SÃO LUÍS - O sonho do Sampaio Basquete de conquistar o tetracampeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF) está mais vivo do que nunca. Na segunda partida das quartas de final da LBF 2024, disputada na noite desta quarta-feira (19), a Bolívia Querida contou com o apoio da torcida tricolor no Ginásio Costa Rodrigues para voltar a vencer o Sodiê Mesquita, desta vez por 77 a 53, fechar a série "melhor de três" em 2 a 0 e carimbar o passaporte para as semifinais da competição nacional.
O Sampaio Basquete avançou às semifinais da LBF 2024 com uma atuação de altos e baixos diante do Sodiê Mesquita. Depois de um primeiro quarto equilibrado, o Tricolor começou a impor o seu ritmo no segundo quarto e foi para o intervalo com 15 pontos de vantagem sobre a equipe mesquitense. O Sodiê Mesquita ainda esboçou uma reação no decorrer do terceiro quarto, ficando a seis pontos do empate, mas o Sampaio soube frear o ímpeto da equipe visitante e foi dominante no último quarto para confirmar a vitória em casa.
A principal atleta do Sampaio Basquete na segunda vitória consecutiva sobre o Sodiê Mesquita foi a armadora Lays, que saiu do banco de reservas para ser a cestinha tricolor, anotar um duplo-duplo e ser eleita a MVP (jogadora mais valiosa) da partida, com 18 pontos e 11 rebotes em 25 minutos. A ala-armadora Cacá também teve uma atuação de destaque pelo Tricolor, anotando 13 pontos e pegando sete rebotes, enquanto a armadora Alana e as alas Raphaella Monteiro e Luana contribuíram com 11 pontos cada. Pelo lado do Sodiê Mesquita, a ala Thayná Silva fez 11 pontos e pegou nove rebotes.
Classificado, o Sampaio Basquete aguarda o seu adversário nas semifinais da LBF 2024, que sairá do confronto entre Santo André e Unimed Campinas: a equipe campineira venceu o primeiro jogo, mas o time andreense tem a chance de virar a série com duas partidas em casa, já que teve melhor campanha na fase classificatória. O Sampaio, por ter garantido o primeiro lugar na temporada regular, terá o mando de quadra contra qualquer rival nos playoffs da LBF.
O jogo
O Sampaio Basquete tentou abrir uma boa vantagem já no primeiro quarto, porém, sofreu com a marcação do Sodiê Mesquita, que também conseguiu bons rebotes ofensivos e chegou a assumir a liderança do placar. Depois do susto, o Sampaio voltou a se concentrar e jogar coletivamente, vencendo o período por 17 a 11.
No segundo quarto, o ataque do Sampaio Basquete voltou a funcionar em alto nível, com jogadas bem construídas no perímetro e no garrafão, enquanto o Sodiê Mesquita encontrava dificuldades para passar pela marcação tricolor. O Sampaio foi para o intervalo com a vitória parcial de 36 a 21.
Precisando de uma reação urgente, o Sodiê Mesquita teve um excelente início de terceiro quarto, cortando o prejuízo para apenas seis pontos, forçando o técnico Bruno Guidorizzi a pedir tempo técnico pelo Sampaio Basquete. Depois disso, liderado por Lays, a Bolívia Querida recuperou o foco, marcou nove pontos consecutivos e reassumiu o comando do jogo, fechando o quarto com a vitória por 50 a 37.
Já no último quarto, o Sampaio Basquete voltou a anotar nove pontos consecutivos, praticamente encerrando qualquer possibilidade de reação do Sodiê Mesquita. Mesmo com a vitória encaminhada, o Tricolor continuou com um excelente aproveitamento na quadra de ataque, fechando o placar em 77 a 53.
Saiba Mais
- Sampaio Basquete anuncia a contratação da ala-armadora Carol Ribeiro
- Sampaio Basquete contrata a pivô Letícia Josefino para a LBF 2025
- Thayná Silva é o nono reforço do Sampaio Basquete para a temporada 2025
- Presente de natal! Sampaio Basquete anuncia retorno de Tainá Paixão
- Sampaio Basquete confirma retorno de Gabi Guimarães, MVP da última edição da LBF
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.