
O jogo
Mesmo com a vantagem do empate, o Maranhão Atlético tentou pressionar o Moto Club no início do clássico Maremoto no Castelão. Logo aos dois minutos, Felipe Cruz arriscou o chute, que bateu na defesa rubro-negra e passou perto do gol. O susto acordou o Moto, que foi ao campo de ataque e abriu o placar logo aos nove minutos: em jogada rápida no meio-campo, Rômulo Ferreira deu um passe na medida para Geovane Itinga, que dominou na entrada da grande área, fez o giro e chutou forte, acertando o canto esquerdo de Moisés.
Com o Moto Club em vantagem, o Maranhão Atlético avançou as suas linhas em busca do empate. Aos 24 minutos, Franklin serviu Felipe Cruz, que bateu firme e mandou a bola pela linha de fundo. Pouco depois, aos 26, foi a vez de Ronald receber passe de Vinícius Barata e chutar forte para o gol, obrigando Deijair a fazer uma grande defesa.
Na reta final do primeiro tempo, o Moto Club tentou valorizar a posse de bola e esfriar a tentativa de reação do Maranhão Atlético. Com dificuldades para passar pela marcação rubro-negra, o MAC só voltou a finalizar aos 42 minutos: Vander arriscou de longe, e a bola passou perto do gol.
Maranhão Atlético domina segundo tempo, chega ao empate e carimba vaga
No começo do segundo tempo, o Maranhão Atlético foi ao ataque com força total, e o Moto Club teve que se segurar no campo de defesa. Logo aos dois minutos, Ronald fez o cruzamento para Capote, que quase empatou o jogo. O MAC, entretanto, não demorou a deixar tudo igual no Castelão: aos sete minutos, Vander fez o lançamento na grande área, Ronald matou a bola no peito e bateu firme, sem chances para Deijair.
De volta ao placar que precisava para a classificação, o Maranhão Atlético passou a trabalhar pela virada, para não dar maiores chances de reação ao Moto Club. Aos 11 minutos, Vander ficou com a bola após tabela entre Ronald e Felipe Cruz, arriscou o chute e quase fez o segundo do Bode. Já aos 17, Ronald recebeu passe de Felipe Cruz e tentou a finalização, que beliscou a trave e saiu pela linha de fundo.
Com o Moto Club sem forças para pressionar em busca do segundo gol, que levaria a decisão para os pênaltis, o Maranhão Atlético intensificou a pressão. Aos 38 minutos, o goleiro rubro-negro Deijair fez duas defesas espetaculares em chutes de Rafael e Vinícius Barata, dentro da grande área. Aos 42, foi a vez de Franklin tentar a finalização e parar em Deijair. As chances perdidas, entretanto, não fizeram falta ao MAC, que está classificado para mais uma final do Campeonato Maranhense.
FICHA TÉCNICA
MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin (Fernando), Pedro Gustavo, Maicon e André Radija; Cavi, Pedro Guilherme (Capote) e Vander; Ronald, Vinícius Barata e Felipe Cruz (Rafael). Treinador: Zé Augusto
MOTO CLUB: Deijair; Guilherme Rocha, Yago Ramon (Jean), Matheus Carioca e Pablo; Rômulo Ferreira, Matheus Claudino (Raílson) e Rodriguinho (Richardson); Ryan, Edson Junior (Biel Potiguar) e Geovane Itinga (Paulo Rangel). Treinador: Pedro Iarley
Saiba Mais
- Campeonato Maranhense de 2025 tem tabela básica divulgada pela FMF
- Campeonato Maranhense mantém fórmula de disputa para 2025
- Real Codó bate o São Luís e conquista acesso inédito no Campeonato Maranhense
- Seleção do Campeonato Maranhense 2024 é dominada por Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa
- Decisão: Ouça o gol de Maranhão 0 x 1 Sampaio
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.