SÃO LUÍS - O Maranhão Atlético foi derrotado por 2 a 0 pelo Altos na noite desta terça-feira (11), no Estádio Castelão, em partida válida pela oitava rodada da fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D. Mesmo contando com o apoio da torcida quadricolor, o MAC não aproveitou as oportunidades no campo de ataque, viu a equipe piauiense ser efetiva em seus avanços e chegou ao terceiro jogo consecutivo sem vencer na Quarta Divisão.
Precisando da vitória para permanecer na liderança do Grupo 2 da Série D sem precisar de outros resultados, o Maranhão Atlético tentou impor o seu estilo de jogo agressivo diante do Altos no primeiro tempo, porém, o time piauiense se segurou bem e ainda aproveitou um erro da defesa quadricolor para abrir o placar aos 42 minutos, com Claudio Junior. Já na etapa final, o Altos voltou a controlar a pressão do Maranhão e chegou ao segundo gol aos 27 minutos, em finalização de Valber Junior, para frustração da torcida do MAC, que vaiou a equipe após o apito final.
Mesmo perdendo em casa, o Maranhão Atlético ainda está na primeira colocação do Grupo 2 da Série D, com 13 pontos, mas agora terá de torcer por uma derrota do Tocantinópolis e um tropeço do River para permanecer na liderança da chave por mais uma rodada. Já o Altos, que chegou aos 12 pontos, assumiu temporariamente o terceiro lugar do Grupo 2 e aguarda o encerramento da rodada para confirmar sua posição.
O Maranhão Atlético volta a campo pela Série D na noite da próxima terça-feira (18), a partir das 19h, diante do Tocantinópolis, no Estádio Ribeirão. A equipe quadricolor, no entanto, vive a expectativa de disputar a segunda partida da final do Campeonato Maranhense contra o Sampaio Corrêa neste fim de semana, o que depende de uma confirmação por parte da Federação Maranhense de Futebol (FMF). O Altos, por sua vez, encara o Águia de Marabá na tarde deste sábado (15), às 16h, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.
O jogo
O Maranhão Atlético pressionou o Altos no começo de jogo no Castelão. Logo aos três minutos, Ronald encontrou espaço e arriscou o chute, que passou perto do gol. Já aos nove, foi a vez de Vinícius Barata tentar a finalização pelo Quadricolor, porém, a bola saiu pela linha de fundo.
Com maior posse de bola e encarando um Altos focado em explorar os contragolpes, o Maranhão Atlético manteve o ritmo em busca de espaços na defesa da equipe piauiense. Aos 32 minutos, Ronald teve uma boa oportunidade pelo Quadricolor, em chute que passou perto do gol.
Na reta final do primeiro tempo, o Maranhão Atlético desperdiçou mais uma oportunidade: aos 39 minutos, Ronald tentou o passe para Felipe Cruz, que não conseguiu finalizar para o gol. Depois de segurar a pressão do MAC, o Altos surpreendeu aos 39 minutos, com um gol marcado por Claudio Junior, aproveitando sobra de bola em finalização de Matheus Taumaturgo. Ronald, aos 46, ainda teve a chance do empate pelo Quadricolor, mas Careca, atento, fez a defesa pelo Altos.
Com defesa firme e ataque eficiente, Altos confirma vitória
O cenário do jogo não teve muitas mudanças no começo do segundo tempo: enquanto o Maranhão Atlético foi para cima em busca do empate, o Altos esperava o momento certo para chegar ao ataque. Sem muito espaço diante da defesa do time piauiense, o MAC teve uma grande chance aos 14 minutos, com Vander, que arriscou de longe, para fora.
Diante de um Altos fechado, o Maranhão Atlético continuava apostando nos cruzamentos para a grande área e nas jogadas individuais para buscar o empate. Felipe Cruz, aos 19, conseguiu passar pela marcação e tentou o chute, porém, sem sucesso. O Altos respondeu aos 20, com Digão, que recebeu um bom passe, conseguiu a finalização e acertou a trave.
A equipe do Maranhão Atlético teve mais uma chance de deixar tudo igual no Castelão aos 21 minutos, novamente com Felipe Cruz, que girou e bateu no canto, para defesa de Careca. Com paciência e eficiência, o Altos freou qualquer possibilidade de reação do MAC ao marcar o segundo gol aos 27 minutos: após ser lançado na grande área, Valber Junior bateu com categoria e ampliou a vantagem do Jacaré. Já aos 49, Maicon teve a chance de diminuir o prejuízo do MAC após desvio de cabeça na grande área, mas Careca fez uma grande defesa e confirmou a vitória do time piauiense.
FICHA TÉCNICA
MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Matheus Rubens (Dieguin), Luís Fernando, Maicon e André Radija; Vander (Natan), Adeilson (Rafael), Ronald e Vinícius Barata (Pedro Guilherme); Alison Araçoiaba (Capote) e Felipe Cruz. Treinador: Vinicius Saldanha
ALTOS: Careca; Gean, Leandro Amorim, Alberte e Arthurzinho (Lucas Manga); Hudson, Diego Valderrama (Dos Santos), Digão e Claudio Junior (Valber Junior); Rogério (Lucas Gomes) e Matheus Taumaturgo. Treinador: Carlos Rabello
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.