SALVADOR - Vencedor do Campeonato Maranhense de 2024 e atual líder da competição, o Sampaio Corrêa encarou o seu primeiro grande desafio da temporada na noite desta quinta-feira (23), diante do Bahia, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Atuando na mesma Arena Fonte Nova onde sagrou-se campeão do Nordestão em 2018, o Tubarão vivia a expectativa de fazer uma boa apresentação contra um dos principais candidatos ao título do torneio regional, mas não cumpriu o seu objetivo: sem conseguir impor seu ritmo de jogo, o Sampaio sofreu com uma atuação de alto nível do Bahia e foi goleado por 4 a 0 em Salvador.
Contando com o apoio da torcida, o Bahia conseguiu controlar as jogadas do Sampaio Corrêa e encaminhou o triunfo ainda no primeiro tempo: Erick abriu o placar aos 13 minutos, e Luciano Rodríguez ampliou a vantagem aos 44. Na segunda etapa, o Esquadrão não quis saber de administrar o placar diante da Bolívia Querida e contou com um gol contra de Alan James, aos 10 minutos, para ficar ainda mais sossegado no jogo. Já aos 28, Erick Pulga fez o quarto gol do Bahia, fechando o placar na Arena Fonte Nova.
A goleada na Arena Fonte Nova coloca o Bahia na liderança do Grupo B já na primeira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O Esquadrão tem três pontos, assim como América-RN, CSA e Náutico, mas leva vantagem sobre os adversários por ter melhor saldo de gols. Já o Sampaio Corrêa, sem pontos e com -4 de saldo de gols, encerra a rodada de abertura do Nordestão na oitava e última posição do Grupo B.
Daqui a duas semanas, Sampaio Corrêa e Bahia voltam a jogar pela Copa do Nordeste. O Sampaio enfrenta o América-RN no dia 4 de fevereiro, a partir das 19h, no Estádio Castelão, com cobertura completa do Imirante Esporte, enquanto o Bahia, no dia 5 de fevereiro, visita a Juazeirense no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.
Antes de pensar novamente no Nordestão, entretanto, o Sampaio Corrêa terá compromissos pelo Campeonato Maranhense. A Bolívia Querida encara o Tuntum na tarde deste domingo (26), às 15h30, no Estádio Rafael Seabra, em duelo que também terá cobertura completa do Imirante Esporte. Também no domingo, mas a partir das 16h, o Bahia recebe o Porto na Arena Fonte Nova, pela quarta rodada do Campeonato Baiano.
O jogo
Mesmo jogando fora de casa, o Sampaio Corrêa tomou a iniciativa e teve a primeira grande chance de gol aos três minutos: após driblar Luciano Juba, Pimentinha arriscou o chute, e Danilo Fernandes segurou firme. O lance despertou o Bahia, que quase abriu o placar aos nove minutos, após Kanu desviar cobrança de escanteio de Biel e a bola passar por todo mundo na pequena área. Aos 13, entretanto, o Esquadrão chegou ao primeiro gol com Erick, que cabeceou firme e balançou as redes após cobrança de escanteio de Ademir.
Em vantagem, o Bahia começou a impor o seu estilo de jogo. Aos 15 minutos, Luciano Rodríguez encontrou espaço, arriscou de longe, e Alan defendeu pelo Sampaio Corrêa. A resposta do Tubarão aconteceu aos 22, com Alan Stence, que finalizou de longe, mas sem levar perigo ao time baiano. Já aos 24, Rodrigo Nestor teve a chance de anotar o segundo gol do Bahia ao aproveitar sobra de bola e soltar um chute forte, mas a bola passou perto do ângulo e saiu pela linha de fundo.
Na reta final do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa avançou suas linhas para tentar o empate e quase marcou aos 39 minutos: após passe de Jô, Thiaguinho finalizou para o gol, e Danilo Fernandes, bem posicionado, fez a defesa pelo Bahia. Depois disso, o Bahia voltou ao ataque e ampliou a vantagem na Arena Fonte Nova aos 44 minutos, com Luciano Rodríguez, que aproveitou grande jogada individual de Ademir e desviou para o gol.
Bahia transforma triunfo em goleada
A boa vantagem construída no primeiro tempo não acomodou o Bahia, que manteve a agressividade no ataque e uma marcação implacável diante do Sampaio Corrêa. Aos 10 minutos, o Esquadrão chegou ao terceiro gol após Ademir cobrar falta na grande área e Alan James marcar contra na tentativa de afastar o perigo. O Sampaio só finalizou aos 18: Jô, em cobrança de falta, tentou surpreender Danilo Fernandes, que se mostrou atento e segurou firme.
Com os três gols de vantagem na Arena Fonte Nova e encarando um Sampaio Corrêa sem maiores forças para reagir diante de uma situação tão adversa, o Bahia valorizou a posse de bola, trabalhou com inteligência e anotou o quarto gol aos 28 minutos: após lançamento de Caio Alexandre, Ademir deu um passe na medida para a finalização precisa de Erick Pulga.
Os instantes finais do segundo tempo em Salvador foram de mera formalidade, principalmente pelo lado do Bahia, que estava satisfeito com o placar. O Sampaio Corrêa lutou para tentar diminuir o prejuízo, mas não deu certo: aos 41 minutos, Dodô aproveitou erro de Santiago Mingo na saída de bola, porém, foi travado no momento da finalização, e o placar se manteve sem alterações até o apito final.
FICHA TÉCNICA
BAHIA: Danilo Fernandes; Kauã Davi, Kanu, Santiago Mingo e Luciano Juba; Erick (Jean Lucas), Caio Alexandre (Cauly) e Rodrigo Nestor (Everton Ribeiro); Ademir (Acevedo), Biel (Erick Pulga) e Luciano Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni
SAMPAIO CORRÊA: Alan; Jô (Ray), Eduardo, Fábio Aguiar e Thiago Rosa; Cavi, Isaías e Alan Stence (Jair); Pimentinha (Dodô), Thiaguinho (Adriano) e Alan James (Bruno Matos). Técnico: Felipe Surian
Saiba Mais
- Moto Club é prejudicado pela arbitragem e perde para o Fortaleza na Copa do Nordeste
- Confira como foram as estreias de Moto Club e Sampaio Corrêa na fase de grupos da Copa do Nordeste
- Bahia x Sampaio Corrêa: prováveis escalações, arbitragem e onde assistir
- Fortaleza x Moto Club: prováveis escalações, arbitragem e onde assistir
- CBF divulga tabela de jogos de Sampaio Corrêa e Moto Club na fase de grupos da Copa do Nordeste
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.