Série C

Sampaio Corrêa empata com o ABC em jogo emocionante e de lances polêmicos no Castelão

Bolívia Querida luta, mas se complica na batalha contra o rebaixamento em duelo marcado por erros defensivos e de arbitragem.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 12/08/2024 às 22h49
Sampaio Corrêa e ABC se enfrentaram em duelo no Estádio Castelão.
Sampaio Corrêa e ABC se enfrentaram em duelo no Estádio Castelão. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Ameaçados de rebaixamento no Campeonato Brasileiro Série C, Sampaio Corrêa e ABC se enfrentaram na noite desta segunda-feira (12), no Estádio Castelão, pela 17ª e antepenúltima rodada da competição nacional. Contando com o apoio da torcida tricolor e precisando de um bom resultado para respirar na luta contra a degola, a Bolívia Querida teve uma atuação de muita garra, mas sofreu com falhas graves de seu setor defensivo e cedeu o empate por 2 a 2 diante do Alvinegro Potiguar, em partida marcada por muita emoção e lances polêmicos.

O Sampaio Corrêa foi dominante desde o começo da partida no Castelão, mas o ABC se mostrou um adversário duro no primeiro tempo: além de contar com uma atuação inspirada do goleiro Pedro Paulo, o Alvinegro Potiguar ainda abriu o placar aos 38 minutos, com Matheus Rocha, que aproveitou falha do lateral tricolor Rafael Luiz após lançamento longo, driblou Rafael Mariano e mandou a bola para o gol. No segundo tempo, o Sampaio manteve o ritmo no campo de ataque e buscou a virada em pouco mais de 10 minutos, com gols de Nadson, após cruzamento na medida de João Felipe, e Bruno Baio, que acertou um belo chute no canto esquerdo. A euforia da Bolívia Querida, no entanto, se transformou em frustração aos 27 minutos, com um gol de Jackson em cobrança de pênalti, após Jhonata Varela desviar um cruzamento com a mão dentro da grande área. O Sampaio ainda teve que lidar com a arbitragem ignorando um pênalti aos 56 minutos, após Pimentinha ser derrubado por Lucas Sampaio na área.

Com o empate em casa, o Sampaio Corrêa completa quatro jogos sem vitórias na Série C e se complica na luta contra o rebaixamento. A Bolívia Querida está na 17ª colocação da Terceirona, com 16 pontos, dois a menos que o Caxias, primeira equipe fora do Z4 da competição nacional. Já o ABC, que tem 19 pontos, ocupa a 14ª posição e também continua em situação preocupante para fugir da queda na Série C.

A próxima partida do Sampaio Corrêa na Série C está marcada para a noite deste sábado (17), às 19h30, diante do Ypiranga-RS, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, com transmissão da rádio Mirante News FM e cobertura completa do Imirante Esporte. O ABC, por sua vez, terá mais um confronto direto na luta contra o Z4, desta vez contra o Caxias, em partida que ocorre neste domingo (18), a partir das 16h30, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

O jogo

O Sampaio Corrêa tomou a iniciativa diante do ABC e teve uma grande chance de abrir o placar logo aos cinco minutos: após ser lançado na ponta-direita, Pimentinha cortou para a entrada da grande área e arriscou o chute forte, parando em uma defesa firme de Pedro Paulo. Já aos 12, o Tricolor desperdiçou mais uma excelente oportunidade com Vitinho, que aproveitou cobrança de escanteio, fez o desvio de cabeça e acertou o travessão da equipe potiguar.

Mantendo o ritmo, o Sampaio Corrêa voltou a assustar o ABC aos 22 minutos, com João Felipe recebendo cruzamento de Nadson, cabeceando firme e obrigando Pedro Paulo a fazer uma grande defesa. Depois de muito tempo apenas na defesa, o Alvinegro Potiguar chegou com perigo aos 25 minutos: Wellington Reis fez o cruzamento na grande área, a defesa tricolor não conseguiu afastar e a bola caiu nos pés de Jenison, que chutou de primeira e mandou a bola pela linha de fundo.

Na reta final do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa permaneceu com a pressão no campo de ataque, mas o ABC, além de se defender bem, foi letal no contragolpe. Aos 38 minutos, o goleiro Pedro Paulo fez um lançamento longo para Matheus Rocha, que aproveitou a falha de Rafael Luiz na tentativa de fazer o corte, driblou o goleiro Rafael Mariano e bateu para o gol vazio. O Sampaio ainda teve duas oportunidades para empatar o jogo ainda no primeiro tempo, porém, Pedro Paulo fez defesas espetaculares em chute de Pimentinha, aos 44 minutos, e cabeceio de Vitinho, aos 47.

Sampaio Corrêa consegue virada, cede empate e reclama de pênalti no fim

Mesmo no prejuízo diante do ABC e com a pressão de buscar a vitória em casa, o Sampaio Corrêa não sentiu o peso da responsabilidade e chegou ao empate logo aos três minutos do segundo tempo: Pimentinha puxou o contra-ataque e deu um passe em profundidade para João Felipe, que fez um cruzamento na medida para Nadson cabecear para o fundo do gol. Animado, o Sampaio virou o jogo aos 11 minutos, com o artilheiro Bruno Baio, que tabelou com Nadson na entrada da grande área e chutou firme, acertando o canto esquerdo de Pedro Paulo.

Com a virada do Sampaio Corrêa, o ABC avançou as suas linhas em busca do empate. Aos 19 minutos, Adeilson recebeu o passe na ponta-direita, tentou bater direto para o gol, e Rafael Mariano, atento, espalmou a bola pela linha de fundo. O Alvinegro Potiguar teve sua insistência premiada aos 27 minutos, em um lance polêmico: após cruzamento na grande área, Jhonata Varela ergueu o braço, tocou a bola com a mão e a arbitragem marcou pênalti, que foi convertido pelo atacante Jackson, ex-jogador do Sampaio.

Novamente em uma situação desfavorável no confronto, o Sampaio Corrêa demorou um pouco para assimilar o golpe, mas voltou ao ataque nos instantes finais do segundo tempo. Aos 40 minutos, Gabriel Silva encontrou espaço na entrada da grande área, chutou forte, e Pedro Paulo salvou o ABC mais uma vez com uma grande defesa. A pressão do Sampaio continuou até o último lance, onde mais um lance polêmico foi registrado: aos 56 minutos, Pimentinha invadiu a área, foi derrubado por Lucas Sampaio e a arbitragem não marcou o pênalti, para revolta dos atletas tricolores, que precisaram ser contidos pela segurança da partida após o apito final.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Rafael Mariano; Rafael Luiz (Bruno Baio), Betão, Itambé e Thallyson; Cavi, Jhonata Varela (Renan Gorne) e Nadson (Ferreira); Pimentinha, Vitinho (Roney) e João Felipe (Gabriel Silva). Treinador: Felipe Surian

ABC: Pedro Paulo; Felipe Albuquerque (Matheus Blade), Richardson, Eduardo Thuram e Lucas Sampaio; Daniel, Wellington Reis (Walfrido) e Adeilson; Matheus Rocha, Iago (Emerson Galego) (Wallyson) e Jenison (Jackson). Treinador: Roberto Fonseca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.